A rebelião e a revolução socialista são a saída
Plano de Aula
Plano de aula: Os “socialismos”
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Russa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados, folha em branco, data show (se houver), pincel ou giz para escrever no quadro.
Material complementar:
“A rebelião e a revolução socialista são a saída”
Arquivo publicado no jornal O Globo, extraído do twitter de Dayse Oliveira, candidata do PSTU ao governo do Rio de Janeiro.
“Fala de Eduardo Bolsonaro”
Arquivo publicado no jornal O Estado de Minas em 1º de dezembro de 2018.
“O socialismo utópico” - Grupo 1
Arquivo (texto) presente no site da Politize e escrito por Isabela Souza.
“O socialismo científico” - Grupo 2
Arquivo (texto) presente no site da Politize e escrito por Isabela Souza.
“O socialismo real” - Grupo 3
Arquivo (texto) presente no site da Politize e escrito por Isabela Souza.
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre socialismo e marxismo, consulte:
- BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. p. 339-342.
- FERNANDES, Florestan. Da guerrilha ao socialismo - A Revolução Cubana. 3ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
- HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo - Marx e o marxismo (1840-2011). São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
- HOBSBAWM, Eric. Introdução ao Manifesto Comunista. In:___. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 380-400.
- HUBERMAN, Leo. Trabalhadores de todos os países, Uni-vos. In: ___. História da riqueza do homem. 21ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986. p. 194-212.
- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Saraiva de Bolso, 2011.
- OLIVEIRA DE, Márcia Gardênia; QUINTANEIRO, Tânia. Karl Marx. In: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA DE, Maria Ligia; OLIVEIRA DE, Márcia Gardênia.
Um toque de clássicos - Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017. p. 27-65.
Para Conhecer mais sobre a Revolução Russa de 1917, consulte:
- HOBSBAWM. Eric. A revolução mundial. In:___. A era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 61-89.
- FITZPATRICK, Sheila. A Revolução Russa. São Paulo: Todavia, 2017.
- GOMES, Cristiana. Revolução Russa. Disponível em <https://www.infoescola.com/historia/revolucao-russa/>. Acesso em: 11 jan. 2019.
- PARADA, Maurício. A revolução na Rússia. In:___. Formação do mundo contemporâneo. Petropólis: Vozes, 2014. p. 79-97.
- REIS, Daniel Aarão. A revolução que mudou o mundo - Rússia, 1917. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
- REIS, Daniel Aarão. As revoluções russas e o socialismo soviético. São Paulo: UNESP, 2004.
- TRAGTENBERG, Maurício. A Revolução Russa. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2007.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no final desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.
O objetivo central da aula é que os alunos possam conhecer e identificar os diferentes tipos de socialismo, pautando-se pelo conhecimento do que seja o conceito de socialismo utópico, científico e real, com base na experiência soviética de implementação do socialismo na Revolução Russa de 1917. Desta maneira pretende-se combater perspectivas do senso comum, mostrando a complexidade conceitual do termo e fenomeno socialista, que possui acima de tudo uma historicidade.
Neste sentido, o professor deve se colocar como uma intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários, para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto (consciência histórica), levando em conta toda a complexidade do que será estudado.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento é hora de estimular o protagonismo do aluno. Sendo assim o professor não deve discorrer sobre o assunto e sim mediar a reflexão do mesmo com os alunos, visto que estes devem estar no centro do processo de aprendizagem, exercendo seu protagonismo e sua atitude historiadora.
Para tanto, separe a turma em três grandes grupos (Grupos 1, 2 e 3), de forma que possam se ajudar mutuamente no cada grupo em que estiverem localizados, orientando-os para que sempre busquem o diálogo, o compartilhamento e a construção conjunta do conhecimento, respeitando a divergência de opiniões que possa existir.
Com os grupos formados, projete a presente imagem do slide no data show, ou entregue-a imprensa para os grupos, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BeaTHwnr8b9Jd7tDTEj7mTUcQ8NkYYKcvAsM3vNueeZNUmWB4xup7jXmHgqe/his9-11und02-a-rebeliao-e-a-revolucao-socialista-sao-a-saida.pdf
Arquivo publicado no jornal O Globo, extraído do twitter de Dayse Oliveira, candidata do PSTU ao governo do Rio de Janeiro.
