Plano de Aula

Plano de aula: Os desafios das migrações

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Imigrantes no município

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE02 de Geografia, que consta na BNCC.

Esta habilidade diz respeito à relação de fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Cópia do trecho da Lei de Migração para cada aluno;
  • Cópia do trecho da publicação Lei de Migração - a barreira da língua para cada aluno;
  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
  • Cópia da Matriz de problemas, para cada grupo;
  • Lápis preto, borracha, caneta;
  • Cartolinas ou folhas de sulfite;
  • Blocos autoadesivos;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides e do áudio, se possível.

Material complementar:

  • Trecho da Lei de Migração, disponível no arquivo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/znPmPZNQ5GSHCxKdy4dgsAJD8KPR7jfjaHSkc6YN3x5xPUMyMkGVsXXKSg3X/geo8-02und05-contextualizacao-lei-de-migracao.pdf

  • Trecho da publicação Lei da Migração - a barreira da língua, disponível no arquivo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M7tR9QpX9BHBwRSFEKgMNmqaEb5huqhPBvuk2yzCXaTYHYVf93q87mKN4K46/geo8-02und05-problematizacao-barreira-da-lingua.pdf

  • Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qTwPA5XZbKurQDwpnvjrCq5TWpU2JFmF2EDHrejm9mBEGthe6um6KCYFDCEK/geo8-02und05-acao-propositiva-atividades.pdf

  • Matriz de problemas, disponível no arquivo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UkYWA4uHg2V46eMZp26wGGsAMcFd5ZWjsN7WgDAvbNXMtFVkqZct6dkj99Ra/geo8-02und05-acao-propositiva-matriz-de-problemas.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: principais fluxos imigratórios para o Estado e/ou município.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão avaliar os problemas enfrentados pelos imigrantes ou refugiados ao chegarem a uma nova localidade.

Para você saber mais:

Os imigrantes que deixam seus países de origem não por vontade própria, mas devido a conflitos, guerras civis, perseguições religiosas, crises econômicas, políticas, sociais e ambientais, e procurar abrigo, geralmente, em países vizinhos são chamados de refugiados.

Enquanto o imigrante é aquele indivíduo que muda de país espontaneamente, geralmente, por motivações econômicas, os refugiados, segundo a ONU, vivem uma condição de vulnerabilidade e estão protegidos pelo direito internacional, pois partem de áreas de conflitos, crises ou mesmo porque sofrem perseguições religiosas. Para saber mais sobre esses conceitos, acesse a publicação “Refugiados” e “Migrantes”: perguntas frequentes, da ONU, disponível em https://www.acnur.org/portugues/2016/03/22/refugiados-e-migrantes-perguntas-frequentes/, acesso em 28 de março de 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO