Plano de Aula

Plano de aula: Iluminismo em Cena

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Iluminismo em Cena

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi pensado para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Seu objetivo principal é que os estudantes consigam identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo por meio do estudo dos principais filósofos iluministas.

Nesta aula, os estudantes apresentam suas produções para toda a turma. Após cada apresentação, grupos e professor analisam a conversa criada, identificando e analisando os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo econômico que foram apresentados. Por fim, os estudantes devem realizar a autoavaliação da sua participação na prática.

É esperado que, durante todo o plano de aula, os alunos tenham uma “atitude historiadora”, como preconizado na BNCC, analisando as fontes apresentadas, realizando pesquisas, utilizando IA de forma crítica e construindo o conhecimento histórico. Desta forma, não dê respostas prontas durante as atividades, mas auxilie os estudantes, realizando perguntas que facilitem a análise das fontes, a realização das atividades e a produção do conhecimento.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.

    Projetor multimídia ou seis imagens produzidas pelos grupos, impressas.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.

  • Materiais diversos:
    Imagens produzidas pelos grupos impressas, caso não disponha de um projetor multimídia.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • A questão do Iluminismo e da ilustração.

Prática de Linguagem

  • Produção de texto.
  • Oralidade.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo por meio do estudo dos principais filósofos iluministas.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura Digital.

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Aula

Antes da aula

Retome a aula anterior para a turma, descrevendo o que foi feito: formação dos grupos, escolha de 2 personagens históricos por grupo, pesquisa individual sobre os personagens, produção de conversa entre os personagens com uso de IA.

Explique resumidamente este plano de aula: os estudantes apresentam suas produções para toda a turma. Após cada apresentação, estudantes e professor analisam a conversa criada, identificando e analisando os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo econômico que foram apresentados. Por fim, os estudantes devem realizar a autoavaliação da sua participação na prática.

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 min

Esta aula foi pensada para ter duração de 50 minutos e tem por principais objetivos o compartilhamento entre os estudantes de suas produções e a avaliação da prática como um todo. Seguindo o roteiro de trabalho abaixo:

ANEXO 1

Roteiro de trabalho

Aula

• Grupo apresenta sua imagem e pequena apresentação sobre a vida e obra dos dois personagens para toda a turma.

• Cada grupo realiza a encenação da conversa entre seus personagens.

• Toda a turma discute sobre os conceitos iluministas destacados nas apresentações.

• Cada aluno preenche sua autoavaliação de participação na prática.

Durante as apresentações, toda a turma faz a análise, a reflexão e a discussão das principais ideias iluministas citadas, relacionando-as com o mundo atual. No final da aula, os estudantes realizam uma autoavaliação.

Durante toda a aula, os estudantes permanecem sentados em fileiras ou em semicírculo, de forma a garantir que todos estejam de frente para as apresentações. Se possível, utilize um projetor para mostrar para a turma as imagens produzidas por IA, do contrário, imprima as imagens em tamanho grande.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO