Plano de Aula

Plano de aula: Urbanização, desemprego estrutural e desindustrialização

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologia, produtividade e empregabilidade

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade dentro de uma compreensão do que seja desemprego estrutural a partir da região do ABC, que compreende os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, na região metropolitana de São Paulo. Tais localidades são historicamente berço da industrialização moderna brasileira, sendo instalados na região, a partir da década de 1970, várias indústrias, se destacando a automobilística. Grandes empresas de automóvel empregaram milhares de pessoas, desenvolvendo as cidades onde estavam instaladas. Porém isso tem mudado, com um processo de desindustrialização ocorrida por diversos fatores tais como: falta de espaço devido ao adensamento urbano, guerra fiscal entre cidades e estados brasileiros, mão de obra sindicalizada e ciente de seus direitos, salários altos se comparado aos trabalhadores dos Tigres Asiáticos e China, reforma trabalhista e terceirização, crises econômicas, redução dos subsídios estatais na linha de produção e venda de automóveis, etc. Diante disso, é fundamental e de direito o aluno compreender a dinâmica da urbanização à luz do desemprego estrutural e sua consequente desindustrialização, tendo como modelo a região do ABC, um dos maiores polos industriais do Brasil. Para compreensão dos objetivos de aula, é proposta uma atividade de leitura e interpretação de texto baseado numa metodologia ativa chamada Quebra-Cabeça.

Materiais necessários: Projetor de slide e/ou impressora, caneta, caderno.

Material complementar:

Gráfico da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NHGwKWhSjFAdfGnPKmdVe8nhNyDq7SbpkZYX5VSyXMpxqReWnTErqQQcYJm2/ge09-12und02-contextualizacao-grafico.pdf

Imagens da Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mNKZSWDQJBcyGwsMNugCB4X9meuWH2SMwqmu5m843tR6dRmENsqcXUJTW52G/ge09-12und02-problematizacao-imagens.pdf

Texto na íntegra - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n75A7rbXjbg6ySKSpB8qkkXqdSqB4wNxd7fY9xshMvC8dZSXfEttRg2UBuTQ/ge09-12und02-acao-propositiva-texto-na-integra.pdf

Enunciado - Atividade Quebra-Cabeça

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HAZPWgnQDD2GNPMxBfaRGg6vZMpWFxNrzZ5vw7zs4MMkqH9kThZAMGR6S9pD/ge09-12und02-acao-propositiva-enunciado-atividade-quebra-cabeca.pdf

Peças (trechos do texto) - Quebra-Cabeça

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jjpCfpr9XxrdtqdkfQCZ85XVjkv3SNwFmmn9fWz8ffG8aEs3bWf2phfz38Pf/ge09-12und02-acao-propositiva-pecas-do-quebra-cabeca.pdf

Imagem da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2WBWYpWsChQePa5WT3E9kUAwtJpPSTap8a7JV64fxYaGhcryDGCKzGsHztt/ge09-12und02-sistematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

A indústria automobilística

Disponível em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/historia/a-industria-automobilistica/ Acesso em 21 abr. 2019.

Setor automobilístico do ABC tem o menor índice produtivo em 2014

Disponível em: http://www.metodista.br/rronline/noticias/2014/10/setor-automobilistico-do-abc-tem-o-menor-indice-produtivo-em-2014 Acesso em 21 abr. 2019.

Com montadoras indo para o interior, região do ABC vai perdendo importância

Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/site/noticia.php?codn=101148 Acesso em 21 abr. 2019.

Fechamento da fábrica da Ford expõe desafios da região do ABC

Disponível em: https://www.valor.com.br/empresas/6128969/fechamento-da-fabrica-da-ford-expoe-desafios-da-regiao-do-abc Acesso em 21 abr. 2019.

ABC encolhe e pode virar região símbolo da desindustrialização no país

Disponível em: https://www.valor.com.br/empresas/6128969/fechamento-da-fabrica-da-ford-expoe-desafios-da-regiao-do-abc Acesso em 21 abr. 2019.

O desemprego estrutural crônico: uma leitura através das charges

Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1705-1.pdf Acesso em 21 abr. 2019.

BRASIL SE APROXIMA DO DESEMPREGO ESTRUTURAL

Disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/382375/Brasil-se-aproxima-do-desemprego-estrutural.htm Acesso em 21 abr. 2019.

Guerra fiscal

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/guerra-fiscal.htm Acesso em 19 abr. 2019.

Governo e indústria avançam em nova regra para IPI de carros

Disponível em: https://www.valor.com.br/brasil/5107814/governo-e-industria-avancam-em-nova-regra-para-ipi-de-carros Acesso em 21 abr. 2019.

IPI - IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Disponível em: http://www.portaltributario.com.br/tributos/ipi.html Acesso em 21 abr. 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva na lousa ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir o desemprego estrutural da região do ABC - SP e suas relações com a urbanização e desindustrialização recente que tem ocorrido por lá. Tendo como modelo essa região, é possível entender, de uma forma macro, tal realidade no Brasil. O grande ABC concentra uma população muito grande que, com a chegada da indústria automobilística, houve um boom no crescimento das cidades, de sua população, decorrente da farta oferta de emprego industrial. De início era uma atividade não tão especializada como os dias de hoje, absorvendo a grande maioria de pessoas que migravam para lá. A partir da década de 1990, a tecnologia industrial se desenvolve substituindo trabalhadores por máquinas e demandando um maior nível de especialização do trabalhador para continuar empregado. Muitos postos de trabalho foram extintos, criando uma massa de desempregados que não voltariam a trabalhar na indústria, pois os empregos já não existiam mais. Como esse processo se generalizou, inclusive com fechamento e transferência de fábricas para outros locais - inclusive outros países - uma massa de pessoas tiveram que se adequar à nova realidade, ou seja, trabalhar em outros setores ou mesmo migrar. Com isso, cidades altamente urbanizadas, como por exemplo, São Bernardo do Campo, começaram a apresentar problemas de cidades grandes, tais como altos índices de violência, falta de estrutura urbana para atender toda a demanda da população e uma concentração de renda cada mais acirrada. Novas legislações trabalhistas, crises econômicas e políticas menos progressistas e sociais agravaram ainda mais o problema.

Como adequar à sua realidade: Se você reside no grande ABC ou numa área industrial trabalhe com os alunos suas realidades a partir de relatos, imprensa local e demandas mais específicas que proporcione uma imersão maior na realidade dos alunos.

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