Trechos de definições do dicionário Houaiss para os conceitos centrais do Iluminismo e do liberalismo
Plano de Aula
Plano de aula: História das palavras: o Iluminismo e seus conceitos
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Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
– cópias impressas dos textos e/ou data-show e/ou dicionários de língua portuguesa;
– folhas A4 em branco e/ou quadro com giz/pincel.
Material complementar:
Trechos de definições do dicionário Houaiss para os conceitos centrais do Iluminismo e do liberalismo:
As definições das palavras retiradas do dicionário Houaiss de língua portuguesa possuem a indicação das datas em que elas apareceram pela primeira vez em português, dimensão que será explorada durante a aula.
Trecho do livro Dois tratados sobre o governo civil, de John Locke (1689):
John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, teórico do Estado liberal e um crítico do direito divino dos reis, por isso conhecido como o “pai do liberalismo”. Em Dois tratados sobre o governo civil, publicado em 1689, Locke defende que a função central do Estado é garantir o direito à propriedade privada dos membros da sociedade política, que se juntam por meio de um contrato social. Além de seus trabalhos na área de filosofia política, Locke também foi um teórico do empirismo.
Trecho do texto “Resposta à pergunta: o que é Esclarecimento?”, de Immanuel Kant (1783):
Immanuel Kant (1724-1804) nasceu na Prússia Oriental e foi um dos maiores filósofos do século XVIII. Publicou Crítica da razão pura (1781) e Crítica da razão prática (1788), além de tratados nas áreas de estética e filosofia moral. Ao ser questionado por um jornalista sobre o que era o esclarecimento, ele sistematizou a teoria do conhecimento característica do iluminismo. Defendeu o racionalismo e a liberdade de questionamento, em contraponto à autoridade do conhecimento típica do Antigo Regime e da teoria escolástica.
Trecho do livro A riqueza das nações: uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, por Adam Smith (1776): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fneAu4YwU5K6TGJCAZC5W5MpYwskBGQauJNTPGDac72wvVGuufMhPkNMjMV/his8-01und01--trecho-do-livro-a-riqueza-das-nacoes-de-adam-smith-1776.pdf
Adam Smith (1723-1790) foi um economista e filósofo escocês. No chamado “século das luzes”, foi um dos principais autores a criticar os privilégios de nascimento e as políticas econômicas intervencionistas do mercantilismo, característicos da sociedade de Antigo Regime. Em A Riqueza das nações (1776), Smith desenvolveu a noção de “mão invisível” para explicar a auto-regulação dos mercados por meio da lei de oferta e demanda. Seu pensamento foi fundamental para o liberalismo econômico, tendo sido retomado pelo neoliberalismo a partir da década de 1970.
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que não fornecer a eles as Informações básicas sobre as fontes históricas antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, nº 10, 1992, p. 134-146. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1945/1084 Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Immanuel Kant, Guia do estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/immanuel-kant/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Immanuel Kant, The School of Life (vídeo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nsgAsw4XGvU Acesso em: 18 de novembro de 2018.
John Locke, Guia do estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/john-locke/) Acesso em: 18 de novembro de 2018.
John Locke, The School of Life (vídeo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bZiWZJgJT7I Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Adam Smith, The School of Life (vídeo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ejJRhn53X2M Acesso em: 18 de novembro de 2018.
HERBJORNSRUD, Dag. Os africanos que propuseram ideias iluministas antes de Locke e Kant. Folha de S. Paulo, 24/12/2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2017/12/1945398-os-africanos-que-propuseram-ideias-do-iluminismo-antes-de-locke-e-kant.shtml Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Representações de árvore de estrutura de dados, Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_(estrutura_de_dados)#/media/File:Tree_structure_representation.svg Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, leia ou escreva na quadro o objetivo desta aula para os estudantes.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça aos estudantes que se organizem em pequenos grupos e distribua as definições dicionarizadas das palavras “iluminismo”, “liberalismo”, “neoliberalismo”, “razão”, “progresso” e “liberdade” para eles. Uma seleção de trechos das definições, retirados do dicionário Houaiss, está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cR3ejdm9XYNKcnkWuuyr4CttNNzYgthMEDASq8wEKueBwVNVKqR6B7TunsR7/his8-01und01--trechos-de-definicoes-do-dicionario-houaiss-para-os-conceitos-centrais-do-iluminismo-e-do-liberalismo.pdf
Ao lerem individualmente as definições e depois compartilharem seus entendimentos com os colegas, espera-se que os estudantes possam identificar os significados de palavras centrais para a filosofia iluminista, bem como sua presença no mundo contemporâneo. Atue como um mediador da discussão, circulando pelos grupos, e estimule que os alunos estabeleçam relações entre o que o dicionário diz e o uso cotidiano das palavras, no tempo presente, com perguntas como: você já ouviu ou usou esta palavra? Em qual situação? Peça também aos estudantes que empreguem a palavra em uma frase.
É importante chamar a atenção dos estudantes para a data que aparece nas definições, pedindo a eles que levantem hipóteses sobre o seu significado – trata-se do momento em que elas aparecem em português pela primeira vez, porém provoque o questionamento dos estudantes para que eles cheguem a esta conclusão ao invés de apenas informá-los sobre isso. Outra questão fundamental é mediar o uso das definições do dicionário, pois elas possuem algumas particularidades (abreviações como ECON para “economia” ou POL para política, que indicam os contextos em que a palavra tem aquele significado; a classe gramatical das palavras, como “s.m.” para “substantivo masculino” e “s.f.” para “substantivo feminino”).
Uma possibilidade alternativa é trazer dicionários de língua portuguesa diversos, disponíveis na biblioteca da escola, para a sala de aula e distribuir para os estudantes, pois assim eles podem ter contato direto com a experiência de procurar as definições por conta própria. Neste caso, atente para os formatos dos dicionários (alguns não trazem as datas em que as palavras apareceram em português pela primeira vez, outros são mais completos e trazem definições em contextos que extrapolam aqueles explorados nesta aula).
Para você saber mais: A história dos conceitos é a perspectiva historiográfica que orienta a aula. Sobre ela, consulte o artigo: KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, nº 10, 1992, p. 134-146. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1945/1084 Acesso em 4 de novembro de 2018. Observe a diferenciação que o autor faz entre a sincronia e diacronia dos conceitos, pois tê-la em mente pode ajudar na mediação das comparações passado/presente feitas pelos estudantes ao longo da aula.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Sem desfazer os grupos, escolha três estudantes para lerem os três textos abaixo em voz alta para a turma. Dependendo da estrutura da escola, é possível imprimir os trechos das fontes e entregar para os estudantes ou projetar os textos com um data-show para a leitura.
Trecho do livro Dois tratados sobre o governo civil, de John Locke (1689):
Trecho do texto “Resposta à pergunta: o que é Esclarecimento?, de Immanuel Kant (1783):
Trecho do livro A riqueza das nações, de Adam Smith (1776):
Na leitura, os estudantes irão trabalhar com o argumento de que as palavras e os conceitos mudam ao longo do tempo e a História usa a ferramenta da contextualização para explicar essas mudanças. Por isso, comece pedindo aos estudantes que identifiquem as informações sobre as fontes (autor, obra, data de publicação). Na interpretação das fontes pelos estudantes, medeie a identificação dos significados que os conceitos trabalhados na primeira parte ganham em tempo e espaço específicos (Europa dos sécs. XVII-XVIII) nos textos filosóficos. Nem sempre as palavras aparecem explicitamente, mas as ideias discutidas anteriormente estão presentes nos trechos.
Estimule o contraste entre esses significados e o que foi discutido anteriormente, com perguntas como: qual é o tipo de “liberdade” defendida por Locke? E por Kant? E por Smith? O que a “razão” permite, segundo Kant? Por que Locke é considerado um dos principais autores do “liberalismo”? Qual o sentido do “progresso” proposto por Kant? Quais as vantagens do “livre comércio” na visão de Smith e por que ele levaria ao “progresso”?
Para você saber mais: Para entender melhor os sentidos da filosofia iluminista, leia os seguintes perfis de John Locke e Immanuel Kant:
Locke, John. Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/john-locke/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Kant, Immanuel. Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/immanuel-kant/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Assista também os vídeos do canal The School of Life sobre os três filósofos. O canal é de uma organização global focada na produção de conteúdo nas áreas de Filosofia, Cultura, Psicologia etc. Os vídeos estão originalmente em inglês, mas é possível ativar as legendas em português. Eles estão disponíveis nos links:
Locke, The School of Life. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bZiWZJgJT7I Acesso em: 18 de novembro de 2018
Kant, The School of Life. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nsgAsw4XGvU Acesso em: 18 de novembro de 2018
Smith, The School of Life. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ejJRhn53X2M Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Por fim, um debate interessante para contrapor o Iluminismo na Europa dos séculos XVII e XVIII é proposto pelo historiador das ideias Dag Herbjornsrud no texto “Os africanos que propuseram ideias iluministas antes de Locke e Kant”. Folha Uol. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2017/12/1945398-os-africanos-que-propuseram-ideias-do-iluminismo-antes-de-locke-e-kant.shtml Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Para que os alunos possam expressar-se acerca dos conhecimentos desenvolvidos, proponha uma atividade final, dividida em duas etapas:
- Designe um conceito e distribuia uma folha A4 para cada grupo. Peça aos estudantes que escrevam a palavra central e reelaborem a definição do dicionário, relacionando-a com ao menos um dos três textos filosóficos interpretados e localizando no tempo os sentidos das definições.
- Na medida em que os grupos forem concluindo a produção dos verbetes, auxilie a turma na construção coletiva de uma árvore de palavras na qual os conceitos e suas definições reelaboradas sejam organizadas pelos estudantes segundo um critério temporal (a partir de séculos em que surgiram, por exemplo). Peça que um membro de cada grupo leia a definição produzida e justifique sua posição na árvore de palavras para que todos retomem os conceitos e os localizem no tempo, diferenciando seus usos em contextos diversos. De maneira alternativa, os estudantes podem construir a árvore de palavras diretamente no quadro com os recursos adequados (pincel, apagador).
Segue um modelo de resolução para servir de referência neste momento da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D8XRujqWqmfxJGTEbqJuSBpkfFyy4QbnDuAKMAP3gJSQ5QvkNEqSynrQNgtQ/his8-01und01-resolucao-da-atividade.pdf
Lembre-se que ele não deve ser mostrado aos estudantes, pois eles irão fazer suas próprias reelaborações a partir das discussões proporcionadas pela aula.
Para você saber mais: Uma “árvore de palavras” pode ser representada de diferentes formas, de maneira parecida com uma árvore de estrutura de dados na Ciência da computação. É possível acessar alguns modelos no link: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_(estrutura_de_dados)#/media/File:Tree_structure_representation.svg
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicar. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula e as palavras para serem pesquisadas em dicionários. Os alunos podem pesquisar em dicionários virtuais, como o Priberam (disponível aqui). Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Você pode propor que cada grupo pesquise um termo e mande, para a turma, uma explicação sobre ele, através de texto, áudio ou vídeo. Também podem mandar o documento com o significado dos termos e pedir para que alguns alunos ou grupos os sintetizem e relacionem.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos continuem trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe as fontes e os questionamentos propostos nas orientações da etapa e peça para que os alunos reflitam e respondam:
- Qual é o tipo de “liberdade” defendida por Locke? E por Kant? E por Smith?
- O que a “razão” permite, segundo Kant?
- Por que Locke é considerado um dos principais autores do “liberalismo”?
- Qual o sentido do “progresso” proposto por Kant?
- Quais as vantagens do “livre comércio” na visão de Smith e por que ele levaria ao “progresso”?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode propor que cada grupo ou aluno elabore a reescrita de um dos conceitos trabalhados no início da aula e criar um mural (glossário) no Padlet, para que eles enviem as definições. Outra opção é enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
Incentive os alunos a compartilharem as definições com os colegas e comentarem as produções uns dos outros. Considere agendar um momento síncrono, para que os grupos compartilhem as redefinições dos conceitos.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a Enciclopédia Iluminista através de duas matérias, uma da DW Brasil (disponível aqui), e uma da Revista Aventuras na História (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriel Lima
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
Objeto (s) de conhecimento: A questão do Iluminismo e da ilustração.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Palavras-Chave: Iluminismo; liberalismo; história dos conceitos.