Plano de Aula

Plano de aula: As consequências do imperialismo europeu na África

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Crises do capitalismo

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa dos textos indicados, folha em branco, data show (se houver), pincel ou giz para escrever no quadro.

Material complementar:

Fotografias de missionários no Congo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvaFt6QGeNJ3jtXVDYB7EkkthdUCpp4dU9MhBVrCq9A4JmSYYSu2dPZZjTXR/his9-10und02-fotografias-de-missionarios-no-congo.pdf

Arquivo presente no livro História contemporânea - da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial, de Luís Edmundo Moraes.

Trechos das memórias de Carl Peter

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W6cfcYVnEHCHAvDTsHXha72Afux6rgHEn55wraA3BnpzmkEYGWNTuMhgu5TC/his9-10und02-memorias-de-carl-peter.pdf

Arquivo presente no livro História contemporânea - da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial, de Luís Edmundo Moraes.

Carta do coronel George Williams ao rei Leopoldo II do Congo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WBFfDkZRfgjt3VbRpPP8KDAPRyPNSzyP5DbnJwM9X34xADAfMUM9aGSYSFkk/carta-do-coronel-george-williams-ao-rei-leopoldo-ii-do-congo.pdf

Arquivo presente no livro Adelaide Cromwell Hill e Martin Kilson, eds. Apropos da África: sentimentos dos líderes negros americanos na África dos anos de 1800 a 1950 (Londres: Frank Cass and Company Limited, 1969).

Para você saber mais:

Para conhecer mais sobre a relação entre Imperialismo europeu e a partilha da África, consulte:

- BOAHEN, Albert Adu. (Ed.). África sob dominação colonial (1880-1935). In:___. História geral da África - África sob dominação colonial (1880-1935).
V. VII. 2. ed. Brasília: Unesco, 2010.

- HERNANDEZ, Leila Leite. O “Novo Imperialismo” e a perspectiva africana da partilha. In:___. A África na sala de aula - visita à História contemporânea. 4ª ed. São Paulo: Selo Negro, 2008. p. 71-90.

- HOBSBAWM, Eric. A era dos Impérios. In:___. A era dos impérios (1875-1914). 13ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. p. 97-138.

- MORAES, Luís Edmundo. Tempos de concorrência - os Estados europeus e o imperialismo. In:___. História contemporânea - da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Contexto, 2017. p. 125-150.

- PARADA, Maurício. A construção dos impérios coloniais. In:___. Formação do mundo contemporâneo - o século estilhaçado. Petropólis: Vozes, 2014. p. 35-45.

Para conhecer mais sobre o conceito de imperialismo, acesse:

- SILVA, Vanderlei Kalina; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. Disponível em https://efabiopablo.files.wordpress.com/2013/04/dicionc3a1rio-de-conceitos-histc3b3ricos.pdf. Acesso em: 28 out. 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no final desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas
um mediador desta construção.

O objetivo central da aula é que os alunos possam identificar a violência utilizada pelos países imperialistas europeus no processo de partilha da África, realizada no decorrer da segunda metade do século XIX. Os alunos devem compreender as formas violentas pelas quais se deu a partilha do continente africano entre os países europeus, de maneira a identificar as consequências sofridas pelos povos africanos com base na experiência de colonização imperialista sofrida em seu território.

Neste sentido, o professor deve se colocar como intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto (consciência histórica), de modo que consigam estabelecer a relação entre a partilha da África pelos países imperialistas europeus e as consequências impostas a estes com base nesta divisão. Tendo feito isso o objetivo da aula estará cumprido.

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