Plano de aula: Ensinar modelos que descrevem a estrutura do átomo

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estrutura da matéria

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a matéria e energia.
Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta pode ser considerada uma aula que dá continuidade sobre a temática e pode ser considerada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Entretanto, é recomendado para esta aula que o aluno tenha noções básicas de modelos científicos, átomo, elementos químicos e estados da matéria. Os quais os planos da unidade CIE9_03ME01 e o CIE9_03ME02 abordam o tema.

Nesta aula serão abordados assuntos relacionados aos modelos atômicos clássicos Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. Será proposto que o aluno desenvolva uma ilustração que faça alusão ao modelo esclarecendo as ideias centrais de cada modelo proposto. Para esta aula é importante que o aluno já possua competências para analisar um modelo científico, assunto que foi tratado no plano CIE09_03ME01.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida na metodologia científica, consulte o livro e os links abaixo:

HADDAD, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.

Links sobre metodologia:

FARIA, C. Método Científico, Info Escola, disponível em <https://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/> Acesso em: 6 jul. 2018.

Portal UFSCar, Material didático, UFSCar, disponível em <http://www.ufscar.br/jcfogo/Estat_1/arquivos/Metodologia_Cientifica.pdf> Acesso em: 6 jul. 2018.

CHIBENI, S. S. Algumas observações sobre o “método científico” , Unicamp-IFCH, disponível em <http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf > Acesso em: 6 jul. 2018.

Link para sobre o modelo atômicos

SOUZA, L. A., Leucipo e Demócrito - filosofando sobre átomos, Química Geral, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/leucipo-democritofilosofando-sobre-atomos.htm> Acesso em: 6 jul. 2018.

LIRA, J. C. L. Átomo, Info Escola, disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/atomo/> Acesso em: 6 jul. 2018.

Portal TodaMatéria, disponível em <https://www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-dalton/> Acesso em: 14 jul. 2018

Portal TodaMatéria, disponível em <https://www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-thomson/> Acesso em: 14 jul. 2018

Portal TodaMatéria, disponível em <https://www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-rutherford/> Acesso em: 14 jul. 2018

Portal TodaMatéria, disponível em <https://www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-bohr/> Acesso em: 14 jul. 2018

Portal khanacademy, O modelo de mecânica quântica do átomo, Khan Academy, disponível em <https://pt.khanacademy.org/science/physics/quantum-physics/quantum-numbers-and-orbitals/a/the-quantum-mechanical-model-of-the-atom>
Acesso em: 13 jul. 2018.

Simulador do átomo do experimento de Rutherford:

Adams, W. Experimento de espalhamento de Rutherford, University of Colorado Boulde, disponível em <https://phet.colorado.edu/sims/html/rutherford-scattering/latest/rutherford-scattering_pt_BR.html> Acesso em: 14 de jul. 2018

Link para o material a ser impresso: Parte 1(material complementar); Parte 2 (material complementar)

Materiais necessários para a aula: Cartolina, lápis de cor, ou canetinha, ou giz de cera, ou pode ser tinta guache e pincel, material impresso.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles serão os cientistas responsáveis pela avaliação, interpretação e senso crítico dos modelos atômicos que serão apresentados.

Além disso, explique que eles serão responsáveis por ter que ilustrar uma imagem que explane as ideias de cada modelo.