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Plano de aula: História das palavras: o Iluminismo e seus conceitos

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

– cópias impressas dos textos e/ou data-show e/ou dicionários de língua portuguesa;

– folhas A4 em branco e/ou quadro com giz/pincel.

Material complementar:

Trechos de definições do dicionário Houaiss para os conceitos centrais do Iluminismo e do liberalismo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cR3ejdm9XYNKcnkWuuyr4CttNNzYgthMEDASq8wEKueBwVNVKqR6B7TunsR7/his8-01und01--trechos-de-definicoes-do-dicionario-houaiss-para-os-conceitos-centrais-do-iluminismo-e-do-liberalismo.pdf

As definições das palavras retiradas do dicionário Houaiss de língua portuguesa possuem a indicação das datas em que elas apareceram pela primeira vez em português, dimensão que será explorada durante a aula.

Trecho do livro Dois tratados sobre o governo civil, de John Locke (1689):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RXbSfJQrx3bnX5ctzVMX6J7bknRsGYzT6PATpJw4q8ptvfJ4y4wNz2khY9mu/his8-01und01--trecho-do-livro-dois-tratados-sobre-o-governo-civil-de-john-locke-1689-1690.pdf

John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, teórico do Estado liberal e um crítico do direito divino dos reis, por isso conhecido como o “pai do liberalismo”. Em Dois tratados sobre o governo civil, publicado em 1689, Locke defende que a função central do Estado é garantir o direito à propriedade privada dos membros da sociedade política, que se juntam por meio de um contrato social. Além de seus trabalhos na área de filosofia política, Locke também foi um teórico do empirismo.

Trecho do texto “Resposta à pergunta: o que é Esclarecimento?”, de Immanuel Kant (1783):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vPwGZ6RnuzgajrDmMFpYryweqvFyQjwbp6xea9w6tvnDtgstv3hVBT2y6V4W/his8-01und01--trecho-do-texto-resposta-a-pergunta-o-que-e-esclarecimento--de-immanuel-kant-1783.pdf

Immanuel Kant (1724-1804) nasceu na Prússia Oriental e foi um dos maiores filósofos do século XVIII. Publicou Crítica da razão pura (1781) e Crítica da razão prática (1788), além de tratados nas áreas de estética e filosofia moral. Ao ser questionado por um jornalista sobre o que era o esclarecimento, ele sistematizou a teoria do conhecimento característica do iluminismo. Defendeu o racionalismo e a liberdade de questionamento, em contraponto à autoridade do conhecimento típica do Antigo Regime e da teoria escolástica.

Trecho do livro A riqueza das nações: uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, por Adam Smith (1776): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fneAu4YwU5K6TGJCAZC5W5MpYwskBGQauJNTPGDac72wvVGuufMhPkNMjMV/his8-01und01--trecho-do-livro-a-riqueza-das-nacoes-de-adam-smith-1776.pdf

Adam Smith (1723-1790) foi um economista e filósofo escocês. No chamado “século das luzes”, foi um dos principais autores a criticar os privilégios de nascimento e as políticas econômicas intervencionistas do mercantilismo, característicos da sociedade de Antigo Regime. Em A Riqueza das nações (1776), Smith desenvolveu a noção de “mão invisível” para explicar a auto-regulação dos mercados por meio da lei de oferta e demanda. Seu pensamento foi fundamental para o liberalismo econômico, tendo sido retomado pelo neoliberalismo a partir da década de 1970.

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que não fornecer a eles as Informações básicas sobre as fontes históricas antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, nº 10, 1992, p. 134-146. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1945/1084 Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Immanuel Kant, Guia do estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/immanuel-kant/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Immanuel Kant, The School of Life (vídeo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nsgAsw4XGvU Acesso em: 18 de novembro de 2018.

John Locke, Guia do estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/john-locke/) Acesso em: 18 de novembro de 2018.

John Locke, The School of Life (vídeo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bZiWZJgJT7I Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Adam Smith, The School of Life (vídeo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ejJRhn53X2M Acesso em: 18 de novembro de 2018.

HERBJORNSRUD, Dag. Os africanos que propuseram ideias iluministas antes de Locke e Kant. Folha de S. Paulo, 24/12/2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2017/12/1945398-os-africanos-que-propuseram-ideias-do-iluminismo-antes-de-locke-e-kant.shtml Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Representações de árvore de estrutura de dados, Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_(estrutura_de_dados)#/media/File:Tree_structure_representation.svg Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, leia ou escreva na quadro o objetivo desta aula para os estudantes.

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