Plano de Aula

Plano de aula: Número atômico Z e a tabela periódica

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estrutura da matéria

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a Matéria e Energia. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta pode ser considerada uma aula que dá continuidade a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Entretanto, é recomendado, para esta aula, que o aluno tenha noções básicas de modelos atômicos e estrutura dos átomos, abordados nos planos CIE9_03ME02 e CIE9_03ME03.

Nesta aula serão abordados assuntos relacionados ao modelo atômico de Rutherford-Bohr e à tabela periódica. Será proposto que o aluno desenvolva uma ilustração que faça alusão ao modelo atômico para relacionar com diferentes tipos de elementos químicos de uma tabela periódica. Para esta aula, é importante que o aluno já possua competências para analisar um modelo científico, assunto que foi tratado no plano CIE09_03ME01.

ATENÇÃO: esta aula utiliza o simulador “Monte um átomo” (em inglês “build an atom”), disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/build-an-atom> . Por isso, requer computador com o software JAVA instalado.

Caso não seja possível utilizar a simulação, você encontra uma opção para realizar a aula empregando cartolinas, cujo procedimento pode ser encontrado aqui: .
Escolha a alternativa mais adequada à realidade de sua escola.

Para se preparar para esta aula, veja as referências abaixo:
Sobre o modelo atômico de Rutherford-Bohr:
Portal TodaMatéria, disponível em <https://www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-rutherford/> Acesso em: 14 jul. 2018.

Portal TodaMatéria, disponível em <https://www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-bohr/> Acesso em: 14 jul. 2018.

Sobre o pesquisador Dmitri Ivanovic Mendeleev e a tabela periódica:

de SOUZA, L. A. Mundo Educação, Cientistas Famosos disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/dmitri-mendeleev.htm> Acesso em: 20 jul. 2018

DAYAH, M. Tabela Periódica Dinâmica, disponível em <https://www.ptable.com/?lang=pt> Acesso em: 20 jul. 2018

Software de simulação atômica:

Lancaster K, et al, Monte um atomo, University of Colorado Boulde, disponível em <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/build-an-atom> Acesso em 20 de jul. 2018.

OBS: o simulador precisa do JAVA instalado para rodar <https://www.java.com/pt_BR/> Acesso em 20 de jul. 2018.

Link para o material a ser impresso:

Atividade com computador

Atividade com cartolina

Tabela periódica

Materiais necessários para a aula: computador, projetor, anteparo, software de simulação atômica, material impresso.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente que eles serão os cientistas responsáveis pela avaliação, interpretação e relação da tabela periódica com o modelo atômico de Bohr-Rutherford.

Atenção: esta aula pode ter dois mãos na massas possíveis, tudo depende da disponibilidade de computadores para os alunos, que também pode ser um computador com retroprojetor em sala. Caso não tenha essa disponibilidade, é possível optar pelo segundo mão na massa alternativo, uma atividade com cartolinas coloridas.

Link para o mão na massa alternativo com cartolinas

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados