Plano de Aula

Plano de aula: Políticas dirigidas aos indígenas no Império: as leis durante o período imperial

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI21, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Lápis.
  • Caderno.
  • Canetas.
  • Borracha.
  • Canetas coloridas.
  • Folha sulfite A4.

Material complementar: Aqui estão os links para acessar as fontes que devem ser impressas para esta aula:

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:

  • Lei nº 601, 18 de setembro de 1850. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L0601-1850.htm. Acesso em: 22/2/2019.
  • BEOZZO, José Oscar. Leis e regimentos das missões: política indigenista no Brasil. São Paulo, Loyola, 1983, p.79-80. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/UFESUPEM/article/viewFile/18157/12248. Acesso em: 22/2/2019
  • MOREIRA, Vânia Maria Losada. Os índios e Império: História, direitos sociais e agenciamento indígena. Trabalho Apresentado no XXV Simpósio Nacional de História, Simpósio Temático 36: Os Índios na História, 13-17 de julho de 2009. Disponível em: http://mukamukaupataxo.art.br/IMG/pdf/indios_direitos.pdf. Acesso em: 22/2/2019.
  • José Bonifácio de Andrada e Silva, op. cit., p. 186-187. Sobre os índios do Brasil no repertório das idéias iluministas cf. Afonso Arinos de Melo Franco, O índio brasileiro e a Revolução Francesa – As origens brasileiras da teoria da bondade natural, 3. ed., Rio de Janeiro, Topbooks, sd.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o objetivo da aula para os alunos, se não dispuser do recurso, escreva-o no quadro e realize a leitura coletiva com a sala. Certifique-se de que todos compreenderam e esclareça as eventuais dúvidas.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:

  • Lei nº 601, 18 de setembro de 1850. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L0601-1850.htm. Acesso em: 22/2/2019.
  • BEOZZO, José Oscar. Leis e regimentos das missões: política indigenista no Brasil. São Paulo, Loyola, 1983, p.79-80. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/UFESUPEM/article/viewFile/18157/12248. Acesso em: 22/2/2019.
  • MOREIRA, Vânia Maria Losada. Os índios e Império: História, direitos sociais e agenciamento indígena. Trabalho Apresentado no XXV Simpósio Nacional de História, Simpósio Temático 36: Os Índios na História, 13-17 de julho de 2009. Disponível em: http://mukamukaupataxo.art.br/IMG/pdf/indios_direitos.pdf. Acesso em: 22/2/2019.
  • José Bonifácio de Andrada e Silva, op. cit., p. 186-187. Sobre os índios do Brasil no repertório das idéias iluministas cf. Afonso Arinos de Melo Franco, O índio brasileiro e a Revolução Francesa – As origens brasileiras da teoria da bondade natural, 3. ed., Rio de Janeiro, Topbooks, sd.

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