Texto problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Civilização e aculturamento indígena: como os aldeamentos tentaram “civilizar” os indígenas no fim do Império
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Indígenas durante o Império
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI21, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização dessa aula, os alunos irão precisar de:
- Textos e imagens impressas.
- Caderno.
- Lápis.
- Canetas.
- Borracha.
Material complementar: Acesse aqui o link para a impressão dos textos e imagens usados neste plano de aula:
- Texto Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay2Ygz58B3S5dTSNPgxFvgg6UYv8YQRBhG6aJssyvY2WgNy7U7NtKsgy34qJ/his8-21und02-texto-problematizacao.pdf
- Imagens Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6XPGNxu2Cd6QeZd7rDY3g3CzP8TKbz9SAg5qXM6cCKPscrjSaRNbnjNgjkgs/his8-21und02-imagens-sistematizacao.pdf
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:
- ARANTES, José Tadeu. A política indigenista e o malogrado projeto de aldeamento indígena do século XIX. Agência FAPESP. Jun. de 2016. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/a-politica-indigenista-e-o-malogrado-projeto-de-aldeamento-indigena-do-seculo-xix/23471/; Acesso em: 28/2/2019.
- AMOROSO, Marta. Estratégia de sedução: governo do Império tentou afastar os povos nativos de suas terras criando aldeamentos administrados por religiosos e com atrativos da “civilização”. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 249, nov. 2016. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/estrategia-de-seducao/. Acesso em: 28/2/2019.
- SPOSITO, Fernanda Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do Estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo (1822-1845) São Paulo: Alameda, 2012. 292p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21052006-210031/pt-br.php. Acesso em: 28/2/2019.
- Decreto nº 426 de 1845. Senado Federal. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/legislacao/ListaTextoSigen.action?norma=387574&id=14390167&idBinario=15771126&mime=application/rtf.
Acesso em: 10/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o objetivo da aula para os alunos se dispuser dos recursos necessário, senão escreva o objetivo no quadro e realize a leitura coletiva com a sala. Certifique-se de que não haja nenhuma dúvida, que todos os alunos entendam o objetivo da aula.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:
- ARANTES, José Tadeu. A política indigenista e o malogrado projeto de aldeamento indígena do século XIX. Agência FAPESP. Jun. de 2016. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/a-politica-indigenista-e-o-malogrado-projeto-de-aldeamento-indigena-do-seculo-xix/23471/; Acesso em: 28/2/2019.
- AMOROSO, Marta. Estratégia de sedução: governo do Império tentou afastar os povos nativos de suas terras criando aldeamentos administrados
por religiosos e com atrativos da “civilização”. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 249, nov. 2016. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/estrategia-de-seducao/. Acesso em: 28/2/2019. - SPOSITO, Fernanda Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do Estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo (1822-1845) São Paulo: Alameda, 2012. 292p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21052006-210031/pt-br.php. Acesso em: 28/2/2019.
- Documentário Povos indígenas: conhecer para valorizar, produzido pelo Museu do Índio/Funai e Secretaria de Estado do Rio de Janeiro em 2011.
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s
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