Contexto - charge e mapas
Plano de Aula
Plano de aula: A luta pela Independência de Cuba, último domínio colonial espanhol
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lutas pela independência da América Latina
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Data show para projetar as imagens. Se não houver essa possibilidade, leve a cópia impressa dos mapas e dos textos.
Material complementar:
Contexto - documentos:
Documentos da Problematização:
Trecho do jornal Estado de S. Paulo a respeito do início da segunda Guerra de Independência de Cuba (22 de julho de 1895):
Alerta de José Martí sobre os interesses dos Estados Unidos no processo de independência de Cuba:
Trecho de artigo acadêmico sobre o apagamento da participação dos negros na Independência de Cuba:
Para saber mais:
Socialismo - Segundo os filósofos alemães, “somente o proletariado (trabalhadores assalariados do campo e da cidade) é uma classe revolucionária. Por isso deveria tomar o poder político das mãos da burguesia por meio de uma revolução e implantaria a ditadura do proletariado, a qual deveria vigorar só até eliminarem-se as desigualdades sociais.
Com o fim das desigualdades, dizia Marx, a ditadura do proletariado chegaria ao fim e o socialismo cederia seu lugar ao comunismo. Na sociedade comunista, uma sociedade sem classes, não haveria exploração econômica nem outras formas de injustiça social.”
Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania, 8º ano. São Paulo: FTD, 2015. p. 297.
Biografia: José de San Martí “nasceu em Yapeyú, povoado da atual província de Corrientes, em 25 de fevereiro de 1778. Seu pai era um militar espanhol que estava no Rio da Prata a mando da Coroa. Aos 6 anos de idade, a família voltou à Espanha, onde San Martín estudou, tendo ingressado na carreira militar. [...]
Recebia regularmente notícias de Buenos Aires, onde, a partir de 1810, havia começado o movimento pela Independência. Como membro de uma sociedade secreta que defendia as ideias liberais, estava convencido de que era preciso combater o Antigo Regime. Assim, em 1812, decidiu abandonar sua carreira na Espanha e dirigir-se ao Prata. No próprio ano de sua chegada, [...] assumiu o comando de um regimento que venceu os espanhóis na batalha de São Lourenço. A ideia das Províncias Unidas do Rio da Prata foi proclamada em Tucumán em 9 de julho de 1816.”
Fonte: PRADO, Maria Ligia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014. p. 30.
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado no fim da aula.
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