Peça aos alunos que reflitam sobre o que esta imagem procura retratar, e que anotem em uma folha, uma breve resposta, possível e coletiva sobre o que a esta busca mostrar.
Informe a eles que a referida candidata pertence ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados - PSTU, e que, portanto, possui ideias de implantação do socialismo no Brasil.
Espera-se que os alunos consigam enxergar que há grupos que buscam a implementação do socialismo no Brasil, restando saber se isso seria possível e como seria feito, situação que será questionada no segundo momento desta etapa da aula, no próximo slide.
Esta fase da aula será dividida em duas etapas, sendo a primeira a análise da imagem com duração de 7 minutos e a segunda com a resposta aos questionamentos realizados no próximo slide, com duração de 8 minutos. É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da
atividade é de 15 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.
Para você saber mais:
Rebelião: Processo político e às vezes militar no qual um grupo de indivíduos decide não mais acatar as ordens de uma autoridade ou poder constituído. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) tem como um de seus fundamentos de ação para a implantação do socialismo, rebelar-se contra o poder instituído.
Revolução: O conceito de revolução é múltiplo e muitos são os autores que o trabalham. Normalmente é utilizado para caracterizar a ruptura com uma ordem anterior e o estabelecimento de uma nova ordem. No contexto empregado pela candidata, representa a revolução socialista pregada por Marx e Engels, ou seja, seria a tomada do poder pelos trabalhadores para a implantação do socialismo, rompendo assim com o sistema vigente.
Contextualização
Orientações: A presente notícia visa contrastar com o tuíte anterior, de forma que, quando forem analisados os tipos de socialismo, os alunos possam perceber a fragilidade da afirmação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, de que o Brasil nunca mais será um país socialista, chegando a afirmar que estamos mudando de um governo socialista para um liberal.
Neste sentido, é preciso questionar os alunos após o estudo dos tipos de socialismo: Algum dia fomos ou já tivemos próximos de ser um país socialista? Certamente perceberão a fragilidade da fala do deputado, e a presença de um componente ideológico anticomunista muito forte.
Contextualização
Orientações: Nesta segunda fase da etapa da Contextualização os alunos devem refletir e elaborar respostas acerca do questionamento realizado no presente slide, que pode ser projetado no data show; escrito no quadro ou entregue impresso para os grupos.
Solicite aos alunos que, com base no conhecimento que possuem, bem como na reflexão realizada pela interpretação da imagem anterior com a fala da candidata do PSTU e do deputado Eduardo Bolsonaro, eles possam pensar se seria possível a implantação do socialismo no Brasil e de que forma isso ocorreria; e ainda se algum dia o Brasil já foi ou não um país socialista.
Espera-se, portanto, que os alunos consigam, com base nas reflexões realizadas e na análise da realidade brasileira, responder se há a possibilidade de implementação do socialismo em nosso país e de que forma seria feita. Neste sentido, o uso da imagem da candidata do PSTU é fundamental, para que eles possam compreender que a fala dela é um desejo específico do grupo político ao qual ela pertence, e que dificilmente quando se fala que o Brasil irá virar um país socialista, em primeiro lugar é preciso definir qual o tipo de socialismo que estamos falando, situação que será discutida na etapa da Problematização.
Além disso, espera-se também que os alunos percebam que a fala do deputado Eduardo Bolsonaro, do PSL, representa a construção de uma imagem negativa sobre o socialismo que deriva do pensamento do grupo político ao qual o parlamentar pertence.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Permaneça com os grupos formados.
Entregue para cada um dos grupos os seguintes textos:
Grupo 1: “O socialismo utópico” - Isabela Souza
Grupo 2: “O socialismo científico” - Isabela Souza
Grupo 3: “O socialismo real na União Soviética” - Isabela Souza
Todos os textos estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos, respectivamente
Arquivos (texto) presentes no site da Politize e escrito por Isabela Souza.
É importante pontuar que os textos escritos por Isabela Souza estão presentes em uma plataforma digital que tem como seu principal objetivo a educação política, e, portanto, são escritos da forma mais didática e objetiva possível.
O professor deve pedir aos alunos que realizem uma leitura atenta do fragmento do texto (documento). Caso necessário o professor pode ser consultado para esclarecer alguma dúvida sobre o documento, especialmente sobre conceitos ou palavras que os alunos não compreendam.
Solicite aos alunos que, durante a leitura e análise do documento, tenham em mente o questionamento presente no slide, que pode ser projetado no
data show; escrito no quadro ou entregue impresso para os grupos. Peça que refletindo sobre a questão e a imagem, os grupos anotem em uma folha,
uma breve resposta, possível e coletiva sobre o referido questionamento.
O professor deve deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 18 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.
Essa etapa da aula tem como objetivo apresentar aos grupos os tipos de socialismo definidos teoricamente a partir da Revolução Russa de 1917, de forma que eles compreendam que não existe apenas um tipo de socialismo, mas vários, tratando-se, portanto, de um fenômeno complexo e que possui múltiplas variações, não podendo ser definido a partir de uma perspectiva e sob preconceitos formados com base no senso comum.
Espera-se que os grupos consigam, com base na leitura do seu texto, definir as características do tipo de socialismo que é abordado e desta forma compreender a pluralidade do conceito de socialismo. Além disso, é necessário que eles consigam realizar a relação entre o tipo de socialismo estudado e a fala da candidata, de modo a responder se é possível implementar ou não aquele socialismo no Brasil. Realizado isto, o objetivo desta etapa da aula estará alcançado.
É importante que o professor reafirme aos grupos a necessidade de anotar em uma folha uma resposta sintética a pergunta feita no slide, de forma a auxiliar o cumprimento da última etapa desta aula.
Para você saber mais:
É importante pontuar que, tanto o “socialismo utópico” como o “socialismo real” possuem um sentido pejorativo, o primeiro vindo dos próprios marxistas, rejeitando as propostas anteriores, e o segundo dos capitalistas, denunciando que o socialismo real é algo que fica muito aquém das suas promessas, e mesmo trai boa parte destas promessas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Esta é a última etapa da aula, e o momento de compartilhamento de tudo o que foi aprendido na Contextualização e Problematização. Desfaça os grupos, escolhendo voluntária ou obrigatoriamente de um a dois componentes de cada um dos grupos para que possam explanar para a turma qual o tipo de socialismo o grupo estudou e se seria possível sua implementação no Brasil.
A instrução, que está presente no slide, pode ser projetada no data show; escrita no quadro ou entregue impressa para os grupos, de forma a melhor orientá-los.
É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo total de realização desta etapa da aula tem duração de 15 minutos, sendo que cada um dos representantes dos grupos terá até 5 minutos para fazer sua explanação conforme solicitado.
Os representantes, se necessário, podem utilizar os materiais de anotação produzidos nas outras etapas da aula, ou seja, as respostas das etapas de Contextualização e Problematização feitas com base na análise do documento utilizado naquela fase da aula.
Espera-se que alunos compreendam que existe mais de um tipo de socialismo e, quando se utiliza este conceito, é preciso conhecer sua definição e contextualizar em que sentido se está colocando, a fim de que o mesmo não seja banalizado. Compreender principalmente, a diferença entre o socialismo utópico, científico e o real, de forma a desmistificar por meio do conhecimento histórico do conceito muitos discursos equivocados sobre esta ideologia.
A Sistematização, portanto, deve ser o momento de aferir se o objetivo inicial da aula foi atingido, de forma que os alunos aos final desta, possam identificar os tipos de socialismo existentes, com base em suas diversas experiências teóricas que se veem implementadas no socialismo real soviético com a Revolução Russa de 1917, sendo desta forma um conceito complexo e que deve ser localizado historicamente.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Nesta aula, a proposta é que a turma seja dividida em três grandes grupos que irão se auxiliar mutuamente na análise das fontes. No Google Sala de Aula, é possível criar atividades diferentes e destiná-las aos alunos escolhidos de maneira bastante simples, ou enviar os materiais e questionamentos por e-mail, Whatsapp, Facebook, entre outros.
Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicar. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Por escrito, encaminhe o objetivo da aula, os dois documentos com as capturas (ou prints) das duas reportagens e alguns questionamentos.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletir:
- O que as duas imagens têm em comum?
(As duas são reportagens, os dois falam de política, os dois falam de socialismo)
- O que as duas imagens têm de diferente?
(Enquanto Dayse Oliveira afirma que é preciso que haja rebelião e uma revolução socialista no Brasil, Eduardo Bolsonaro afirma que o Brasil já foi, em algum momento, um país socialista).
Questões para responder:
- É viável a implementação do socialismo no Brasil? De que forma?
- Há fundamento teórico ou prático sobre o que diz a candidata?
- Alguma vez o Brasil já foi socialista conforme apontado pelo deputado?
Dê um tempo para que os grupos possam refletir e responder. Eles podem enviar as respostas no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo, ou pelo Google Sala de Aula.
Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise das manchetes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.
Problematização
Nesta etapa da aula, a proposta é que cada grupo receba uma fonte diferente, de forma que um grupo fique com o socialismo utópico, um grupo com o socialismo científico e outro com o socialismo real da União Soviética.
Encaminhe os textos e alguns questionamentos.
Questões para refletir:
Socialismo Utópico
- Pesquise e responda: O que significa utopia?
(Se preferir, você pode enviar a definição do termo de acordo com o Dicionário Priberam (disponível aqui).
- Por que este socialismo é chamado de utópico?
- Por que Marx criticou o socialismo utópico?
- O que pensava o Conde de Saint-Simon a respeito:
a) Da propriedade privada;
b) Do sistema capitalista;
c) Das revoluções;
d) Da interferência do Estado na economia.
Socialismo Científico
- Por que este socialismo é chamado de científico?
- Por que o socialismo científico é também chamado de marxismo?
- O que é a luta de classes, segundo Marx e Engels?
- De acordo com o texto, quais são as classes que lutam no sistema capitalista? Por que elas lutam entre si?
- Qual a diferença entre o socialismo e o comunismo, segundo o texto?
- O que propõe o socialismo científico a respeito:
a) Dos meios de produção;
b) Da propriedade privada;
c) Das classes sociais;
d) Da interferência do Estado na economia.
Socialismo real da URSS
- De que forma o regime socialista foi estabelecido da Rússia?
- O que foi a União soviética?
- Quais eram os ideais de Lênin? Esses ideais foram mantidos após o fim da guerra civil?
- De que maneira Stalin tratou a economia da URSS?
- Por que o socialismo adotado na URSS é chamado de socialismo real?
Questão para responder:
Socialismo utópico
- Quais as principais características do socialismo utópico?
- Como a fala da candidata, analisada anteriormente, pode se relacionar com o socialismo utópico?
Socialismo Científico
- Quais as principais características do socialismo científico?
- Como a fala da candidata, analisada anteriormente, pode se relacionar com o socialismo científico?
Socialismo real da URSS
- Quais as principais características do socialismo real da URSS?
- Como a fala da candidata, analisada anteriormente, pode se relacionar com o socialismo real da União Soviética?
Estabeleça um prazo para que os grupos possam refletir e responder aos questionamentos. Eles podem enviar as respostas no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, e-mail ou pelo Google Sala de Aula.
Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que os alunos apresentem e expliquem as características do socialismo que estudaram para o restante da turma. Eles podem escrever textos, gravar áudios ou vídeos explicando o tipo de socialismo que estudaram e se acham que seria possível implantá-lo no Brasil.
Outra alternativa para esse momento é marcar uma aula síncrona, para que os alunos possam compartilhar as concepções com você e os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
O livro “O Germinal”, romance histórico de Émile Zola, que aborda temas como socialismo e anarquismo está disponível para download no site da Biblioteca Pública Independente, no endereço (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Guilherme Gonzaga Bento
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Totalitarismos e conflitos mundiais.
Objeto(s) de conhecimento: O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial. A Questão da Palestina. A Revolução Russa. A crise capitalista de 1929.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI11 Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
Palavras-chave: Revolução Russa, Socialismo, 1917.