Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Iluminismo em Cena
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Iluminismo em Cena
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi pensado para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Seu objetivo principal é que os estudantes consigam identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo por meio do estudo dos principais filósofos iluministas.
Nesta aula, os estudantes apresentam suas produções para toda a turma. Após cada apresentação, grupos e professor analisam a conversa criada, identificando e analisando os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo econômico que foram apresentados. Por fim, os estudantes devem realizar a autoavaliação da sua participação na prática.
É esperado que, durante todo o plano de aula, os alunos tenham uma “atitude historiadora”, como preconizado na BNCC, analisando as fontes apresentadas, realizando pesquisas, utilizando IA de forma crítica e construindo o conhecimento histórico. Desta forma, não dê respostas prontas durante as atividades, mas auxilie os estudantes, realizando perguntas que facilitem a análise das fontes, a realização das atividades e a produção do conhecimento.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.
Projetor multimídia ou seis imagens produzidas pelos grupos, impressas. - Recursos Educacionais Digitais:
Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations. - Materiais diversos:
Imagens produzidas pelos grupos impressas, caso não disponha de um projetor multimídia.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- A questão do Iluminismo e da ilustração.
Prática de Linguagem
- Produção de texto.
- Oralidade.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo por meio do estudo dos principais filósofos iluministas.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura Digital.


Aula
Antes da aula
Retome a aula anterior para a turma, descrevendo o que foi feito: formação dos grupos, escolha de 2 personagens históricos por grupo, pesquisa individual sobre os personagens, produção de conversa entre os personagens com uso de IA.
Explique resumidamente este plano de aula: os estudantes apresentam suas produções para toda a turma. Após cada apresentação, estudantes e professor analisam a conversa criada, identificando e analisando os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo econômico que foram apresentados. Por fim, os estudantes devem realizar a autoavaliação da sua participação na prática.
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 min
Esta aula foi pensada para ter duração de 50 minutos e tem por principais objetivos o compartilhamento entre os estudantes de suas produções e a avaliação da prática como um todo. Seguindo o roteiro de trabalho abaixo:
ANEXO 1
Roteiro de trabalho Aula • Grupo apresenta sua imagem e pequena apresentação sobre a vida e obra dos dois personagens para toda a turma. • Cada grupo realiza a encenação da conversa entre seus personagens. • Toda a turma discute sobre os conceitos iluministas destacados nas apresentações. • Cada aluno preenche sua autoavaliação de participação na prática. |
Durante as apresentações, toda a turma faz a análise, a reflexão e a discussão das principais ideias iluministas citadas, relacionando-as com o mundo atual. No final da aula, os estudantes realizam uma autoavaliação.
Durante toda a aula, os estudantes permanecem sentados em fileiras ou em semicírculo, de forma a garantir que todos estejam de frente para as apresentações. Se possível, utilize um projetor para mostrar para a turma as imagens produzidas por IA, do contrário, imprima as imagens em tamanho grande.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO