Plano de Aula

Plano de aula: O acesso à internet: Complexidades e discrepâncias no acesso à rede

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação das principais características das Revoluções Industriais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia e computador para exibir as apresentações Google.

Material complementar: Mapa “Distribuição dos cabos de dados submarinos” impresso em tamanho A4 (um mapa por grupo) preferencialmente coloridos, porém podem ser trabalhados em escala cinza com as devidas orientações do professor.

Link para os mapas:

Submarine cable map. Disponível em: <https://www.submarinecablemap.com/>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Para você saber mais:

Como a internet funciona. Disponível em: <https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Common_questions/Como_a_internet_funciona>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Como funciona a internet? [ilustração]. Disponível em:

<https://www.tecmundo.com.br/internet/34066-como-funciona-a-internet-ilustracao-.htm>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Lançamento de cabo de fibra óptica no Rio São Francisco <https://www.youtube.com/watch?v=m_4H2pnYbxE>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Futura Profissão: Técnico de Telecomunicações <https://www.youtube.com/watch?v=stMcST8JBjM>. Acesso em: 19 Nov de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Deixe claro como o tema da internet é um assunto atual e que seu entendimento é essencial a compreensão do espaço globalizado. Descreva rapidamente como a aula será realizada e diga que, depois de orientados, os alunos farão uma atividade em grupos de aproximadamente 5 pessoas. Informe aos alunos que o fechamento da aula ocorrerá com a construção de um mapa conceitual coletivo.

Como adequar à sua realidade: Em consonância com o subtítulo da aula, existem grandes discrepâncias no entendimento, distribuição e uso da internet no Brasil. Se o acesso for extremamente limitado pode ser interessante uma aula extra para discutir/mostrar as possibilidades do uso de computadores em diversas atividades direcionadas para expandir o entendimento sobre o tema (focado no uso diário da internet)

Dica: Se não existir a possibilidade de usar projetor na sala de aula, pode-se conduzir a aula com o uso do quadro e impressões no tamanho A4 preferencialmente coloridas ou (com as devidas explicações) com impressão em escala cinza.

Contextos prévios: Essa aula trabalhará com o conceito “infraestrutura”. Não é preciso dominar esse conceito com várias das suas complexidades, mas apenas ter ideia de como as estruturas artificiais são importantes na construção do espaço geográfico.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados