Plano de aula: A crise de 1929 e seus efeitos no Brasil

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Crise de 1929

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados, folha em branco, data show (se houver), pincel ou giz para escrever no quadro.

Material complementar:

Trechos da notícia “Crise de 1929 atingiu economia e mudou a ordem política no Brasil”

Arquivo presente na edição online de 24 de outubro de 2009 do jornal Folha de S.Paulo.

“A queima do café” - Folha da Manhã

Arquivo presente na edição de 27 de setembro de 1931 do jornal Folha da Manhã.

Para você saber mais:

Sobre a Crise de 1929, consulte:

- HOBSBAWM, Eric. Rumo ao abismo econômico. In:___. A era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
p. 90-112.

- SANT’ANNA, Ivan. 1929 Quebra da Bolsa de Nova York: a história real dos que viveram um dos eventos mais impactantes do mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

- SILVA, Daniel Neves. Crise de 1929. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise29.htm>. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.

Sobre os efeitos da Crise de 1929 no Brasil, consulte:

- FURTADO, Celso. Os mecanismos de defesa e a crise de 1929. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 263-273.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no fim desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.

O objetivo central da aula é que os alunos possam compreender os efeitos (consequências) políticos, econômicos e sociais sofridos pelo Brasil a partir do desencadeamento da crise econômica de 1929, especialmente no que concerne aos problemas enfrentados pelo setor cafeeiro, principal base da economia brasileira até aquele momento. E, para tanto, será utilizada a imprensa como fonte de análise privilegiada da representação destes efeitos.

Neste sentido, o professor deve se colocar como um intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários, para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto (consciência histórica), de modo que consigam compreender de que modo a economia brasileira foi afetada, e estes efeitos também atingiram a esfera política e social, especialmente porque a base econômica da sociedade era movida pelo processo produtivo e comercial do café.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA