Texto problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Civilização e aculturamento indígena: como os aldeamentos tentaram “civilizar” os indígenas no fim do Império
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Indígenas durante o Império
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI21, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização dessa aula, os alunos irão precisar de:
- Textos e imagens impressas.
- Caderno.
- Lápis.
- Canetas.
- Borracha.
Material complementar: Acesse aqui o link para a impressão dos textos e imagens usados neste plano de aula:
- Texto Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay2Ygz58B3S5dTSNPgxFvgg6UYv8YQRBhG6aJssyvY2WgNy7U7NtKsgy34qJ/his8-21und02-texto-problematizacao.pdf
- Imagens Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6XPGNxu2Cd6QeZd7rDY3g3CzP8TKbz9SAg5qXM6cCKPscrjSaRNbnjNgjkgs/his8-21und02-imagens-sistematizacao.pdf
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:
- ARANTES, José Tadeu. A política indigenista e o malogrado projeto de aldeamento indígena do século XIX. Agência FAPESP. Jun. de 2016. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/a-politica-indigenista-e-o-malogrado-projeto-de-aldeamento-indigena-do-seculo-xix/23471/; Acesso em: 28/2/2019.
- AMOROSO, Marta. Estratégia de sedução: governo do Império tentou afastar os povos nativos de suas terras criando aldeamentos administrados por religiosos e com atrativos da “civilização”. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 249, nov. 2016. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/estrategia-de-seducao/. Acesso em: 28/2/2019.
- SPOSITO, Fernanda Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do Estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo (1822-1845) São Paulo: Alameda, 2012. 292p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21052006-210031/pt-br.php. Acesso em: 28/2/2019.
- Decreto nº 426 de 1845. Senado Federal. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/legislacao/ListaTextoSigen.action?norma=387574&id=14390167&idBinario=15771126&mime=application/rtf.
Acesso em: 10/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o objetivo da aula para os alunos se dispuser dos recursos necessário, senão escreva o objetivo no quadro e realize a leitura coletiva com a sala. Certifique-se de que não haja nenhuma dúvida, que todos os alunos entendam o objetivo da aula.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:
- ARANTES, José Tadeu. A política indigenista e o malogrado projeto de aldeamento indígena do século XIX. Agência FAPESP. Jun. de 2016. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/a-politica-indigenista-e-o-malogrado-projeto-de-aldeamento-indigena-do-seculo-xix/23471/; Acesso em: 28/2/2019.
- AMOROSO, Marta. Estratégia de sedução: governo do Império tentou afastar os povos nativos de suas terras criando aldeamentos administrados
por religiosos e com atrativos da “civilização”. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 249, nov. 2016. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/estrategia-de-seducao/. Acesso em: 28/2/2019. - SPOSITO, Fernanda Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do Estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo (1822-1845) São Paulo: Alameda, 2012. 292p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21052006-210031/pt-br.php. Acesso em: 28/2/2019.
- Documentário Povos indígenas: conhecer para valorizar, produzido pelo Museu do Índio/Funai e Secretaria de Estado do Rio de Janeiro em 2011.
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesta etapa você deverá introduzir a discussão com os alunos avaliando seus conhecimentos prévios.
- Questione os seus alunos como eles entendem e reconhecem os povos indígenas e, com base nestas respostas, inicie a discussão de como os estereótipos traçados em torno dos povos indígenas obtêm uma origem histórica.
- Comente com os alunos que durante o Império as políticas para os povos indígenas contribuíram para este processo com leis como a de 1845 que, entre outras coisas, reforçava a catequização por meio dos missionários Capuchinhos e da aculturação, que buscava transformá-los em trabalhadores rurais sobre a prerrogativa de “civilização” e “integração” do indígena na sociedade imperial.
- Questione os alunos:
Como vocês veem o indígena dentro da sociedade, integrado ou não? Aqui é esperado que os alunos respondam que não veem os indígenas integrados à sociedade. - Vocês acham necessário que os indígenas vivam do mesmo modo que os não indígenas? Aqui as repostas podem ser variadas.
- Como seria uma forma de respeitar o modo de vida, cultura e tradições dos indígenas sem excluí-los do restante da sociedade? Aqui as respostas podem aparecer de forma variada, mas é esperado que os alunos reflitam sobre respeito à cultura e tradições dos indígenas por parte do restante da sociedade.
- As respostas devem aparecer de modo diverso e individual, mas contribuem para o processo de discussão e formação de crítica sobre o assunto.
Como adequar à sua realidade: Se você estiver numa área indígena ou com bastante presença, pode mudar ou adicionar a reflexão “Como os brancos nos imaginam?”.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:
- ARANTES, José Tadeu. A política indigenista e o malogrado projeto de aldeamento indígena do século XIX. Agência FAPESP. Jun. de 2016. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/a-politica-indigenista-e-o-malogrado-projeto-de-aldeamento-indigena-do-seculo-xix/23471/. Acesso em: 28/2/2019.
- AMOROSO, Marta. Estratégia de sedução: governo do Império tentou afastar os povos nativos de suas terras criando aldeamentos administrados por religiosos e com atrativos da “civilização”. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 249, nov. 2016. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/estrategia-de-seducao/. Acesso em: 28/2/2019.
- SPOSITO, Fernanda Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do Estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo (1822-1845) São Paulo: Alameda, 2012. 292p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21052006-210031/pt-br.php. Acesso em: 28/2/2019.
- Documentário Povos indígenas: conhecer para valorizar, produzido pelo Museu do Índio/Funai e Secretaria de Estado do Rio de Janeiro em 2011.
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s
Problematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema, por meio de análise de documento histórico.
- Organize a sala em duplas e distribua o texto para esta etapa da aula impresso para cada dupla. Link para impressão do texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay2Ygz58B3S5dTSNPgxFvgg6UYv8YQRBhG6aJssyvY2WgNy7U7NtKsgy34qJ/his8-21und02-texto-problematizacao.pdf
- Oriente as duplas a realizar a leitura, relacionando com a discussão já realizada na primeira etapa da aula sobre o projeto de civilização
que unia catequização e introdução ao trabalho rural. - Auxilie a leitura dos alunos para as partes importantes do texto, como “Além disso, ao incentivar que os índios deixassem suas terras e se deslocassem até a região dos aldeamentos, o governo esperava que as áreas indígenas pudessem ser ocupadas por fazendeiros e trabalhadores imigrantes”.
- Questione as duplas: Qual a real intenção da política imperial por trás das leis para os povos indígenas?. Aqui é esperado que os alunos consigam entender o forte interesse do Império na tomada pra si dos territórios indígenas, e como o discurso integrativo e de civilização é utilizado como justificativa para as ações imperiais.
- Pontue com os alunos como a catequização e a tentativa de transformação do indígena num trabalhador rural fazem parte de um projeto de apagamento da cultura indígena na sociedade brasileira imperial e que entra num processo de aculturação, que aos poucos, vai sendo usurpado
do seu modo de vida, trabalho, religião, língua, costume etc. - Questione as duplas como elas entendem que este projeto enfraquece a presença indígena na nossa cultura nos dias de hoje e qual legado ele deixa para as populações indígenas. É esperado que os alunos comentem sobre a falta de representatividade do indígena na nossa cultura ou até de como eles são sempre representados de maneira estereotipada.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:
- ARANTES, José Tadeu. A política indigenista e o malogrado projeto de aldeamento indígena do século XIX. Agência FAPESP. Jun. de 2016. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/a-politica-indigenista-e-o-malogrado-projeto-de-aldeamento-indigena-do-seculo-xix/23471/; Acesso em: 28/2/2019.
- AMOROSO, Marta. Estratégia de sedução: Governo do Império tentou afastar os povos nativos de suas terras criando aldeamentos administrados por religiosos e com atrativos da “civilização”. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 249, nov. 2016. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/estrategia-de-seducao/. Acesso em: 28/2/2019.
- SPOSITO, Fernanda Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do Estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo (1822-1845) São Paulo: Alameda, 2012. 292p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21052006-210031/pt-br.php. Acesso em: 28/2/2019.
- Documentário Povos indígenas: conhecer para valorizar, produzido pelo Museu do Índio/Funai e Secretaria de Estado do Rio de Janeiro em 2011.
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s
Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk
Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s
Problematização
Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema, por meio de análise de documento histórico.
- Organize a sala em duplas e distribua o texto para essa etapa da aula impresso para cada dupla. Link para impressão do texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay2Ygz58B3S5dTSNPgxFvgg6UYv8YQRBhG6aJssyvY2WgNy7U7NtKsgy34qJ/his8-21und02-texto-problematizacao.pdf
- Oriente as duplas a realizar a leitura relacionando com a discussão já realizada na primeira etapa da aula sobre o projeto de civilização que unia catequização e introdução ao trabalho rural.
- Auxilie a leitura dos alunos para as partes importantes do texto, como “Além disso, ao incentivar que os índios deixassem suas terras e se deslocassem até a região dos aldeamentos, o governo esperava que as áreas indígenas pudessem ser ocupadas por fazendeiros e trabalhadores imigrantes”.
- Questione as duplas: Qual a real intenção da política Imperial por trás das leis para os povos indígenas? Aqui é esperado que os alunos consigam entender o forte interesse do Império na tomada pra si dos territórios indígenas, e como o discurso integrativo e de civilização é utilizado como justificativa para as ações imperiais.
- Pontue com os alunos como a catequização e tentativa de transformação do indígena num trabalhador rural fazem parte de um projeto de apagamento da cultura indígena na sociedade brasileira imperial e que entra num processo de aculturação, que aos poucos, vai sendo usurpado
do seu modo de vida, trabalho, religião, língua, costume etc. - Questione as duplas como elas entendem que este projeto enfraquece a presença indígena na nossa cultura nos dias de hoje e qual legado ele deixa para as populações indígenas. É esperado que os alunos comentem sobre a falta de representatividade do indígena na nossa cultura ou até de como eles são sempre representados de maneira estereotipada.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:
- ARANTES, José Tadeu. A política indigenista e o malogrado projeto de aldeamento indígena do século XIX. Agência FAPESP. Jun. de 2016. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/a-politica-indigenista-e-o-malogrado-projeto-de-aldeamento-indigena-do-seculo-xix/23471/; Acesso em: 28/2/2019.
- AMOROSO, Marta. Estratégia de sedução: Governo do Império tentou afastar os povos nativos de suas terras criando aldeamentos administrados
por religiosos e com atrativos da “civilização”. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 249, nov. 2016. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/estrategia-de-seducao/. Acesso em: 28/2/2019. - SPOSITO, Fernanda Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do Estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo (1822-1845) São Paulo: Alameda, 2012. 292p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21052006-210031/pt-br.php. Acesso em: 28/2/2019.
- Documentário Povos indígenas: conhecer para valorizar, produzido pelo Museu do Índio/Funai e Secretaria de Estado do Rio de Janeiro em 2011.
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s
Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk
Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.
- Ainda nas mesmas duplas, distribua a coletânea de imagens que representam os indígenas nos aldeamentos imperiais para a realização
de análise pelos alunos. Link do arquivo para impressão das imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6XPGNxu2Cd6QeZd7rDY3g3CzP8TKbz9SAg5qXM6cCKPscrjSaRNbnjNgjkgs/his8-21und02-imagens-sistematizacao.pdf
Expectativa de resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ve4rFSG6qsrKXshXfWrmpzuXQbrrkqJWvaUnE9rZchNyBz6WjgKvCfB2wsSD/his8-21und02-expectativa-de-respostas-sistematizacao.pdf
- Os alunos deverão analisar as imagens, reconhecendo nelas elementos presentes que possam indicar o processo de aculturação dos povos indígenas dentro dos aldeamentos imperiais.
- Auxilie os alunos na análise, indicando que prestem atenção nos detalhes como vestimentas, acessórios, e também os traços dos indígenas representados e até o nome atribuído a eles.
- Oriente os alunos a prestar atenção em como se organizava estruturalmente um aldeamento, com base na análise da última imagem e questione qual a diferença entre uma ALDEIA indígena e um ALDEAMENTO, estruturalmente falando, e se isso indica também um processo de apagamento da cultura indígena.
- Após a análise das imagens, peça para que as duplas falem o que elas entenderam sobre o que significa “aculturamento” e como ele foi usado para tentar transformar os indígenas em trabalhadores e “integrá-los” à sociedade imperial. A duplas podem escrever em seus cadernos suas conclusões, em um pequeno texto de até cinco linhas. As duplas devem expor suas conclusões para o restante da sala para que todos possam compartilhar dos resultados.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:
- ARANTES, José Tadeu. A política indigenista e o malogrado projeto de aldeamento indígena do século XIX. Agência FAPESP. Jun. de 2016. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/a-politica-indigenista-e-o-malogrado-projeto-de-aldeamento-indigena-do-seculo-xix/23471/; Acesso em: 28/2/2019.
- AMOROSO, Marta. Estratégia de sedução: Governo do Império tentou afastar os povos nativos de suas terras criando aldeamentos administrados por religiosos e com atrativos da “civilização”. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 249, nov. 2016. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/estrategia-de-seducao/. Acesso em: 28/2/2019.
- SPOSITO, Fernanda Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do Estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo (1822-1845) São Paulo: Alameda, 2012. 292p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21052006-210031/pt-br.php. Acesso em: 28/2/2019.
- Documentário Povos indígenas: conhecer para valorizar, produzido pelo Museu do Índio/Funai e Secretaria de Estado do Rio de Janeiro em 2011.
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s
Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk
Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s
Sistematização
Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.
Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.
- Ainda nas mesmas duplas, distribua a coletânea de imagens que representam os indígenas nos aldeamentos imperiais para a realização
de análise pelos alunos. Link do arquivo para impressão das imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6XPGNxu2Cd6QeZd7rDY3g3CzP8TKbz9SAg5qXM6cCKPscrjSaRNbnjNgjkgs/his8-21und02-imagens-sistematizacao.pdf
Expectativa de resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ve4rFSG6qsrKXshXfWrmpzuXQbrrkqJWvaUnE9rZchNyBz6WjgKvCfB2wsSD/his8-21und02-expectativa-de-respostas-sistematizacao.pdf
- Os alunos deverão analisar as imagens, reconhecendo nelas elementos presentes que possam indicar o processo de aculturação dos povos indígenas dentro dos aldeamentos imperiais.
- Auxilie os alunos na análise, indicando que prestem atenção nos detalhes como vestimentas, acessórios, e também os traços dos indígenas representados e até o nome atribuído a eles.
- Oriente os alunos a prestar atenção em como se organizava estruturalmente um aldeamento, com base na análise da última imagem e questione qual a diferença entre uma ALDEIA indígena e um ALDEAMENTO, estruturalmente falando, e se isso indica também um processo de apagamento da cultura indígena.
- Após a análise das imagens, peça para que as duplas falem o que elas entenderam sobre o que significa “aculturamento” e como ele foi usado para tentar transformar os indígenas em trabalhadores e “integrá-los” à sociedade imperial. A duplas podem escrever em seus cadernos suas conclusões, em um pequeno texto de até cinco linhas. As duplas devem expor suas conclusões para o restante da sala para que todos possam compartilhar dos resultados.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:
- ARANTES, José Tadeu. A política indigenista e o malogrado projeto de aldeamento indígena do século XIX. Agência FAPESP. Jun. de 2016. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/a-politica-indigenista-e-o-malogrado-projeto-de-aldeamento-indigena-do-seculo-xix/23471/; Acesso em: 28/2/2019.
- AMOROSO, Marta. Estratégia de sedução: governo do Império tentou afastar os povos nativos de suas terras criando aldeamentos administrados por religiosos e com atrativos da “civilização”. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 249, nov. 2016. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/estrategia-de-seducao/. Acesso em: 28/2/2019.
- SPOSITO, Fernanda Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do Estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo (1822-1845) São Paulo: Alameda, 2012. 292p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21052006-210031/pt-br.php. Acesso em: 28/2/2019.
- Documentário Povos indígenas: conhecer para valorizar, produzido pelo Museu do Índio/Funai e Secretaria de Estado do Rio de Janeiro em 2011.
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s
Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk
Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s
Sistematização
Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.
- Ainda nas mesmas duplas, distribua a coletânea de imagens que representam os indígenas nos aldeamentos imperiais para a realização
de análise pelos alunos. Link do arquivo para impressão das imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6XPGNxu2Cd6QeZd7rDY3g3CzP8TKbz9SAg5qXM6cCKPscrjSaRNbnjNgjkgs/his8-21und02-imagens-sistematizacao.pdf
Expectativa de resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ve4rFSG6qsrKXshXfWrmpzuXQbrrkqJWvaUnE9rZchNyBz6WjgKvCfB2wsSD/his8-21und02-expectativa-de-respostas-sistematizacao.pdf
- Os alunos deverão analisar as imagens, reconhecendo nelas elementos presentes que possam indicar o processo de aculturação dos povos indígenas dentro dos aldeamentos imperiais.
- Auxilie os alunos na análise, indicando que prestem atenção nos detalhes como vestimentas, acessórios, e também os traços dos indígenas representados e até o nome atribuído a eles.
- Oriente os alunos a prestar atenção em como se organizava estruturalmente um aldeamento, com base na análise da última imagem e questione qual a diferença entre uma ALDEIA indígena e um ALDEAMENTO, estruturalmente falando, e se isso indica também um processo de apagamento da cultura indígena.
- Após a análise das imagens, peça para que as duplas falem o que elas entenderam sobre o que significa “aculturamento” e como ele foi usado para tentar transformar os indígenas em trabalhadores e “integrá-los” à sociedade imperial. A duplas podem escrever em seus cadernos suas conclusões, em um pequeno texto de até cinco linhas. As duplas devem expor suas conclusões para o restante da sala para que todos possam compartilhar dos resultados.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:
- ARANTES, José Tadeu. A política indigenista e o malogrado projeto de aldeamento indígena do século XIX. Agência FAPESP. Jun. de 2016. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/a-politica-indigenista-e-o-malogrado-projeto-de-aldeamento-indigena-do-seculo-xix/23471/; Acesso em: 28/2/2019.
- AMOROSO, Marta. Estratégia de sedução: governo do Império tentou afastar os povos nativos de suas terras criando aldeamentos administrados por religiosos e com atrativos da “civilização”. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 249, nov. 2016. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/11/18/estrategia-de-seducao/. Acesso em: 28/02/2019.
- SPOSITO, Fernanda Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do Estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo (1822-1845) São Paulo: Alameda, 2012. 292p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21052006-210031/pt-br.php. Acesso em: 28/2/2019.
- Documentário Povos indígenas: conhecer para valorizar, produzido pelo Museu do Índio/Funai e Secretaria de Estado do Rio de Janeiro em 2011.
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s
Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk
Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e os questionamentos propostos na etapa. Você pode propor que alunos discutam no próprio grupo da sala ou enviar alguns questionamentos para que eles respondam, por escrito, através de áudio ou vídeo. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Você pode encaminhar um pequeno vídeo, áudio ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.
Problematização
Nesta etapa você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode agrupá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Segundo o Art. 6º do Decreto de 1845, deveria haver um missionário em cada aldeia. Quais eram as funções (competências) desses missionários?
- Por que o governo queria que os missionários convencessem populações indígenas a deixarem as terras e se mudarem para os aldeamentos dos missionários?
- Você já ouviu falar do termo aculturação ou aculturamento? Pesquise o significado.
- Qual pode ser a real intenção da política imperial por trás das leis para os povos indígenas? Que relação é possível estabelecer entre esta política e aculturação/aculturamento?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras. Se preferir, ao invés de propor a pesquisa sobre aculturação, encaminhe junto com as fontes o link para o Dicionário Priberam online, com a definição de aculturação (disponível aqui).
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode propor que produzam um texto ou desenho relacionando aculturação e o apagamento da cultura indígena, com o argumento da “integração” destes povos. Eles podem enviar as produções para que você e a turma vejam, através do Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
As famílias podem assistir a vários vídeos sobre a Comissão Rondon, com imagens do período no Youtube como Rondon - A construção do Brasil e a causa indígena (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: Políticas de extermínio do indígena durante o Império.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI21 Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
Palavras-chave: Aculturamento, aldeamentos, política indígena, extermínio, estereótipo, lei de 1845.