Tabela "A partilha do Mundo Entre as Grandes Potências"
Plano de Aula
Plano de aula: A expansão capitalista e o imperialismo europeu no século XIX
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Crises do capitalismo
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa dos textos indicados; Folha em branco; Data Show (se houver); Pincel ou giz para escrever no quadro.
Material complementar:
Tabela “A partilha do mundo entre as grandes potências”.
Presente no livro “imperialismo, etapa superior do capitalismo” de Vladimir Lenin, disponível no endereço eletrônico.
Fragmentos da obra “Imperialismo, etapa superior do capitalismo”.
Obra escrita em 1917 pelo revolucionário Russo Vladimir Lenin, utilizando-se da teoria marxista.
Trechos do texto “Primeira crise capitalista” de Leandro Carvalho. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v5NDA5ddMTHTEe7SzHQeByDe3PVuY24VNPxFYZU6MmRXKnrMTYCDqdWjqFnu/his9-10und01-primeira-crise-capitalista.pdf
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre a relação entre imperialismo europeu e a expansão capitalista no século XIX, consulte:
- HOBSBAWM, Eric. A era dos Impérios. In:___. A Era dos Impérios (1875-1914). 13ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. p. 97-138.
- HOBSBAWM, Eric. Industrialização - a segunda fase (1840-1895). In:___. Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. 5ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 101-123.
- HUBERMAN, Leo. Eu anexaria os planetas, se pudesse. In:___. História da Riqueza do Homem. 21ª. Rio de Janeiro: LTC, 1959. p. 213-234.
- MORAES, Luís Edmundo. Tempos de concorrência - os Estados europeus e o imperialismo. In:___. História Contemporânea - da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Contexto, 2017. p. 125-150.
- PARADA, Maurício. A construção dos impérios coloniais. In:___. Formação do mundo contemporâneo - o século estilhaçado. Petropólis: Vozes, 2014. p. 35-45.
Para saber mais sobre o imperialismo na perspectiva de Lenin, consulte:
- HUNT, E.K.; SHERMAN, Howard J. imperialismo e socialismo revolucionário. In:___. História do Pensamento Econômico. 23ª ed. Petropólis: Vozes, 2005. p. 149-162.
- imperialismo. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/imperialismo.htm. Acessado em 30 nov. 2018.
- A expansão do capitalismo europeu. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-expansao-capitalismo-europeu.htm Acessado em 30 nov. 2018.
Para conhecer mais sobre os conceitos de imperialismo e Capitalismo, acesse:
- SILVA, Vanderlei Kalina; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. Disponível em https://efabiopablo.files.wordpress.com/2013/04/dicionc3a1rio-de-conceitos-histc3b3ricos.pdf Acessado em 28 out. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção nesse momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender ao final desta. No entanto, não antecipe nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria. Seja apenas um mediador dessa construção.
O objetivo central da aula é que os alunos possam estabelecer uma relação de análise entre a expansão capitalista ocorrida no século XIX, liderada pelos países europeus, especialmente a Grã-Bretanha, e que gerou um acúmulo de capitais e bens de consumo no desenrolar da segunda fase da Revolução Industrial, e a consequente conquista de territórios por essas potências europeias. Esse processo é conhecido como imperialismo, para os mais diversos fins, desde expansão do mercado de consumo, passando pela exploração de matérias-primas e a missão civilizatória dos povos “inferiores” (colonizados) pelos povos colonizadores, até a construção de Impérios territoriais que representassem força política, militar e econômica.
Nesse sentido, coloque-se como um intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo qualquer relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediando a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários, para que os alunos consigam refletir criticamente a partir das fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto (consciência histórica), analisando se há e qual é a relação entre a expansão capitalista e o imperialismo europeu no século XIX.
Uma importante ressalva a se fazer é que a temática da presente aula é complexa e um desafio para se trabalhar com alunos do 9º do Ensino Fundamental, e, portanto, por mais que não possa intervir de forma direta na construção do conhecimento, auxilie os alunos quando solicitado de forma a ajudá-los no cumprimento do objetivo da aula.
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