Plano de Aula

Plano de aula: Os desafios das migrações

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Imigrantes no município

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE02 de Geografia, que consta na BNCC.

Esta habilidade diz respeito à relação de fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Cópia do trecho da Lei de Migração para cada aluno;
  • Cópia do trecho da publicação Lei de Migração - a barreira da língua para cada aluno;
  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
  • Cópia da Matriz de problemas, para cada grupo;
  • Lápis preto, borracha, caneta;
  • Cartolinas ou folhas de sulfite;
  • Blocos autoadesivos;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides e do áudio, se possível.

Material complementar:

  • Trecho da Lei de Migração, disponível no arquivo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/znPmPZNQ5GSHCxKdy4dgsAJD8KPR7jfjaHSkc6YN3x5xPUMyMkGVsXXKSg3X/geo8-02und05-contextualizacao-lei-de-migracao.pdf

  • Trecho da publicação Lei da Migração - a barreira da língua, disponível no arquivo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M7tR9QpX9BHBwRSFEKgMNmqaEb5huqhPBvuk2yzCXaTYHYVf93q87mKN4K46/geo8-02und05-problematizacao-barreira-da-lingua.pdf

  • Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qTwPA5XZbKurQDwpnvjrCq5TWpU2JFmF2EDHrejm9mBEGthe6um6KCYFDCEK/geo8-02und05-acao-propositiva-atividades.pdf

  • Matriz de problemas, disponível no arquivo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UkYWA4uHg2V46eMZp26wGGsAMcFd5ZWjsN7WgDAvbNXMtFVkqZct6dkj99Ra/geo8-02und05-acao-propositiva-matriz-de-problemas.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: principais fluxos imigratórios para o Estado e/ou município.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão avaliar os problemas enfrentados pelos imigrantes ou refugiados ao chegarem a uma nova localidade.

Para você saber mais:

Os imigrantes que deixam seus países de origem não por vontade própria, mas devido a conflitos, guerras civis, perseguições religiosas, crises econômicas, políticas, sociais e ambientais, e procurar abrigo, geralmente, em países vizinhos são chamados de refugiados.

Enquanto o imigrante é aquele indivíduo que muda de país espontaneamente, geralmente, por motivações econômicas, os refugiados, segundo a ONU, vivem uma condição de vulnerabilidade e estão protegidos pelo direito internacional, pois partem de áreas de conflitos, crises ou mesmo porque sofrem perseguições religiosas. Para saber mais sobre esses conceitos, acesse a publicação “Refugiados” e “Migrantes”: perguntas frequentes, da ONU, disponível em https://www.acnur.org/portugues/2016/03/22/refugiados-e-migrantes-perguntas-frequentes/, acesso em 28 de março de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA