16302
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Produção de alimentos e sua escassez

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Promover uma reflexão sobre a produção agrícola e a questão da fome no continente africano.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Peter Rodrigo Trento

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE13) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Borracha, lápis preto e caneta;
  • Folhas de sulfite;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides;

Material complementar:

Para você saber mais:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão debater os conceitos de fome, conhecer e refletir sobre a produção e desperdício de alimentos pelo mundo.

Professor, nessa aula você trabalhará com a metodologia ativa "rotação por estações". É importante destacar que, nessa aula, propomos que os alunos realizem 2 estações de 8 minutos cada e uma de 10 minutos. Sendo assim, caso haja mais de 3 grupos na sala, você deve preparar duas ou mais estações com as mesmas atividades, de modo que todos os grupos trabalhem simultaneamente e não haja um grupo sem atividade.

Explique a dinâmica desse modelo para a turma, enfatizando que os grupos participam de um circuito de atividades independentes, cada um realizando uma tarefa distinta em um tempo recomendado por você, de acordo com os objetivos propostos em cada estação.

Para mais detalhes veja as orientações na "Ação propositiva" do plano.

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar reportagens, fotografias da questão da fome pelo Mundo e principalmente na África. Na década de 90, muitas imagens foram compartilhadas e se tornaram símbolo de um período de subnutrição e morte. Poderá verificar se já viram algumas dessas imagens. A fome pode atingir comunidades locais, verifique se há casos de má alimentação ou de situações de risco para melhor conhecer a realidade da sua turma.

Contextos prévios:

Antes do início dessa aula, sugere-se que você oriente os alunos a relembrarem aulas de ciências sobre alimentação, sistema digestivo e saúde. Essa aula de geografia poderá conectar-se com as aulas de ciências em alguns momentos.

Para você saber mais:

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é uma das agência das Nações Unidas, a que lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza. Ela trabalha com um indicador chamado “prevalência da subalimentação” para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional, combinando dados sobre a oferta de alimentos e outros e aplica questionários a uma amostra da população para estimar a proporção de pessoas abaixo de um requisito de energia dietética mínima. O mapa revela desde 1990 o número global de pessoas subalimentadas no mundo e mostra quais regiões obtiveram progressos nas proporções de pessoas subalimentadas. Quando o indicador está marcando acima de 5%, o país está dentro do Mapa da Fome. Quando cai para abaixo de 5%, o país sai do Mapa da Fome da FAO.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a etapa da Contextualização apresentando as informações acima e o slide seguinte com os dados da FAO sobre o enorme desperdício de comida no mundo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente o slide com os dados da FAO sobre o enorme desperdício de comida no mundo. Após a reflexão, indague se os alunos presenciam algum momento de desperdício de alimento, seja na escola, em casa ou em estabelecimentos comerciais e de abastecimento de alimentos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Inicie a etapa da Contextualização apresentando o slide com as palavras: "insegurança alimentar", "má nutrição", "desnutrição", "subnutrição" e "fome". Após lê-las, pergunte à turma se eles sabem a diferença entre elas? Verifique as respostas dos alunos e, se necessário, anote-as no quadro.

Nesse momento, espera-se que os alunos respondam que todos são termos ligados à alimentação ou fome. Após a reflexão dos alunos, explique que essas são classificações para uma situação alimentar. Explique cada termo e que essa é a classificação feita pela FAO, principal organização internacional a tratar do tema:

  • INSEGURANÇA ALIMENTAR: Situação de quem não tem garantia de acesso a quantidades suficientes de comida saudável e nutritiva para seu desenvolvimento normal. Causada pela inexistência de comida à disposição, falta de poder aquisitivo para a compra de alimentos ou uso inadequado da comida em casa. Pode ser crônica, temporária ou transitória.
  • MÁ NUTRIÇÃO: Condição fisiológica anormal, causada por consumo inadequado de nutrientes. Inclui desnutrição.
  • DESNUTRIÇÃO: Condição de absorção deficiente de nutrientes causada por repetidas doenças infecciosas.
  • SUBNUTRIÇÃO: Estado de incapacidade em obter comida suficiente para atingir os níveis mínimos de energia necessários para uma vida saudável e ativa.
  • FOME: Termo sinônimo de subnutrição crônica, ou seja, quando o estado de subnutrição dura por mais de um ano.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 30 minutos (8 minutos para as duas primeiras cada estação e 10 minutos para entrevista)

Orientações: Para iniciar a Ação Propositiva, organize a turma em grupos de 4 alunos e explique que nessa etapa eles irão verificar a importância de combatermos o desperdício de alimentos no mundo, por meio de atividades organizadas na metodologia conhecida por “Rotação por Estações”.

É importante destacar que, nessa aula, propomos que os alunos realizem 2 estações de 8 minutos cada e uma de 10 minutos. Sendo assim, caso haja mais de 3 grupos na sala, você deve preparar duas ou mais estações com as mesmas atividades, de modo que todos os grupos trabalhem simultaneamente e não haja um grupo sem atividade.

Explique a dinâmica desse modelo para a turma, enfatizando que os grupos participam de um circuito de atividades independentes, cada um realizando uma tarefa distinta em um tempo recomendado por você, de acordo com os objetivos propostos em cada estação.

Também é importante comentar que as atividades propostas não são sequenciais; por isso, cada grupo iniciará com uma atividade diferente, de modo que, ao término dos 30 minutos sugeridos, todos os grupos tenham passado pelas 3 estações.

A atividade proposta para cada estação será detalhada a seguir.

Antes, é importante lembrar que as orientações aos alunos estão disponíveis no arquivo GEO8_13UND02_Atividades da Ação Propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UXaFUaN65CnqTzBWvEk93AzGbJHArRt9qqQAuKYh6qtZTTHQ2wbx3pCAJHjQ/geo8-13und02-atividades-da-acao-propositiva.pdf

Você pode apresentá-las no slide, escrevê-las no quadro ou imprimi-las.

Reforce com os alunos que, apesar das estações estarem numeradas de 1 a 3, elas não são sequenciais. Isto é, um grupo pode iniciar pela Estação 2, depois se deslocar para a Estação 3 e finalizar a Ação Propositiva na Estação 1.

Estação 1:

Leia os trechos selecionados do artigo "ONU: para erradicar fome até 2030 são necessários 239 bilhões de euros por ano" e comente sobre a possibilidade da fome ser erradicada no mundo. (Essa atividade deve durar cerca de 8 minutos)

Na Estação 1, os alunos devem ler os trechos da reportagem e fazer reflexões sobre o quanto custa erradicar a fome no mundo, se é possível e os motivos disso não ter acontecido até hoje.

O arquivo para impressão está disponível em GEO8_13UND02_Estação 1_Artigo_Erradicar_fome:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FVFVbnHutnQsGtc3hmNmzCZHRHfj3VfB8PyK9Tt84Dc8hPTsmSdNKhgJ3jBy/geo8-13und02-estacao-1-artigo-erradicar-fome.pdf

Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final na sistematização. A atividade da Estação 1 deve durar cerca de 8 minutos.

Estação 2:

Leia os trechos, interprete o gráfico e identifique os principais atingidos e quais são as principais regiões do mundo que mais sofrem com a fome. (Essa atividade deve durar cerca de 8 minutos)

Na Estação 2, os alunos devem observar o gráfico e ler os trechos da reportagem, identificando quem são as pessoas que sofrem com a fome no mundo e onde elas estão localizadas.

O arquivo para impressão está disponível em GEO8_13UND02_Estação 2_Grafico_fome:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VhtnK76a27KdsQ9tkrg3EPe938kcgktPNxSX4x2wJFq6YpBzJ3tCjkV23tkQ/geo8-13und02-estacao-2-grafico-fome.pdf

Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final na sistematização. A atividade da Estação 2 deve durar cerca de 8 minutos.

