GE09_12UND02 - Sistematização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Urbanização, desemprego estrutural e desindustrialização
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologia, produtividade e empregabilidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade dentro de uma compreensão do que seja desemprego estrutural a partir da região do ABC, que compreende os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, na região metropolitana de São Paulo. Tais localidades são historicamente berço da industrialização moderna brasileira, sendo instalados na região, a partir da década de 1970, várias indústrias, se destacando a automobilística. Grandes empresas de automóvel empregaram milhares de pessoas, desenvolvendo as cidades onde estavam instaladas. Porém isso tem mudado, com um processo de desindustrialização ocorrida por diversos fatores tais como: falta de espaço devido ao adensamento urbano, guerra fiscal entre cidades e estados brasileiros, mão de obra sindicalizada e ciente de seus direitos, salários altos se comparado aos trabalhadores dos Tigres Asiáticos e China, reforma trabalhista e terceirização, crises econômicas, redução dos subsídios estatais na linha de produção e venda de automóveis, etc. Diante disso, é fundamental e de direito o aluno compreender a dinâmica da urbanização à luz do desemprego estrutural e sua consequente desindustrialização, tendo como modelo a região do ABC, um dos maiores polos industriais do Brasil. Para compreensão dos objetivos de aula, é proposta uma atividade de leitura e interpretação de texto baseado numa metodologia ativa chamada Quebra-Cabeça.
Materiais necessários: Projetor de slide e/ou impressora, caneta, caderno.
Material complementar:
Gráfico da contextualização
Imagens da Problematização
Texto na íntegra - Ação Propositiva
Enunciado - Atividade Quebra-Cabeça
Peças (trechos do texto) - Quebra-Cabeça
Imagem da Sistematização
Para você saber mais:
A indústria automobilística
Disponível em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/historia/a-industria-automobilistica/ Acesso em 21 abr. 2019.
Setor automobilístico do ABC tem o menor índice produtivo em 2014
Disponível em: http://www.metodista.br/rronline/noticias/2014/10/setor-automobilistico-do-abc-tem-o-menor-indice-produtivo-em-2014 Acesso em 21 abr. 2019.
Com montadoras indo para o interior, região do ABC vai perdendo importância
Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/site/noticia.php?codn=101148 Acesso em 21 abr. 2019.
Fechamento da fábrica da Ford expõe desafios da região do ABC
Disponível em: https://www.valor.com.br/empresas/6128969/fechamento-da-fabrica-da-ford-expoe-desafios-da-regiao-do-abc Acesso em 21 abr. 2019.
ABC encolhe e pode virar região símbolo da desindustrialização no país
Disponível em: https://www.valor.com.br/empresas/6128969/fechamento-da-fabrica-da-ford-expoe-desafios-da-regiao-do-abc Acesso em 21 abr. 2019.
O desemprego estrutural crônico: uma leitura através das charges
Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1705-1.pdf Acesso em 21 abr. 2019.
BRASIL SE APROXIMA DO DESEMPREGO ESTRUTURAL
Disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/382375/Brasil-se-aproxima-do-desemprego-estrutural.htm Acesso em 21 abr. 2019.
Guerra fiscal
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/guerra-fiscal.htm Acesso em 19 abr. 2019.
Governo e indústria avançam em nova regra para IPI de carros
Disponível em: https://www.valor.com.br/brasil/5107814/governo-e-industria-avancam-em-nova-regra-para-ipi-de-carros Acesso em 21 abr. 2019.
IPI - IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS
Disponível em: http://www.portaltributario.com.br/tributos/ipi.html Acesso em 21 abr. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva na lousa ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir o desemprego estrutural da região do ABC - SP e suas relações com a urbanização e desindustrialização recente que tem ocorrido por lá. Tendo como modelo essa região, é possível entender, de uma forma macro, tal realidade no Brasil. O grande ABC concentra uma população muito grande que, com a chegada da indústria automobilística, houve um boom no crescimento das cidades, de sua população, decorrente da farta oferta de emprego industrial. De início era uma atividade não tão especializada como os dias de hoje, absorvendo a grande maioria de pessoas que migravam para lá. A partir da década de 1990, a tecnologia industrial se desenvolve substituindo trabalhadores por máquinas e demandando um maior nível de especialização do trabalhador para continuar empregado. Muitos postos de trabalho foram extintos, criando uma massa de desempregados que não voltariam a trabalhar na indústria, pois os empregos já não existiam mais. Como esse processo se generalizou, inclusive com fechamento e transferência de fábricas para outros locais - inclusive outros países - uma massa de pessoas tiveram que se adequar à nova realidade, ou seja, trabalhar em outros setores ou mesmo migrar. Com isso, cidades altamente urbanizadas, como por exemplo, São Bernardo do Campo, começaram a apresentar problemas de cidades grandes, tais como altos índices de violência, falta de estrutura urbana para atender toda a demanda da população e uma concentração de renda cada mais acirrada. Novas legislações trabalhistas, crises econômicas e políticas menos progressistas e sociais agravaram ainda mais o problema.
