Plano de Aula

Plano de aula: Ensinar modelos que descrevem a estrutura do átomo

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estrutura da matéria

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a matéria e energia.
Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta pode ser considerada uma aula que dá continuidade sobre a temática e pode ser considerada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Entretanto, é recomendado para esta aula que o aluno tenha noções básicas de modelos científicos, átomo, elementos químicos e estados da matéria. Os quais os planos da unidade CIE9_03ME01 e o CIE9_03ME02 abordam o tema.

Nesta aula serão abordados assuntos relacionados aos modelos atômicos clássicos Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. Será proposto que o aluno desenvolva uma ilustração que faça alusão ao modelo esclarecendo as ideias centrais de cada modelo proposto. Para esta aula é importante que o aluno já possua competências para analisar um modelo científico, assunto que foi tratado no plano CIE09_03ME01.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida na metodologia científica, consulte o livro e os links abaixo:

HADDAD, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.

Links sobre metodologia:

FARIA, C. Método Científico, Info Escola, disponível em <https://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/> Acesso em: 6 jul. 2018.

Portal UFSCar, Material didático, UFSCar, disponível em <http://www.ufscar.br/jcfogo/Estat_1/arquivos/Metodologia_Cientifica.pdf> Acesso em: 6 jul. 2018.

CHIBENI, S. S. Algumas observações sobre o “método científico” , Unicamp-IFCH, disponível em <http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf > Acesso em: 6 jul. 2018.

Link para sobre o modelo atômicos

SOUZA, L. A., Leucipo e Demócrito - filosofando sobre átomos, Química Geral, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/leucipo-democritofilosofando-sobre-atomos.htm> Acesso em: 6 jul. 2018.

LIRA, J. C. L. Átomo, Info Escola, disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/atomo/> Acesso em: 6 jul. 2018.

Portal TodaMatéria, disponível em <https://www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-dalton/> Acesso em: 14 jul. 2018

Portal TodaMatéria, disponível em <https://www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-thomson/> Acesso em: 14 jul. 2018

Portal TodaMatéria, disponível em <https://www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-rutherford/> Acesso em: 14 jul. 2018

Portal TodaMatéria, disponível em <https://www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-bohr/> Acesso em: 14 jul. 2018

Portal khanacademy, O modelo de mecânica quântica do átomo, Khan Academy, disponível em <https://pt.khanacademy.org/science/physics/quantum-physics/quantum-numbers-and-orbitals/a/the-quantum-mechanical-model-of-the-atom>
Acesso em: 13 jul. 2018.

Simulador do átomo do experimento de Rutherford:

Adams, W. Experimento de espalhamento de Rutherford, University of Colorado Boulde, disponível em <https://phet.colorado.edu/sims/html/rutherford-scattering/latest/rutherford-scattering_pt_BR.html> Acesso em: 14 de jul. 2018

Link para o material a ser impresso: Parte 1(material complementar); Parte 2 (material complementar)

Materiais necessários para a aula: Cartolina, lápis de cor, ou canetinha, ou giz de cera, ou pode ser tinta guache e pincel, material impresso.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles serão os cientistas responsáveis pela avaliação, interpretação e senso crítico dos modelos atômicos que serão apresentados.

Além disso, explique que eles serão responsáveis por ter que ilustrar uma imagem que explane as ideias de cada modelo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO