República de Weimar e a ascensão do nazismo
Plano de Aula
Plano de aula: Os efeitos da crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo alemão
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Crise de 1929
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados; folha em branco; data show (se houver); pincel ou giz para escrever no quadro.
Material complementar:
República de Weimar e a ascensão do nazismo
Arquivo presente no site Brasil escola e escrito por Tales Fernando Pinto.
A crise no mundo
Arquivo presente em http://educacao.globo.com/historia/assunto/mundo-em-tempos-de-guerra/crise-de-1929.html
Linha do tempo (Modelo/Gabarito)
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre a Crise de 1929, consulte:
- HOBSBAWM, Eric. Rumo ao abismo econômico. In:___. Era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
p. 90-112.
- SANT’ANNA, Ivan. 1929 Quebra da Bolsa de Nova York: a história real dos que viveram um dos eventos mais impactantes do mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
- SILVA, Daniel Neves. Crise de 1929. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise29.htm>. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
Para conhecer mais sobre a República de Weimar, consulte:
- GAY, Peter. A cultura de Weimar. São Paulo: Paz e Terra, 1978.
- LOUREIRO, Isabel. A revolução alemã (1918-1923). São Paulo: Unesp, 2005.
- RICHARD, Lionel. A República de Weimar (1919-1933). São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
- KLEIN, Claude. Weimar. São Paulo: Perspectiva, 1995.
Para conhecer mais sobre a ascensão do nazismo, consulte:
- LENHARO, Alcir. Nazismo - o triunfo da vontade. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2006.
- PARADA, Maurício. A ascensão dos fascismos. In:___. Formação do mundo contemporâneo - o século estilhaçado. Petropólis: Vozes; Rio de Janeiro: PUC, 2014. p. 115-140.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no fim desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.
O objetivo central da aula é que os alunos possam compreender a relação entre os efeitos (consequências) da grande crise econômica de 1929
e seus desdobramentos na denominada República de Weimar, o que levou à ascensão de Hitler e do Partido Nazista Alemão, e iniciaria o período totalitário na Alemanha conhecido como III Reich, desencadeando posteriormente a Segunda Guerra Mundial.
Neste sentido, o professor deve se colocar como um intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto, de modo que consigam estabelecer a relação entre os efeitos causados pela crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo e de Hitler na Alemanha.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento é hora de estimular o protagonismo dos alunos. Sendo assim o professor não deve discorrer sobre o assunto e sim mediar a reflexão do mesmo com os alunos, visto que estes devem estar no centro do processo de aprendizagem, exercendo seu protagonismo e sua atitude historiadora.
Para tanto, separe a turma em grupos de cinco alunos, de forma que possam se ajudar mutuamente no grupo em que estiverem localizados, orientando-os para que sempre busquem o diálogo, o compartilhamento e a construção conjunta do conhecimento, respeitando a divergência de opiniões que possa existir.
O professor deve entregar impresso aos grupos e/ou projetar no data show o texto “República de Weimar e a ascensão do nazismo”, de Tales Fernando Pinto, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7A7YyDYS68ycra2XB5H2pqv6VaqfADP8WFqkDCgjZmWsnyz8NRJz4BbY2vFE/his9-12und02-republica-de-weimar-e-a-ascensao-do-nazismo.pdf
arquivo presente no site Brasil Escola.
Posteriormente à entrega do material, o professor deve projetar o presente slide; escrever o questionamento nele contido no quadro ou entregar uma folha com a pergunta aos alunos, solicitando que durante a análise da imagem e do texto reflitam acerca da pergunta realizada, e anotem em uma folha em branco, uma resposta sintética a esta pergunta, conforme a interpretação do texto bem como do conhecimento prévio que possuem sobre o assunto.
O professor deve deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 15 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.
Neste momento da aula, espera-se que os alunos consigam compreender o que foi o período da História Alemã conhecido como República de Weimar, que compreende o momento posterior ao fim da Primeira Guerra Mundial e vai até a ascensão do Partido Nazista alemão e da chegada de Hitler ao poder. Período, portanto, de grande turbulência econômica, social e política, onde os alemães enfrentam na denominada terceira fase da República de Weimar
os efeitos causados pela grande crise econômica de 1929, o que abriria caminho para a chegada dos nazista ao poder e o consequente início do III Reich alemão.
O objetivo desta etapa da aula, portanto, é que os grupos definam o que foi a República de Weimar, assimilando principalmente as características e os acontecimentos da terceira fase deste importante período histórico, percebendo como a Alemanha sofre com as consequências causadas pela grande depressão de 1929 que se iniciou nos Estados Unidos e atingiu o restante do mundo, dando novos rumos à História da Europa e especialmente da Alemanha para sempre. Feito isso o objetivo desta etapa da aula estará cumprido.
Para você saber mais:
A República de Weimar e a ascensão do nazismo alemão
Após 1920 a Alemanha vivenciou uma profunda crise social e econômica, oriunda dos impactos sofridos durante a 1º Guerra Mundial e as consequências impostas pelo Tratado de Versalhes. Foi instituído neste período a República de Weimar, governo constitucional que durou de 1918 a 1933, e era formado por uma coalizão de socialistas, católicos e socialdemocratas, sendo regido por uma Constituição progressista que previa inúmeros direitos. Durante este período houve uma intensa onda de insatisfação social em virtude da grave crise econômica enfrentada pela Alemanha. Foi fundado o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nazi), com forte apelo nacionalista, e se contrapunha aos comunistas. Em 1923 houve tentativa de golpe frustrada, o que levaria Hitler para a prisão, onde este escreveria sua obra Mein Kampf (Minha luta), desenvolvendo os fundamentos do nazismo, como:
a - Existência da raça ariana.
b - Nacionalismo exacerbado.
c - Totalitarismo.
d – Anticomunismo.
e - Princípio do espaço vital.
O agravamento da situação econômica com a crise de 1929 e a fragilização das instituições políticas da República de Weimar fizeram com que nas eleições de 1932 o Partido Nacional Socialista conquistasse a maioria parlamentar. Em 1933 Hitler se torna chanceler e instala uma ditadura totalitária na Alemanha, eliminando as oposições partidárias, da imprensa, de sindicatos, e suspendendo diversos direitos políticos e sociais. Cria a Gestapo (polícia secreta do Estado) e a SS Seções de Segurança (polícia política do partido).
(Texto elaborado pelo autor do plano)
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Mantenha os grupos formados e entregue cópia de trechos do texto “A crise no mundo”, disponível no endereço eletrônico
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TwFn5gaXtsQBuDBSyyQZtEt4qrD3PGcDRjuedaE6XYETCmptVwcbTDWKamS3/his9-12und02-a-crise-no-mundo.pdf e arquivo disponível em http://educacao.globo.com/historia/assunto/mundo-em-tempos-de-guerra/crise-de-1929.html
Acesso em: 9 nov. 2018.
O professor deve pedir aos alunos que realizem uma leitura atenta do texto (documento), perguntando se necessário ao professor, dúvidas que tenham sobre palavras e conceitos presentes no mesmo.
Durante a leitura do texto e a análise da tabela contida nele, os alunos não só podem como devem anotar informações que entendam relevantes para a compreensão da relação entre a crise de 1929 e a ascensão do nazismo e de Hitler na República de Weimar.
Solicite aos alunos que, durante a leitura e análise dos textos, tenham em mente o questionamento feito no slide, que pode ser projetado no data show; escrito no quadro ou entregue impresso para os grupos. Peça que refletindo sobre as questões, os grupos anotem em uma folha, que pode ser a mesma utilizada na reflexão do Contexto, uma breve resposta, possível e coletiva, sobre os questionamentos feitos.
É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 18 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.
Neste momento da aula, espera-se que os alunos possam analisar o texto, e especialmente os dados contidos na tabela, estabelecendo a relação entre a crise de 1929 e a ascensão de Hitler e do Nazismo na República de Weimar. Para tanto, os alunos devem apontar a relação dos dados contidos na tabela
que mostram que o desemprego no período de 1929 a 1932 aumenta e, consequentemente, no período de 1928 a 1933, o Partido Nazista Alemão aumenta consideravelmente sua representação no Parlamento, até conquistar o poder definitivamente implantado o III Reich e seus mecanismos totalitários.
Desta maneira, objetiva-se neste momento da aula que os alunos consigam estabelecer concretamente que os efeitos sofridos pela República de Weimar na Alemanha em virtude da grande crise de 1929, possibilitou o fortalecimento e a consolidação do Partido Nazista, com seu crescimento eleitoral, ocasionando com isso a chegada de Hitler ao poder em 1933. Observado isso, o objetivo desta etapa da aula estará cumprido.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Ainda com os grupos formados, peça aos alunos que construam em uma folha em branco um mapa mental, relacionando as palavras-chave indicadas neste slide.
O objetivo desta última etapa da aula é consolidar aquilo que foi discutido e analisado durante as outras etapas (Contexto e Problematização). Para tanto, os alunos não só podem como devem utilizar todo o material de anotação dos outros momentos da aula.
A instrução, que está presente no slide, pode ser projetada no data show; escrita no quadro ou entregue impressa para os grupos, de forma a melhor orientá-los.
É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo total de realização da atividade é de 15 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique a finalização da aula e da atividade proposta.
Após a construção do mapa, as folhas devem ser afixadas em algum local da sala ou da escola, predeterminado pelo professor, a fim de que todos que entrarem em contato com o material possam compreender os impactos da crise de 1929 na República de Weimar, especialmente no que concerne à ascensão do nazismo e de Hitler na Alemanha.
O compartilhamento será importante para que os grupos possam compreender com base em uma sequência cronológica os acontecimentos que se sucedem na República de Weimar com a crise de 1929 e causam a ascensão do nazismo e de Hitler na Alemanha, ocasionando o estabelecimento do
III Reich.
A Sistematização, portanto, deve ser o momento de observar se o objetivo inicial da aula foi atingido e se os alunos conseguiram compreender que inflação, desemprego, falta de recursos e outros efeitos causados pela grande depressão de 1929 possibilitaram ao Partido Nazista Alemão ascender ao poder por meio da representação no Parlamento e posteriormente ocupar o comando da Alemanha por meio de Hitler, instituindo um regime totalitário no país.
Para saber mais sobre o que é e como elaborar mapas mentais, consultar os seguintes links:
https://www.sbcoaching.com.br/blog/atinja-objetivos/mapa-mental/
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Envie o objetivo da aula, o documento com o texto proposto sobre a República de Weimar e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletir:
- De acordo com o texto, quais eram os ideais do partido nazista alemão?
- Qual o resultado da Quebra da Bolsa de Nova York para a economia alemã?
- Os nazistas receberam apoio de qual setor da sociedade para fazerem de Hitler o chanceler da Alemanha em 1933?
- Como se iniciou o Terceiro Reich (período de governo de Hitler)?
Questões para responder:
- O que foi a República de Weimar?
- Defina as características e os acontecimentos da terceira fase da República de Weimar?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso pelo Google Sala de Aula, e-mail ou no grupo da sala no Whatsapp ou Facebook. Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise do texto, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar agrupados ou trabalhar individualmente. Encaminhe o texto e os questionamentos propostos na etapa.
Questões para refletir:
- De acordo com a tabela, qual a taxa de desemprego na Alemanha em 1929? E em 1932? Havia mais ou menos pessoas desempregadas em 1932 em relação a 1929?
- De acordo com a tabela, quantas cadeiras eram ocupadas por nazistas no Parlamento Alemão em 1928? E em 1933? O número de nazistas eleitos em 1933 era maior ou menor do que em 1928?
Questão para responder:
- Com base nos dados apontados no texto e na tabela, que relação é possível estabelecer entre os efeitos causados pela crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo na Alemanha?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder a questão. Eles podem enviar as respostas por escrito, áudios ou vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.
Uma alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder a questão e debater, e para que você contextualize a fonte e acrescente informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe as informações sobre como fazer um mapa mental e proponha que produzam os mapas relacionando os conceitos propostos na etapa.
Eles podem fazer os próprios mapas mentais em folha sulfite ou de caderno e enviar fotos. Também podem fazê-los virtualmente, utilizando um aplicativo ou software que permita edição de imagem e texto, como o Google Docs ou Apresentações.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos compartilhem os mapas mentais com você e o restante da turma, ou eles podem enviar as produções no grupo da sala, pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc. Incentive-os a compartilharem os mapas com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a República de Weimar na matéria da DW Brasil (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar):disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Guilherme Gonzaga Bento
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Totalitarismos e conflitos mundiais.
Objeto(s) de conhecimento: O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial. A questão da Palestina. A Revolução Russa. A crise capitalista de 1929.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI12 Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.
Palavras-chave: Crise de 1929, República de Weimar, nazismo, Alemanha.