Como adequar à sua realidade: Se você reside no grande ABC ou numa área industrial trabalhe com os alunos suas realidades a partir de relatos, imprensa local e demandas mais específicas que proporcione uma imersão maior na realidade dos alunos.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Nesta etapa do plano é fundamental levantar alguns conhecimentos prévios dos alunos. O gráfico exposto no slide pode ser utilizado para uma sensibilização junto ao tema. Depois de apresentar o tema de aula, peça para os alunos lerem o gráfico, perguntando se o desemprego aumentou ou diminuiu no período compreendido do gráfico. Feito isso, peça que falem um pouco sobre o que é desemprego. Ainda a abordagem (tanto no gráfico quanto na sua fala), não é do desemprego estrutural e sim do desemprego de uma forma geral. É esperado que a grande maioria saiba o que é, mas não na modalidade estrutural. Então pergunte isso e ouça e observa suas opiniões/falas. É importante aqui distinguir o desemprego estrutural de outras formas, pois é nosso tema de aula. Não se esqueça que estamos falando de indústria e esta tem suas especificidades tanto na questão urbanização e desemprego estrutural. Atente-os que não é só um motivo que leva ao desemprego estrutural, mas um conjunto de fatores que se inter relacionam levando ao que observamos no gráfico, por exemplo. Destaque principalmente a questão da substituição do trabalho humano pelas máquinas gerando a diminuição da mão de obra, assim como as novas tecnologias de produção demandando novas especializações do trabalhador.
Material complementar
Gráfico da contextualização
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Como já dito nesta aula, o desemprego estrutural pode ter muitos motivos para acontecer. Sabendo que não podemos esgotar o assunto nesse momento, explore as imagens com os alunos antes de propor a pergunta exposta no slide. Algumas sugestões de perguntas a serem feitas:
1- O que está representado nas duas imagens?
2- Elas acontecem em tempos diferentes? Explique.
3- Quais as diferenças principais entre as duas imagens?
É esperado que os alunos entendam que as imagens representam uma linha de produção industrial, em tempos diferentes. Isso é claro não só pela qualidade das imagens (colorida e preto e branco), mas pela presença e ausência de pessoas na linha de montagem de determinado produto industrial. Certamente perceberão que o trabalho humano foi substituído pelas máquinas, num movimento histórico de desenvolvimento de novas tecnologias, tal como a robótica industrial. Na sequência, explore a pergunta do slide, observando se realmente eles entenderam a substituição do trabalho humano por máquinas, gerando o desemprego estrutural. E é estrutural também pois esses postos de trabalho, tomado pelas máquinas, nunca serão repostos novamente. Cabe ao trabalhador se adaptar e arrumar outros tipos de trabalho. Mas isso gera incertezas, gerando uma massa de desempregados no meio urbano, dificultando ainda mais a vida nas cidades. E, em parte, esse fator foi preponderante na desindustrialização da região do ABC, onde as indústrias migraram para polos de tecnologia mais modernos, distribuídos pelo Brasil e pelo mundo, com condições mais favoráveis às novas instalações (redução de impostos, doação de terras para a construção da fábrica, trabalhadores menos organizados e não sindicalizados, mão de obra mais barata, etc.
Material complementar
Imagens da Problematização
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: A atividade proposta visa o entendimento de trechos de um texto jornalístico com um aspecto lúdico, ou seja, que os alunos se interessem pela leitura objetivando resolver o enigma, ou seja, o quebra-cabeça. Ela consiste na leitura de um texto, dividido em 5 partes menores. Ao final, o intuito é que os grupos debatam o texto por completo. O texto disponibilizado para os alunos é uma matéria jornalística que versa sobre a questão do desemprego estrutural, discutido por especialistas na área. Ele está disponível na íntegra no link abaixo:
As 5 partes da matéria jornalística em questão, que serão trabalhadas na Ação Propositiva estão disponíveis no link abaixo:
Apresente as orientações do slide, imprima ou escreva na lousa se assim preferir. Não esqueça de orientá-los no restante da atividade, seguindo o enunciado que está alocado no link abaixo:
De início, é orientar os alunos a ler e debater suas peças do quebra-cabeça, anotando no caderno os principais pontos de acordo com o que foi abordado na aula até então. Na sequência reorganizar os grupos para que os debates sejam coletivizados entre os grupos, gerando reflexões junto à temática, montando o quebra-cabeça, de modo que cada novo grupo deverá ser composto por um aluno que leu e debateu o trecho 1, um aluno que leu e debateu o trecho 2, e assim sucessivamente. Nessa segunda etapa, os alunos serão responsáveis pela aprendizagem dos colegas, uma vez que terão a oportunidade de apresentar a sua peça, ao passo que todos os integrantes do grupo tomem conhecimento do conteúdo proposto. Nesse sentido, ao final da atividade, os grupos terão debatido todo o texto e montado o quebra-cabeça.
Os debates, reflexões e eventuais proposições poderão ser discutidas na etapa da Sistematização a seguir.
Para você saber mais:
A atividade “Quebra-cabeça” está disponível no livro A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, de Fausto Camargo e Thuine Daros, publicado pela Editora Penso, em 2018. O livro faz parte da série Desafios da Educação.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: A partir da atividade do quebra-cabeça, os alunos foram desafiados a montar uma ideia a partir de peças que estavam recortadas, assim como o jogo proposto. O texto em questão versa sobre as consequências da robótica no mercado de trabalho industrial, indicando que o desemprego estrutural em si não acontece somente por isso. Sendo eles alunos de 9º ano, bem próximos a uma nova fase que é o Ensino Médio, é importante que estabeleçam opiniões contraditórias e críticas em relação ao que foi abordado. Por isso a importância de uma discussão entre eles, a partir de uma leitura específica sobre a temática. É esperado que os alunos reconheçam a importância da discussão sobre o desemprego, associando suas causas e consequências a diversas fatores, tais como as trabalhadas mais especificamente nesta aula (o modelo de desindustrialização do grande ABC, a substituição do trabalho humano pelas máquinas e algumas consequências na relação com o processo de urbanização). Deixe claro que a região do ABC foi trabalhada nessa aula por se mostrar como um berço da industrialização no Brasil, com uma alta taxa de urbanização de suas cidades ao longo desse processo e sua consequente desindustrialização com o aparecimento do desemprego, em sua forma mais intensa e cruel, o estrutural.
Lance a pergunta exposta no slide, escutando algumas opiniões e se antecipando para ampliar o conhecimento sobre a temática em novas discussões desse debate, que podem ocorrer nas próximas aulas.
Material complementar
Imagem da Sistematização
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender o desemprego estrutural a partir do modelo industrial da região do ABC, em São Paulo. Comente que nesta aula vocês irão discutir o desemprego estrutural na região do ABC-SP e suas relações com a urbanização e a desindustrialização recentes que têm ocorrido lá. Tendo como modelo essa região, é possível entender, de uma forma macro, essa realidade no Brasil. A aula será organizada para ser síncrona, via Google Meet (veja o tutorial disponível aqui) ou Skype, Zoom etc. Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. Outra sugestão é adaptar a aula para WhatsApp ou e-mail. Nesta aula, o valor da cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Apresente e compartilhe com os alunos o gráfico disponível aqui. Peça para lerem-no, perguntando se o desemprego aumentou ou diminuiu no período compreendido no gráfico. Feito isso, peça que falem um pouco sobre o que é desemprego. A abordagem (tanto do gráfico quanto de sua fala) ainda não deve ser a respeito do desemprego estrutural, e sim do desemprego de uma forma geral. É esperado que a grande maioria saiba o que é desemprego, mas não na modalidade estrutural, então pergunte a respeito, ouça e observe suas opiniões/falas. É importante aqui distinguir o desemprego estrutural de outras formas, pois trata-se do nosso tema de aula. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos as imagens desta etapa, disponíveis aqui. Comente que o desemprego estrutural pode ter muitos motivos. Sabendo que não podemos esgotar o assunto nesse momento, explore as imagens com os alunos antes de propor a pergunta exposta no slide. Algumas sugestões de perguntas a serem feitas: 1 - O que está representado nas duas imagens?; 2 - Elas acontecem em tempos diferentes? Explique; 3 - Quais as diferenças principais entre as duas imagens? Escute os alunos e incentive que todos participem. Agora, faça a pergunta: com base nas imagens, o que podemos presumir a respeito do desemprego estrutural? Solicite que pensem mais sobre o assunto, sem a necessidade de responderem. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Agora, explique para os alunos que é hora de colocar a mão na massa! A atividade proposta visa o entendimento de trechos de um texto jornalístico com um aspecto lúdico, para que alunos se interessem pela leitura objetivando resolver o enigma, o quebra-cabeça. O texto está dividido em 5 partes menores. Ao final, o intuito é que os grupos debatam o texto por completo, que aborda a questão do desemprego estrutural, discutido por especialistas na área. Para começar as atividades, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Envie as orientações (disponíveis aqui) e o texto (disponível aqui) em partes. Oriente os alunos a respeito de todos os detalhes desta etapa. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Na atividade do quebra-cabeça, os alunos foram desafiados a montar uma ideia a partir de peças que estavam recortadas, bem como o jogo proposto. O texto em questão versa sobre as consequências da robótica no mercado de trabalho industrial, indicando que o desemprego estrutural em si não acontece somente por isso. Deixe claro que a região do ABC foi trabalhada nesta aula por se mostrar como um berço da industrialização no Brasil, com uma alta taxa de urbanização de suas cidades ao longo desse processo e sua consequente desindustrialização com o aparecimento do desemprego, em sua forma mais intensa e cruel, o estrutural. Para finalizar, lance a pergunta: será mesmo que o desemprego estrutural no ABC foi causado pela substituição do trabalho humano por máquinas? Escute algumas opiniões e se antecipe para ampliar o conhecimento sobre a temática em novas discussões a respeito, que podem ocorrer nas próximas aulas. Tempo estimado de 10 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem à reportafem sobre empregos e máquinas, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Murilo Rossi
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender o desemprego estrutural a partir do modelo industrial da região do ABC em São Paulo
Habilidade (s) da Base: (EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.