Plano de Aula

Plano de aula: A Guerra da Cisplatina e a formação do território brasileiro (1825-1828)

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Fronteiras no Império do Brasil

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor de imagens ou cópias impressas das imagens e textos.

Material complementar:

Para você saber mais:

FLORES, Mariana Flores da Cunha Thompson. Visões da Cisplatina: A criação do Estado Oriental por Lavalleja e Anônimo. Aedos, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p.12-33, jun. 2009. Disponível em https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/10581/6219 Acesso em: 28/1/2019.

PRADO, Maria Lígia; PELLEGRINO, Gabriela. O horizonte republicano nos Estados nacionais em formação. In: PRADO, Maria Ligia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 43-57.

Política externa joanina: Questão Cisplatina. Disponível em http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8856-a-pol%C3%ADtica-externa-joanina-a-quest%C3%A3o-do-prata Acesso em: 28/1/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o objetivo junto com a turma.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados