Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envia o objetivo da aula, as fontes propostas e os questionamentos. Se possível, envie um link para que os alunos possam ouvir as músicas no Youtube. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletirem:
- Você já conhecia Bob Marley ou alguma de suas músicas?
- Nas músicas apresentadas, Bob Marley estava fazendo algum tipo de protesto?
- Além de cantor, quais os outros motivos que tornaram Bob Marley mundialmente conhecido?
- Qual é a distinção existente na condecoração “Order of the National” entregue ao cantor Bob Marley?
- Qual a relação de Bob Marley com a Jamaica?
Questões para responderem:
- As duas músicas falam sobre escravidão. Como podemos perceber isso?
- Qual a medalha que a ONU concedeu a Bob Marley? Por quê?
- Você consegue localizar neste mapa a Jamaica e o Haiti? A qual continente a Jamaica e o Haiti pertencem?
Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam, enviem as respostas e debatam. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes da problematização junto com alguns questionamentos, para orientar a análise:
- Quanto tempo durou a revolta de escravizados na Jamaica? Qual foi o seu desfecho?
- Quanto tempo durou a revolta de escravizados em Saint Domingue (Haiti)? Qual foi o seu desfecho?
- Como o historiador Edward Long refere-se à revolta de escravizados na Jamaica em 1774?
- Quais os países que colonizaram a Jamaica e o Haiti?
- Quando o Haiti conseguiu sua independência?
- Quando a Jamaica conseguiu sua independência?
- Qual dos dois países é o mais populoso?
- Qual o país que, segundo o IDH, apresentava melhor qualidade de vida para sua população em 2017?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios e vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode propor que eles enviem as estrofes por escrito ou propor que façam as estrofes como uma paródia de uma música reggae, e gravem as próprias versões.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer mais músicas de Bob Marley no Youtube.
Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).