GEO8_02UND01 - Mapa Imigrantes no Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Do mundo para o meu município
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Imigrantes no município
Por: Fabiana Machado Leal
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE02 de Geografia, que consta na BNCC.
Esta habilidade diz respeito à relação de fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
- Cópia do mapa Imigrantes no Brasil para cada aluno;
- Lápis preto, borracha, caneta e canetas hidrocor;
- Cartolinas para a elaboração dos mapas conceituais;
- Blocos auto-adesivos para a etapa da Sistematização;
- Atlas Geográfico Escolar;
- Equipamento multimídia para reprodução dos slides.
Material complementar:
- Atividades da Ação Propositiva:
Link para os mapas:
- Mapa Imigrantes no Brasil, disponível no arquivo GEO8_02UND01_Mapa_Imigrantes no Brasil:
- Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf>. Acesso em: 03 mar 2019.
(Para consulta ou impressão, caso não haja Atlas Geográfico na escola).
Para você saber mais:
BAENINGER, Rosana. Migrações Sul-Sul. Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/livros/migracoes_sul_sul/migracoes_sul_sul.pdf>. Acesso em: 03 mar 2019.
CAMPELO, Leandro F.; PICONEZ, Stela C. B. Os mapas conceituais como metodologia ativa no ensino de Geografia. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. Disponível em: <http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/658>. Acesso em: 03 mar 2019.
Território brasileiro e povoamento. IBGE. Disponível em: <https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.html>. Acesso em: 03 mar 2019.
UEBEL, Roberto R. G.; RÜCKERT, Aldomar A. Aspectos gerais da dinâmica imigratória no Brasil no século XXI. Confins [En ligne], 31 | 2017. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/11905>. Acesso em: 03 mar 2019.
TEIXEIRA, Lucas Borges. O Brasil tem pouco imigrante. UOL. Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/imigrantes-brasil-venezuelanos-refugiados-media-mundial.htm#o-brasil-tem-pouco-imigrante>. Acesso em: 03 mar 2019.
Contextos prévios: Imigração no Brasil; mapa conceitual.
Para essa aula é interessante se informar sobre os fluxos imigratórios ocorridos em seu município. Sugere-se que você organize materiais de apoio (recortes de jornais e revistas, sites, fotografias, áudios, artigos pessoais e relatos) para distribuir entre os grupos, de modo que eles possam agrupar informações e fundamentar a elaboração do mapa conceitual.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão construir um mapa conceitual sobre os fluxos migratórios ocorridos no município, tendo os sobrenomes dos alunos como ponto de partida para a elaboração.
Para você saber mais:
Os mapas conceituais são usados por várias áreas como uma ferramenta que organiza e representa o conhecimento. A teoria dos mapas conceituais foi elaborada na década de 1970 por Joseph Novak, pautado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel.
O princípio elementar para a elaboração de um mapa conceitual consiste em representar um conjunto de ideias, substantivos e verbos, organizado de modo a esquematizar a definição de conceitos. Em outras palavras, na medida em que são organizadas em caixas de textos e frases de ligação que as unem, as palavras usadas nos mapas conceituais vão se relacionando formando uma estrutura esquemática que organiza o conhecimento de forma hierárquica. Por conta dessa organização, os mapas conceituais se tornam uma metodologia ativa facilitadora da aprendizagem, uma vez que permite que os alunos estabeleçam relações significativas entre os conceitos e fenômenos estudados.
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