Plano de Aula

Plano de aula: Os efeitos da crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo alemão

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Crise de 1929

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados; folha em branco; data show (se houver); pincel ou giz para escrever no quadro.

Material complementar:

República de Weimar e a ascensão do nazismo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7A7YyDYS68ycra2XB5H2pqv6VaqfADP8WFqkDCgjZmWsnyz8NRJz4BbY2vFE/his9-12und02-republica-de-weimar-e-a-ascensao-do-nazismo.pdf

Arquivo presente no site Brasil escola e escrito por Tales Fernando Pinto.

A crise no mundo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TwFn5gaXtsQBuDBSyyQZtEt4qrD3PGcDRjuedaE6XYETCmptVwcbTDWKamS3/his9-12und02-a-crise-no-mundo.pdf

Arquivo presente em http://educacao.globo.com/historia/assunto/mundo-em-tempos-de-guerra/crise-de-1929.html

Linha do tempo (Modelo/Gabarito)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPVZC4vKzb3w9626QbZrcqVtwcv6W3AbW8NNTunZmGhp3UuXwGDnzRuWzBBc/linha-do-tempo-gabarito-his9-12und02.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer mais sobre a Crise de 1929, consulte:

- HOBSBAWM, Eric. Rumo ao abismo econômico. In:___. Era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
p. 90-112.

- SANT’ANNA, Ivan. 1929 Quebra da Bolsa de Nova York: a história real dos que viveram um dos eventos mais impactantes do mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

- SILVA, Daniel Neves. Crise de 1929. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise29.htm>. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.

Para conhecer mais sobre a República de Weimar, consulte:

- GAY, Peter. A cultura de Weimar. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

- LOUREIRO, Isabel. A revolução alemã (1918-1923). São Paulo: Unesp, 2005.

- RICHARD, Lionel. A República de Weimar (1919-1933). São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

- KLEIN, Claude. Weimar. São Paulo: Perspectiva, 1995.

Para conhecer mais sobre a ascensão do nazismo, consulte:

- LENHARO, Alcir. Nazismo - o triunfo da vontade. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2006.

- PARADA, Maurício. A ascensão dos fascismos. In:___. Formação do mundo contemporâneo - o século estilhaçado. Petropólis: Vozes; Rio de Janeiro: PUC, 2014. p. 115-140.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no fim desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.

O objetivo central da aula é que os alunos possam compreender a relação entre os efeitos (consequências) da grande crise econômica de 1929

e seus desdobramentos na denominada República de Weimar, o que levou à ascensão de Hitler e do Partido Nazista Alemão, e iniciaria o período totalitário na Alemanha conhecido como III Reich, desencadeando posteriormente a Segunda Guerra Mundial.

Neste sentido, o professor deve se colocar como um intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto, de modo que consigam estabelecer a relação entre os efeitos causados pela crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo e de Hitler na Alemanha.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO