GEO8_02UND05 - Contextualização - Lei de Migração
Plano de Aula
Plano de aula: Os desafios das migrações
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Imigrantes no município
Por: Fabiana Machado Leal
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE02 de Geografia, que consta na BNCC.
Esta habilidade diz respeito à relação de fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cópia do trecho da Lei de Migração para cada aluno;
- Cópia do trecho da publicação Lei de Migração - a barreira da língua para cada aluno;
- Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
- Cópia da Matriz de problemas, para cada grupo;
- Lápis preto, borracha, caneta;
- Cartolinas ou folhas de sulfite;
- Blocos autoadesivos;
- Equipamento multimídia para reprodução dos slides e do áudio, se possível.
Material complementar:
- Trecho da Lei de Migração, disponível no arquivo:
- Trecho da publicação Lei da Migração - a barreira da língua, disponível no arquivo:
- Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo:
- Matriz de problemas, disponível no arquivo:
Para você saber mais:
- Confira o artigo Aspectos gerais da dinâmica imigratória no Brasil no século XXI, publicado pela Revista Franco-Brasileira de Geografia, disponível em https://journals.openedition.org/confins/11905, acesso em 28 de março de 2019.
- Leia a publicação da Agência FAPESP Imigrantes chegam a mais cidades brasileiras, disponível em http://agencia.fapesp.br/imigrantes-chegam-a-mais-cidades-brasileiras/27556/, acesso em 28 de março de 2019.
- Leia a publicação do Nexo Jornal O fluxo de imigração ao Brasil desde a chegada dos portugueses, disponível em https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/06/11/O-fluxo-de-imigra%C3%A7%C3%A3o-ao-Brasil-desde-a-chegada-dos-portugueses, acesso em 28 de março de 2019.
- Conheça a Lei de Migração nº 13.445, de 24 de maio de 2017, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13445.htm, acesso em acesso em 28 de março de 2019.
- Confira a reportagem da Câmara dos Deputados Lei de Migração - a barreira da língua, disponível em https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/REPORTAGEM-ESPECIAL/541448-LEI-DE-MIGRACAO---A-BARREIRA-DA-LINGUA-BLOCO-5.html, acesso em 28 de março de 2019. Os demais blocos da reportagem sobre a Lei de Migração podem ser acessados na página indicada.
Contextos prévios: principais fluxos imigratórios para o Estado e/ou município.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão avaliar os problemas enfrentados pelos imigrantes ou refugiados ao chegarem a uma nova localidade.
Para você saber mais:
Os imigrantes que deixam seus países de origem não por vontade própria, mas devido a conflitos, guerras civis, perseguições religiosas, crises econômicas, políticas, sociais e ambientais, e procurar abrigo, geralmente, em países vizinhos são chamados de refugiados.
Enquanto o imigrante é aquele indivíduo que muda de país espontaneamente, geralmente, por motivações econômicas, os refugiados, segundo a ONU, vivem uma condição de vulnerabilidade e estão protegidos pelo direito internacional, pois partem de áreas de conflitos, crises ou mesmo porque sofrem perseguições religiosas. Para saber mais sobre esses conceitos, acesse a publicação “Refugiados” e “Migrantes”: perguntas frequentes, da ONU, disponível em https://www.acnur.org/portugues/2016/03/22/refugiados-e-migrantes-perguntas-frequentes/, acesso em 28 de março de 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO