Mapa das Populações Nativas dos EUA entre 500 e 1300 d
Plano de Aula
Plano de aula: Independência dos EUA e a noção de liberdade sob a ótica social
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência da América Latina
Sobre este plano
Orientações: Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade
EF 08H13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor para os slides (ou impressões dos slides para ser analisados).
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos estudantes escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
O objetivo do Contexto desta aula é que os estudantes vejam como a percepção acerca dos imigrantes mudou para o governo dos EUA, como é no presente e como foi no passado colonial. Começando com uma manchete atual, os estudantes poderão perceber como os EUA têm uma política de imigração muito restritiva.
Faça a leitura coletiva da manchete e faça as seguintes perguntas para os estudantes:
- Como são tratados os imigrantes considerados ilegais para os EUA? (Espera-se que os estudantes digam que os imigrantes considerados ilegais são deportados, inclusive separando famílias inteiras.)
- Qual é o objetivo dos imigrantes ao entrar nos EUA? (Espera-se que os estudantes associem a resposta ao significado da palavra imigrante e respondam que os imigrantes entram em um país estrangeiro com o objetivo de residir ou trabalhar neste país.)
Manchete disponível em:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/07/eua-deportaram-463-imigrantes-ilegais-sozinhos-sem-os-filhos.html Acesso em: 6 de fevereiro de 2019.
Como adequar à sua realidade:
Caso a região onde a escola está seja um local que recebe ou recebeu muitos imigrantes é oportuno que os estudantes possam compartilhar o que conhecem sobre esta realidade. Como estes imigrantes vieram? Por que saíram de seus países de origem? são perguntas pertinentes para pensar no contexto em que a imigração acontece.
Para você saber mais:
Sobre a imigração ilegal nos Estados Unidos, com uma análise conjuntural a partir de uma perspectiva histórica. Trabalho disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/28365 (Acesso em: 6 de fevereiro de 2019).
Link para impressão de doc.: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rVjJXXeBZgqWd6yVntXcJpaGAHSAyJPpDkWrTN8RjEK9nUzVMDSbp95P8vDz/his8-13und02-manchete.pdf
Reportagem disponível em da manchete disponível em:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/07/eua-deportaram-463-imigrantes-ilegais-sozinhos-sem-os-filhos.htmlAcesso em: 6 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
A Problematização está dividida em quatro partes, os trechos da Declaração dos Estados Unidos, o mapa dos principais grupos culturais nativos dos EUA, um texto sobre as relações entre colonos, escravos e servos e a tradução de uma parte do poema de Emma Lazzarus, que está afixado na estátua da liberdade. O objetivo da Problematização desta aula é o estudante perceber as relações com os diferentes grupos de pessoas que compunham a população americana e comparar o valor dado aos imigrantes no contexto da Independência dos EUA e nos dias atuais.
Leia com os estudantes o trecho selecionado da tradução da Declaração de Independência dos Estados Unidos, de 1776. O objetivo é que eles percebam como os imigrantes eram vistos pelos EUA como bem-vindos para povoar o EUA e no contexto da Independência, um dos motivos listados para a separação eram os impedimentos criados pelo governo inglês de estrangeiros emigrarem para os EUA.
Faça as seguintes perguntas para a análise da fonte:
- Quais eram os países ligados por “laços políticos” que seriam dissolvidos? (Espera-se que os estudantes concluam que os EUA estavam dissolvendo os laços com a Inglaterra.)
- Qual causa está explícita na fonte que justifica a dissolução destes laços? (Espera-se que os estudantes respondam que é o impedimento do povoamento dos EUA dificultando as migrações para as treze colônias.)
Declaração da Independência dos Estados Unidos (1776) disponível em: http://www.arqnet.pt/portal/teoria/declaracao_vport.html
Acesso: em 6 de fevereiro de 2019.
Link para a impressão do doc. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wEeP5N9BHmHXCtskdW3ah5tR8AEPNzHYGTY7PNXEQ7FDM67Kwr2VXMUM89R4/his-13und02-declaracao-de-direitos-eua.pdf
Para saber mais:
Tradução da Declaração de Independência dos Estados Unidos completa disponível em: http://www.arqnet.pt/portal/teoria/declaracao_vport.html Acesso em: 6 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações:
Neste momento o mapa dos EUA com os principais grupos culturais originais do território norte-americano será apresentado para os estudantes. Com ele os estudantes poderão refletir sobre o fato de que já existiam povos habitando o território que foi colonizado pelos ingleses. Vale lembrar que os Estados Unidos não tinham este tamanho de território quando aconteceu a Proclamação da Independência, ele se limitava à Costa Leste deste mapa, ou seja, às treze colônias.
Faça as seguintes perguntas direcionadoras:
- Quem eram os habitantes do território antes da colonização dos ingleses nos Estados Unidos? (Os estudantes podem responder o nome dos povos que aparecem nos mapas.)
- Os ingleses, quando chegaram para colonizar estes territórios, consideravam estas nações como as que eram “donas” do território? (Espera-se que os estudantes possam refletir sobre como os ingleses não consideravam a prerrogativa destas nações como os “donas” desse territórios.)
Link para impressão do doc. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eXj4Mh5uarDwNdN2EZkBwZazNcDKYukHgHC6gPyc4VGJ7U9prZnW7DbHSvKp/mapa-das-populacoes-nativas-dos-eua-entre-500-e-1300-d.pdf
Mapa com as populações nativas dos Estados Unidos.
Departamento de Estado dos Estados Unidos, Um esboço da História americana - Escritório de Assuntos Públicos, 2012 p.22
Disponível em: https://photos.state.gov/libraries/amgov/30145/publications-portuguese/OutlineofUSHistory_Portuguese.pdf Acesso em: 6 de fevereiro de 2019.)
Como adequar a sua realidade:
Se na sua região ou cidade houve confronto entre populações originais e colonizadores as informações podem ser usadas para que os estudantes percebam que a colonização de exploração tratou de forma semelhante todas as nações consideradas inferiores pelos europeus.
Para saber mais:
Texto sobre as relações entre colonos e índios, são relatadas as primeiras relações dos colonos dos EUA com as populações que já estavam neste território, também é possível perceber que haviam outros povos europeus além dos ingleses no processo de colonização.
Departamento de Estado dos Estados Unidos, Um esboço da História Americana - Escritório de assuntos públicos, 2012 p.17-18
Disponível em: https://photos.state.gov/libraries/amgov/30145/publications-portuguese/OutlineofUSHistory_Portuguese.pdf Acesso em: 6 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações:
Neste momento entregue para os estudantes cópias do texto “Colonos, escravos e servos”, para que seja lido por eles.
Documento: Colonos escravos e servos
O objetivo é que os estudantes conheçam o cenário composto de diferentes papéis sociais que havia entre os colonizadores. Eles irão perceber que os brancos poderiam servir por um tempo e conseguir liberdade e terra, e como isso foi negado aos escravizados africanos. Para a interpretação do texto faça as seguintes perguntas direcionadoras que deverão ser respondidas oralmente.
- Todas as pessoas que chegavam na América estavam convictos de imigrar e construir uma nova vida, ou muitos eram convencidos a isso? (Espera-se que os estudantes respondam que muitos eram persuadidos, convencidos, graças às propagandas das oportunidades que a Colônia poderia oferecer.)
- A migração para a Colônia poderia servir como pena alternativa aos condenados? (Espera-se que os estudantes digam que, segundo o documento, juízes davam a alternativa da migração para a colônia da Geórgia como alternativa à pena de reclusão.)
- Qual era o papel dos comandantes dos navios na migração para as colônias? (Os comandantes dos navios recebiam recompensas para conseguir migrantes contratados que eram convencidos a migrar, todos os métodos eram empregados, de promessas até sequestro, para colocar o maior número possível de pessoas no barco.)
- Como eram financiadas as passagens dos migrantes para as colônias? (As despesas de transporte e manutenção eram pagas por agências colonizadoras, como a Companhia da Virgínia e a da Baía de Massachusetts. Em troca, os servos contratados concordavam em trabalhar para as agências como trabalhadores sob contrato, geralmente por um prazo de quatro a sete anos. Liberados do compromisso no fim desse período, eles recebiam “taxas de liberdade”, o que às vezes incluía um pequeno lote de terra.)
- Como foi a vinda de pessoas escravizadas para a colônia? (Os primeiros africanos foram trazidos para a Virgínia em 1619, apenas 12 anos após a fundação de Jamestown. Inicialmente, muitos eram considerados como servos contratados, que poderiam trabalhar e pagar pela sua liberdade. Mas, já na década de 1660, com o crescimento na demanda por mão de obra nas plantações das colônias do Sul, a instituição da escravatura começou a se consolidar e os africanos passaram a ser trazidos para a América algemados, condenados a uma vida inteira de servidão involuntária.)
- Por que era preciso que imigrantes fossem trabalhar nos EUA? (Espera-se que os estudantes reflitam e concluam que a mão de obra imigrante era fundamental para o crescimento da colônia, sua exploração e o lucro da metrópole.)
Para saber mais:
É possível acessar informações sobre a chegada de imigrantes ao Brasil pelo site do Museu da Imigração em SP, há um registro dos navios que trouxeram diferentes imigrantes que pode servir como exemplo e aproximação: http://museudaimigracao.org.br/ Acesso em: 13 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações:
Após conhecer o contexto da colonização e os diferentes grupos que compunham a colônia norte-americana, a leitura coletiva da tradução do poema de Emma Lazarus (1849-1889) “The new colossus”, gravado no pedestal da Estátua da Liberdade, em New York, deverá levar à reflexão sobre qual era a expectativa para os imigrantes nos EUA. O poema revela uma visão acerca dos migrantes, como bem-vindos à terra da Estátua da Liberdade.
Disponível em: https://portvitoria.com/emma-lazarus-1849-1887-2/ (Acesso em: 6 de fevereiro de 2019.)
Link para impressão do doc. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nynXezncQZMJCNvzxwC3DBaBnPS6yB4WQcnmG2fmJcbJvcPdbda7DfdkMCwb/his8-13und02-poema.pdf
Após a leitura do poema faça as seguintes perguntas direcionadoras para análise do poema:
- Quem é “ela” que grita com lábios silenciosos segundo o poema? (Espera-se que os estudantes respondam que é a Estátua da Liberdade.)
- Quais eram as antigas terras que manteriam sua pompa histórica? (A Europa, a Inglaterra, os países colonizadores.)
- Quais são as pessoas a quem está erguido o farol junto ao portal dourado, que representa o EUA? (Os fatigados - cansados -, os pobres, as massas encurraladas ansiosas por respirar liberdade, as pessoas que não têm onde morar (refugo das costas apinhadas, os náufragos (arremessados pelas tempestades.)
- E hoje quem são estas pessoas a quem o poema da Estátua da Liberdade prometia luz (farol) e abrigo (portal dourado)? (Os estudantes podem refletir sobre as pessoas pobres, refugiadas de guerra e em busca de oportunidades para uma vida melhor.)
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
1- Separe a turma em grupos.
2- Em grupos, os estudantes deverão escrever novos poemas que reflitam a história da relação dos EUA com os imigrantes.
Os poemas poderão ter como referência os textos e as imagens analisados durante a aula.
3- Lembre os estudantes que os poemas deverão contemplar as nações indígenas, os escravizados e demais povos que fizeram parte da formação dos EUA. Deixe o trecho do poema “The Colossus” para que os estudantes produzam uma paródia com base nele.
4- Os poemas poderão ser expostos em local apropriado na escola para ser lidos por outros estudantes.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envia o objetivo da aula, a manchete do jornal G1 e os questionamentos e peça para que os alunos debatam sobre elas. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Como são tratados os imigrantes considerados ilegais nos EUA?
- Qual pode ser o objetivo destas pessoas ao migrarem para os EUA?
Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam, enviem as respostas e debatam. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar as fontes uma de cada vez, com os respectivos questionamentos, ou encaminhá-las todas de uma vez, incluindo um roteiro informando a melhor ordem para analisarem as fontes.
Questões para refletirem:
1º - Declaração de Independência dos EUA
- Quais eram os países ligados por “laços políticos” que seriam dissolvidos?
2º - Mapa dos principais grupos culturais nativos
- O que retrata este mapa? Qual período histórico?
- Com base no mapa, é possível afirmar que existiam pessoas vivendo no território dos atuais EUA, antes de os ingleses lá chegarem?
3º - Texto “Colonos, escravos e servos”
- Todas as pessoas que chegavam na América estavam convictas de imigrar e construir uma nova vida, ou muitos eram convencidos a isso?
- A migração para a Colônia poderia servir como pena alternativa aos condenados?
- Qual era o papel dos comandantes dos navios na migração para as colônias?
4º - Poema de Emma Lazarus
- Quem é “ela” que grita com lábios silenciosos, segundo o poema?
- Quais eram as antigas terras que manteriam sua pompa histórica?
Questões para responderem:
1º - Declaração de Independência dos EUA
- Qual causa está explícita na fonte que justifica a dissolução dos laços entre Inglaterra e EUA?
2º - Mapa dos principais grupos culturais nativos
- Quem eram os habitantes do território antes da colonização dos ingleses nos Estados Unidos?
- Os ingleses, quando chegaram para colonizar estes territórios, consideravam estas nações como “donas” do território?
3º - Texto “Colonos, escravos e servos”
- Como eram financiadas as passagens dos migrantes para as colônias?
- Como foi a vinda de pessoas escravizadas para a colônia?
- Por que era preciso que imigrantes fossem trabalhar nos EUA?
4º - Poema de Emma Lazarus
- Quais são as pessoas a quem está erguido o farol junto ao portal dourado, que representa o EUA?
- E hoje quem são estas pessoas a quem o poema da Estátua da Liberdade promete luz (farol) e abrigo (portal dourado)?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode propor que eles se gravem recitando os poemas e postem nas redes sociais, utilizando uma hashtag para divulgar o trabalho. Outra opção é pedir para que eles enviem as poesias escritas para um mural no Padlet, que pode ser decorado com imagens, como a da Estátua da Liberdade.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem passear pelos arredores do monumento da Estátua da Liberdade e ver várias fotografias no Google Maps (disponíve aqui).
Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniele Souza
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de Independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Independência dos Estados Unidos da América.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI13 Analisar o processo de Independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Palavras-chave: Independência, Estados Unidos, liberdade, imigração.