Plano de Aula

Plano de aula: A independência do Haiti e as rebeliões de escravizados no Brasil

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência do Haiti

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para preparar melhor esta aula, confira outras aulas que tratam sobre a Independência do Haiti: há uma aula tratando especificamente da Independência (seus líderes, causas e efeitos), outra relacionando o processo haitiano à Revolução Francesa e outra percebendo o impacto da Independência do Haiti nas demais independências latino-americanas.

Materiais necessários: Data show para projetar as imagens. Se não houver esta possibilidade, levar a cópia impressa da imagem, do mapa e dos textos.

Material complementar:

Contexto - Trecho de reportagem:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QZPkssFjMK5stuwpEf85u8pDZpFvcEf97hz8pRGEtwtxxeJJkjkURZ7Wdvhd/contexto.pdf

Problematização - Documentos para analisar com a turma:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QhnVCGx7BtGRG5ZupFaJNsvNkQMuKtCh5nDkQEgwkEdfaSAMCRD7cFeveM63/documentos-da-problematizacao.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante não fornecer a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

ANDRADE, Marcos Ferreira. Imprensa moderada e escravidão: o debate sobre o fim do tráfico e temor do haitinismo no Brasil Regencial (1831-1835). Disponível em: http://www.escravidaoeliberdade.com.br/site/images/Textos4/marcosferreiradeandrade.pdf Acesso em: 10/1/2019.

FONTELLA, Leandro Goya; MEDEIROS, Elisabeth Weber. Revolução haitiana: o medo negro assombra a américa. Disciplinarum Scientia| Ciências Humanas, v. 8, n. 1, p. 59-70, 2007. Disponível em: https://periodicos.unifra.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1669/1574 . Acesso em: 10/12/2018.

GOMES, Flávio. Experiências transatlânticas e significados locais: idéias, temores e narrativas em torno do Haiti no Brasil escravista. Tempo, n. 13, p. 209-246, 2002. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1670/167018088008.pdf . Acesso em: 10/12/2018.

NASCIMENTO, Washington Santos. Além do medo: a construção de imagens sobre a revolução haitiana no Brasil escravista (1791–1840). Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas, v. 10, n. 18, p. 469-488, 2015. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/771/740 . Acesso em: 10/12/2018.

NASCIMENTO, Washington Santos. “São Domingos, o grande São Domingos”: repercussões e representações da Revolução Haitiana no Brasil escravista (1791-1840). Dimensões, nº 21, 2008. Disponível em: http://www.publicacoes.ufes.br/dimensoes/article/viewFile/2486/1982 .
Acesso em: 10/12/2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado no fim da aula.

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