Monumento “Le maroon”
Plano de Aula
Plano de aula: Liberdade, igualdade e fraternidade no Haiti (XIX)
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência da América Latina
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Imagem do monumento Le Maroon
- Mapa do Haiti - localização
- Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de 1793, publicado na França durante a Revolução Francesa. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eNWKM2DH3bcsSjQudYBmnWqH2pDKa7N7ECBrpGdNjN5Bnx9NxgqbagphPZXS/his8-13und04-declaracao-dos-direitos-do-homem-e-do-cidadao.pdf
- Carta de Independência do Haiti
- Trecho de uma carta ao Governador das armas da Bahia sobre a possibilidade de uma rebelião de escravizados. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G26VGr3a95fy3jAPMUnXUGtH6PB9W83R4Zz8Rq3bZpPatEFSsnSBt9QhewEm/his8-13und04-carta-bh.pdf
Para saber mais:
11 lugares de memória da escravidão na África e no Caribe. Fonte: Geledés. Disponível em: https://www.geledes.org.br/11-lugares-de-memoria-da-escravidao-na-africa-e-no-caribe/ Acesso em: 9 de março de 2019.
Notícia de 2010 sobre o encontro do documento mais importante sobre a Independência do Haiti.
Disponível em: https://blog.nationalgeographic.org/2010/04/04/haiti-founding-document-discovered-in-britains-archives/ Acesso em: 22 de fevereiro de 2019.
Epígrafes: https://www.significados.com.br/epigrafe/ Acesso em: 9 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: O objetivo desse plano de aula é que os estudantes reflitam sobre os conceitos de liberdade e cidadania no contexto da Independência do Haiti, como foram influenciados pela Revolução Francesa e como houve medo de uma revolta de escravizados no Brasil,
que pudesse ser influenciada pela Independência do Haiti.
Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e
faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: O Contexto está dividido em dois slides e tem por objetivo resgatar referências quanto ao Haiti na atualidade, para aproximar os estudantes sobre este país em estudo. Em um primeiro momento os estudantes terão contato com um monumento que em homenagem à revolta dos escravizados que deu origem à Independência do país, em 1804. Observe como a figura usa uma concha como trombeta para convocar os negros à luta. A perna esquerda estendida tem correntes quebradas e a mão direita segura um facão.
Após a observação faça as seguintes perguntas direcionadoras:
- O que a figura está segurando na mão direita? E para que ele era usado? (Espera-se que os estudantes reconheçam que é um facão, que era usado como instrumento de trabalho, mas também poderia ser usado como arma.)
- A perna esquerda da figura tem correntes quebradas, o que isso pode significar? (Espera-se que os estudantes respondam que é a liberdade, pois a Independência do Haiti foi conquistada por um movimento de escravizados.)
- Qual poderia ser a finalidade da concha que a figura leva à boca? (Espera-se que os estudantes respondam que a concha levada à boca poderia funcionar como trombeta para convocar os escravizados à luta pela Independência.)
Link para impressão de doc. : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rb7M8H9tYc8HjEPMUJ6rsHkhG58tpHZDqhnjVcDkFYTAja8sMgq3SHUnE2Jv/his8-13und04-monumento-le-maroon.pdf
Para saber mais:
11 lugares de memória da escravidão na África e no Caribe. Disponível em: https://www.geledes.org.br/11-lugares-de-memoria-da-escravidao-na-africa-e-no-caribe/ Acesso em: 9 de março de 2019.
Contexto
Orientações: Neste momento é importante localizar geograficamente o Haiti para desfazer a confusão comum de que o Haiti faz parte do continente africano.
Apresente o mapa da América central para os estudantes para que eles identifiquem onde fica o Haiti. Faça as seguintes perguntas para os estudantes:
- Conseguem localizar o Haiti no mapa? (Espera-se que os estudantes falem a localização geográfica do Haiti no mar do Caribe.)
- Como se chama este pedaço do continente americano que aparece no mapa? (É esperado que os estudantes reconheçam a América Central.)
Link do mapa para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YbEQgbeCvyHX3bT639U6E5Dm2dCxzswM3bj7AXMY4bXPUBwqVmWvMFcnN9Dt/his8-13und04-mapa-do-haiti-localizacao.pdf
Fonte da imagem: Wikipedia Commons. Disponível em : https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c1/Mapa_america_central_caribe.svg/378px-Mapa_america_central_caribe.svg.png Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: A Problematização está dividida em três slides, cada slide propõe a leitura e análise de um documento, que deverá ser projetado ou impresso e fornecido aos estudantes. O objetivo desta etapa é compreender como foram fundamentadas as noções de liberdade e cidadania existentes em torno da revolução haitiana e sua repercussão.
O primeiro documento a ser estudado é a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de 1793, publicado na França durante a Revolução Francesa.
Solicite que os estudantes façam a leitura do texto e, quando concluírem, direcione as seguintes perguntas para auxiliar em sua análise:
- Segundo o Preâmbulo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, quem a escreveu? (É esperado que os estudantes respondam
que foi o povo francês.) - Por que era importante declarar o fim de toda instituição social? (Para acabar com a tirania.)
- Qual era o fim (objetivo) da sociedade? (A felicidade comum.)
- Quais os direitos naturais imprescindíveis? (Liberdade, igualdade, segurança e a propriedade.)
- O que é igualdade? (Todos os homens são iguais por natureza e diante da lei.)
- O que é liberdade? (A liberdade é o poder que pertence ao homem de fazer tudo quanto não prejudique os direitos do próximo: ela tem por princípio a natureza; por regra a Justiça; por salvaguarda a lei; seu limite moral está nesta máxima: - “Não faça aos outros o que não quiseres que te fizessem”.
- O que fala sobre escravidão? (Todo homem pode empenhar seus serviços, seu tempo; mas não pode vender-se nem ser vendido. Sua pessoa não é propriedade alheia. A lei não reconhece domesticidade; só pode existir um penhor de cuidados e de reconhecimento entre o homem que trabalha e aquele que o emprega.)
- O que fala sobre opressão? (A resistência à opressão é a consequência dos outros direitos do homem.)
- O que fala sobre revoltas? (Quando o governo viola os direitos do povo, a revolta é para o povo e para cada agrupamento do povo o mais sagrado dos direitos e o mais indispensável dos deveres.)
Problematização
Orientações: Após a leitura e análise da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, escrita durante a Revolução Francesa, os estudantes irão ler a Declaração de Independência do Haiti, que era colônia francesa e tornou-se independente em 1804. Além disso, deverão observar a informação de que 80% da população haitiana era de pessoas escravizadas pelos franceses naquele contexto.
Projete ou entregue o texto impresso para a turma e após a sua leitura faça as seguintes perguntas direcionadoras, para auxiliar em sua análise:
- Qual era o objetivo da Reunião do Exército nativo a quem a declaração se dirigia? (Assegurar a felicidade do país.)
- Qual era o exemplo terrível, mais justo, da vingança forjada de um povo orgulhoso da sua liberdade queria dar aos outros países? (A possibilidade de tornar-se livre e garantir a sua liberdade.)
- Qual seria o primeiro povo a ser aterrorizado por esta vingança? (Os franceses.)
- Qual era a ousadia exposta dos haitianos? (Eles ousaram ser livres.)
- O que acontecerá com os inimigos da Independência? (Eles serão perseguidos continuamente.)
- Sabendo que o Haiti era uma colônia francesa, é coerente que o mesmo povo francês que escreveu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em 1893 ainda quisesse manter escravos na sua colônia em 1804? (Espera-se que os estudantes expressem como a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão não condizia com a escravidão e que manter o Haiti com escravizados era inadmissível perante este documento.)
Link para impressão do doc: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pJzeaNQ3SRCS4gPBATfCQggV48fVWfSCpdVbaDqnnsysPt595tgpxf85HKQx/his8-13und04-carta-de-independencia-do-haiti.pdf
Carta de Independência do Haiti, imagem disponível em: http://www.dloc.com/UF00099542/00001/2x?search=declaration+%3dindependence Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Para saber mais:
Veja a notícia de 2010 sobre o encontro do documento mais importante sobre a Independência do Haiti.
Disponível em: https://blog.nationalgeographic.org/2010/04/04/haiti-founding-document-discovered-in-britains-archives/ Acesso em: 22 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Neste momento os estudantes irão ler uma notícia que se refere à Revolta dos Escravizados do Haiti, demonstrando o medo de que esta rebelião influenciasse e incentivasse uma revolução semelhante no Brasil, neste caso não se refere à Independência do Brasil, mas a um possível movimento de libertação dos escravos.
De acordo com o historiador João José Reis, na Bahia o período entre 1807 e 1835 foi o que teve maior número de revoltas , que repercutiram em todo o Brasil fazendo com que os senhores temessem e os escravizados aplaudissem e copiassem estes movimentos. Os escravizados baianos foram expostos às influências de revoltas escravizados que chegavam da África, que transplantaram para a Bahia as rivalidades tribais ocorridas
em seu local de origem e as influências da bem-sucedida ilha do Caribe que conseguiu a independência e a libertação dos escravizados. Durante os tumultos da Independência na Bahia, temia-se fervorosamente que o evento de São Domingos se repetisse ali, sem menosprezar o potencial revolucionário dos escravizados que estavam na Bahia. As alarmantes notícias sobre os frequentes levantes escravos na Bahia chegaram a Portugal por meio de cartas que diziam “Se faltasse a tropa, eram outros São Domingos (REIS, João José, “Nos achamos em campo a tratar de liberdade”: a resistência escrava no Brasil oitocentista. Revista Projeto Raça, Desenvolvimento e Desigualdade Social, UFB, p. 7.)
Após a leitura do texto faça as seguintes perguntas direcionadoras aos estudantes:
- Como podemos saber que o alerta era a respeito de uma possível rebelião de escravizados? (Saudaram três vezes, inspirados na rebelião dos escravizados no Haiti.)
- A frase “A igualdade de sangue e de direitos” demonstra a inspiração em qual documento? (Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão escrito na Revolução Francesa.)
- O que pode significar o “Acudir enquanto é tempo”? (Antes de a rebelião de escravizados acontecer ela deveria ser suprimida.)
Trecho de uma Carta ao Governador das armas da Bahia sobre a possibilidade de uma rebelião de escravizados. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G26VGr3a95fy3jAPMUnXUGtH6PB9W83R4Zz8Rq3bZpPatEFSsnSBt9QhewEm/his8-13und04-carta-bh.pdf Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Individualmente, ou em pequenos grupos, os estudantes deverão escrever uma epígrafe para o monumento que tiveram contato
no início da aula reconhecendo a História independentista daquele país como uma importante referência internacional nas lutas anticolonialistas.
Entregue para cada estudante (ou grupo) uma folha para ser escrita a epígrafe.
Documento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a4Ua9ZKx2gX984KfvupX7vf4DvTRr7HAhkSuAhMqFjxqAbFFsXNKkV7XusyY/his8-13und04-epigrafe.pdf
Oriente para que os estudantes registrem nas epígrafes sobre o que aprenderam na aula, espera-se que demonstrem sobre a importância de que a conquista da Independência no país tenha sido um processo popular e relacionado ao fim da escravidão.
Fonte do texto: https://www.significados.com.br/epigrafe/ Acesso em: 9 de março de 2019.
Para saber mais:
Para saber mais sobre epígrafes: https://www.significados.com.br/epigrafe/ Acesso em: 9 de março de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula, as fontes propostas e os questionamentos. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletirem:
- O que a figura representada no monumento está segurando na mão direita? Para que este objeto é usado?
- A perna esquerda da figura tem correntes quebradas, o que isso pode significar?
- Qual poderia ser a finalidade da concha que a figura leva à boca?
Questões para responderem:
- Qual pode ter sido a intenção do artista ao criar o monumento Le Maroon? Que mensagem ele passa?
- Você consegue localizar o Haiti no mapa? Em que parte do continente americano ele fica?
Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam, enviem as respostas e debatam. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes da problematização junto com alguns questionamentos para orientar a análise:
Questões para refletirem:
Trecho da Declaração de Direitos
- Segundo o Preâmbulo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, quem a escreveu?
- Por que era importante declarar o fim de toda instituição social?
- Qual era o fim (objetivo) da sociedade?
- Quais são os direitos naturais imprescindíveis?
Trecho da Carta de Independência do Haiti
- Qual era o objetivo da Reunião do Exército nativo a quem a carta se dirigia?
- Qual era o exemplo terrível, mais justo, da vingança forjada de um povo orgulhoso da sua liberdade queria dar aos outros países? Qual seria o primeiro povo a ser aterrorizado por esta vingança?
- Qual era a ousadia exposta dos haitianos?
- O que aconteceria com os inimigos da Independência?
Trecho da carta ao Governador das armas da Bahia
- Como podemos saber que o alerta era a respeito de uma possível rebelião de escravizados?
Questões para responderem:
Trecho da Declaração de Direitos
- O que são a liberdade e a igualdade de acordo com a Declaração de Direitos?
- O que ela fala sobre escravidão? E sobre opressão e revoltas?
Trecho da Carta de Independência do Haiti
- Sabendo que o Haiti era uma colônia francesa, é coerente que o mesmo povo francês que escreveu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em 1893 ainda quisesse manter pessoas escravizadas na sua colônia em 1804?
Trecho da carta ao Governador das armas da Bahia
- A frase “A igualdade de sangue e de direitos” demonstra a inspiração em qual documento?
- O que pode significar o “Acudir enquanto é tempo”?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios e vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido, e acrescentando informações.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar o modelo que consta nos materiais e pedir para que se baseiem nele para fazer as epígrafes para o monumento.
Você também pode propor que escrevam textos, façam desenhos, poesias etc., para registrarem a história da independência do Haiti.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniele Souza
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de Independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI13 Analisar o processo de Independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Palavras-chave: Colônia, independência, Haiti, revolta de escravizados.