Estação 3:

Entreviste a merendeira da escola e colete informações sobre desperdício de comida. Siga o modelo de entrevista apresentado pelo professor. (Essa atividade deve durar cerca de 10 minutos)

IMPORTANTE: O professor deverá combinar antecipadamente com o funcionário que irá ser entrevistado pelos alunos para verificar a possibilidade dessa participação.

Na Estação 3, os alunos irão conversar com alguma pessoa responsável pela alimentação na escola. Poderá ser uma nutricionista, uma merendeira ou até mesmo a diretora da escola. Eles farão um levantamento de questões ligadas ao desperdício de alimentos na escola.

O arquivo para impressão está disponível em GEO8_13UND02_Estação 3_Entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VxnTYC8zV2cmfaYveV5HM5nvhXVynhXhT5W3Tzdazw56GKNwxxXMDhfEVaug/geo8-13und02-estacao-3-entrevista.pdf

Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no documento de entrevista, pois elas serão utilizadas ao final na sistematização. A atividade da Estação 3 deve durar cerca de 10 minutos.

-----------

Ao longo da realização das atividades, circule pelas estações e observe se os grupos estão trabalhando de forma colaborativa. Tire dúvidas e retome as reflexões feitas nas etapas anteriores, caso os grupos tenham dúvidas sobre a interpretação das tabelas, dos gráfico, do texto ou algum conceito discutido até o momento.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Terminadas as três Estações, distribua folhas de sulfite para os grupos e peça para que eles sistematizem as ideias trabalhadas nas atividades. Para tanto, eles devem produzir um pequeno parágrafo sobre as temáticas discutidas nas estações. Peça para que os grupos troquem as produções.

O professor abrirá uma roda para que os alunos troquem reflexões sobre o desperdício de alimento em um mundo onde ainda temos pessoas passando fome.

Por fim, finalize a aula retomando a importância de combater o desperdício de alimentos.

Recolha as produções com os comentários dos grupos e explique que elas serão devolvidas nas próximas aulas como os seus comentários.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE13) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Borracha, lápis preto e caneta;
  • Folhas de sulfite;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides;

Material complementar:

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão debater os conceitos de fome, conhecer e refletir sobre a produção e desperdício de alimentos pelo mundo.

Professor, nessa aula você trabalhará com a metodologia ativa "rotação por estações". É importante destacar que, nessa aula, propomos que os alunos realizem 2 estações de 8 minutos cada e uma de 10 minutos. Sendo assim, caso haja mais de 3 grupos na sala, você deve preparar duas ou mais estações com as mesmas atividades, de modo que todos os grupos trabalhem simultaneamente e não haja um grupo sem atividade.

Explique a dinâmica desse modelo para a turma, enfatizando que os grupos participam de um circuito de atividades independentes, cada um realizando uma tarefa distinta em um tempo recomendado por você, de acordo com os objetivos propostos em cada estação.

Para mais detalhes veja as orientações na "Ação propositiva" do plano.

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar reportagens, fotografias da questão da fome pelo Mundo e principalmente na África. Na década de 90, muitas imagens foram compartilhadas e se tornaram símbolo de um período de subnutrição e morte. Poderá verificar se já viram algumas dessas imagens. A fome pode atingir comunidades locais, verifique se há casos de má alimentação ou de situações de risco para melhor conhecer a realidade da sua turma.

Contextos prévios:

Antes do início dessa aula, sugere-se que você oriente os alunos a relembrarem aulas de ciências sobre alimentação, sistema digestivo e saúde. Essa aula de geografia poderá conectar-se com as aulas de ciências em alguns momentos.

Para você saber mais:

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é uma das agência das Nações Unidas, a que lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza. Ela trabalha com um indicador chamado “prevalência da subalimentação” para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional, combinando dados sobre a oferta de alimentos e outros e aplica questionários a uma amostra da população para estimar a proporção de pessoas abaixo de um requisito de energia dietética mínima. O mapa revela desde 1990 o número global de pessoas subalimentadas no mundo e mostra quais regiões obtiveram progressos nas proporções de pessoas subalimentadas. Quando o indicador está marcando acima de 5%, o país está dentro do Mapa da Fome. Quando cai para abaixo de 5%, o país sai do Mapa da Fome da FAO.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a etapa da Contextualização apresentando as informações acima e o slide seguinte com os dados da FAO sobre o enorme desperdício de comida no mundo.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente o slide com os dados da FAO sobre o enorme desperdício de comida no mundo. Após a reflexão, indague se os alunos presenciam algum momento de desperdício de alimento, seja na escola, em casa ou em estabelecimentos comerciais e de abastecimento de alimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Inicie a etapa da Contextualização apresentando o slide com as palavras: "insegurança alimentar", "má nutrição", "desnutrição", "subnutrição" e "fome". Após lê-las, pergunte à turma se eles sabem a diferença entre elas? Verifique as respostas dos alunos e, se necessário, anote-as no quadro.

Nesse momento, espera-se que os alunos respondam que todos são termos ligados à alimentação ou fome. Após a reflexão dos alunos, explique que essas são classificações para uma situação alimentar. Explique cada termo e que essa é a classificação feita pela FAO, principal organização internacional a tratar do tema:

  • INSEGURANÇA ALIMENTAR: Situação de quem não tem garantia de acesso a quantidades suficientes de comida saudável e nutritiva para seu desenvolvimento normal. Causada pela inexistência de comida à disposição, falta de poder aquisitivo para a compra de alimentos ou uso inadequado da comida em casa. Pode ser crônica, temporária ou transitória.
  • MÁ NUTRIÇÃO: Condição fisiológica anormal, causada por consumo inadequado de nutrientes. Inclui desnutrição.
  • DESNUTRIÇÃO: Condição de absorção deficiente de nutrientes causada por repetidas doenças infecciosas.
  • SUBNUTRIÇÃO: Estado de incapacidade em obter comida suficiente para atingir os níveis mínimos de energia necessários para uma vida saudável e ativa.
  • FOME: Termo sinônimo de subnutrição crônica, ou seja, quando o estado de subnutrição dura por mais de um ano.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 30 minutos (8 minutos para as duas primeiras cada estação e 10 minutos para entrevista)

Orientações: Para iniciar a Ação Propositiva, organize a turma em grupos de 4 alunos e explique que nessa etapa eles irão verificar a importância de combatermos o desperdício de alimentos no mundo, por meio de atividades organizadas na metodologia conhecida por “Rotação por Estações”.

É importante destacar que, nessa aula, propomos que os alunos realizem 2 estações de 8 minutos cada e uma de 10 minutos. Sendo assim, caso haja mais de 3 grupos na sala, você deve preparar duas ou mais estações com as mesmas atividades, de modo que todos os grupos trabalhem simultaneamente e não haja um grupo sem atividade.

Explique a dinâmica desse modelo para a turma, enfatizando que os grupos participam de um circuito de atividades independentes, cada um realizando uma tarefa distinta em um tempo recomendado por você, de acordo com os objetivos propostos em cada estação.

Também é importante comentar que as atividades propostas não são sequenciais; por isso, cada grupo iniciará com uma atividade diferente, de modo que, ao término dos 30 minutos sugeridos, todos os grupos tenham passado pelas 3 estações.

A atividade proposta para cada estação será detalhada a seguir.

Antes, é importante lembrar que as orientações aos alunos estão disponíveis no arquivo GEO8_13UND02_Atividades da Ação Propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UXaFUaN65CnqTzBWvEk93AzGbJHArRt9qqQAuKYh6qtZTTHQ2wbx3pCAJHjQ/geo8-13und02-atividades-da-acao-propositiva.pdf

Você pode apresentá-las no slide, escrevê-las no quadro ou imprimi-las.

Reforce com os alunos que, apesar das estações estarem numeradas de 1 a 3, elas não são sequenciais. Isto é, um grupo pode iniciar pela Estação 2, depois se deslocar para a Estação 3 e finalizar a Ação Propositiva na Estação 1.

Estação 1:

Leia os trechos selecionados do artigo "ONU: para erradicar fome até 2030 são necessários 239 bilhões de euros por ano" e comente sobre a possibilidade da fome ser erradicada no mundo. (Essa atividade deve durar cerca de 8 minutos)

Na Estação 1, os alunos devem ler os trechos da reportagem e fazer reflexões sobre o quanto custa erradicar a fome no mundo, se é possível e os motivos disso não ter acontecido até hoje.

O arquivo para impressão está disponível em GEO8_13UND02_Estação 1_Artigo_Erradicar_fome:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FVFVbnHutnQsGtc3hmNmzCZHRHfj3VfB8PyK9Tt84Dc8hPTsmSdNKhgJ3jBy/geo8-13und02-estacao-1-artigo-erradicar-fome.pdf

Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final na sistematização. A atividade da Estação 1 deve durar cerca de 8 minutos.

Estação 2:

Leia os trechos, interprete o gráfico e identifique os principais atingidos e quais são as principais regiões do mundo que mais sofrem com a fome. (Essa atividade deve durar cerca de 8 minutos)

Na Estação 2, os alunos devem observar o gráfico e ler os trechos da reportagem, identificando quem são as pessoas que sofrem com a fome no mundo e onde elas estão localizadas.

O arquivo para impressão está disponível em GEO8_13UND02_Estação 2_Grafico_fome:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VhtnK76a27KdsQ9tkrg3EPe938kcgktPNxSX4x2wJFq6YpBzJ3tCjkV23tkQ/geo8-13und02-estacao-2-grafico-fome.pdf

Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no caderno, pois elas serão utilizadas ao final na sistematização. A atividade da Estação 2 deve durar cerca de 8 minutos.

Estação 3:

Entreviste a merendeira da escola e colete informações sobre desperdício de comida. Siga o modelo de entrevista apresentado pelo professor. (Essa atividade deve durar cerca de 10 minutos)

IMPORTANTE: O professor deverá combinar antecipadamente com o funcionário que irá ser entrevistado pelos alunos para verificar a possibilidade dessa participação.

Na Estação 3, os alunos irão conversar com alguma pessoa responsável pela alimentação na escola. Poderá ser uma nutricionista, uma merendeira ou até mesmo a diretora da escola. Eles farão um levantamento de questões ligadas ao desperdício de alimentos na escola.

O arquivo para impressão está disponível em GEO8_13UND02_Estação 3_Entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VxnTYC8zV2cmfaYveV5HM5nvhXVynhXhT5W3Tzdazw56GKNwxxXMDhfEVaug/geo8-13und02-estacao-3-entrevista.pdf

Durante a atividade, oriente que os alunos anotem as reflexões do grupo no documento de entrevista, pois elas serão utilizadas ao final na sistematização. A atividade da Estação 3 deve durar cerca de 10 minutos.

-----------

Ao longo da realização das atividades, circule pelas estações e observe se os grupos estão trabalhando de forma colaborativa. Tire dúvidas e retome as reflexões feitas nas etapas anteriores, caso os grupos tenham dúvidas sobre a interpretação das tabelas, dos gráfico, do texto ou algum conceito discutido até o momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Terminadas as três Estações, distribua folhas de sulfite para os grupos e peça para que eles sistematizem as ideias trabalhadas nas atividades. Para tanto, eles devem produzir um pequeno parágrafo sobre as temáticas discutidas nas estações. Peça para que os grupos troquem as produções.

O professor abrirá uma roda para que os alunos troquem reflexões sobre o desperdício de alimento em um mundo onde ainda temos pessoas passando fome.

Por fim, finalize a aula retomando a importância de combater o desperdício de alimentos.

Recolha as produções com os comentários dos grupos e explique que elas serão devolvidas nas próximas aulas como os seus comentários.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano