Plano de Aula

Plano de aula: Como acolher os imigrantes venezuelanos?

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Imigrantes no município

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE02 de Geografia, que consta na BNCC.

Esta habilidade diz respeito à relação de fatos e situações representativas da história das famílias do município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
  • Cópia dos trechos do artigo Número de refugiados e migrantes da Venezuela atinge 3,4 milhões para cada aluno;
  • Folhas de sulfite, lápis preto, caneta e borracha;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides.

Material complementar:

  • Trecho do artigo Número de refugiados e migrantes da Venezuela atinge 3,4 milhões, disponível no arquivo GEO8_02UND03-Artigo Imigração Venezuela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFFhygNk3sky3DTXjs4s6ZfZmTVuuAj3AS9HKvMKx8aGWFZjuXXwrFUvQ8vV/geo8-02und03-artigo-imigracao-venezuela.pdf

  • Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo GEO8_02UND03-Atividades da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Uraw4DMHEWkcqndhgp2kdt3RCB2hbv9SxwwjvdZRAPPEdV7JaeENVxVrZt6/geo8-02und03-atividades-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

· ALISSON, Elton. Imigrantes chegam a mais cidades brasileiras. Agência Fapesp. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/imigrantes-chegam-a-mais-cidades-brasileiras/27556/>. Acesso em: 26 fev 2019.

BAENINGER, Rosana et al. Migrações Sul-Sul. 2ed. Campinas-SP: Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (Nepo), 2018.Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/livros/migracoes_sul_sul/migracoes_sul_sul.pdf>. Acesso em: 03 mar 2019.

GONÇALVES, Carolina. Grupo de Venezuelanos deixa Boa Vista e vai para o Rio Grande do Sul. Agência Brasil, 12/09/2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-09/grupo-de-venezuelanos-deixa-boa-vista-e-vai-para-o-rio-grande-do-sul>. Acesso em 14 mar 2019.

LUZ, Camila. Entenda a crise migratória de venezuelanos para o Brasil. Guia do Estudante. Disponível em: . Acesso em: 14 mar 2019.

Número de refugiados e migrantes da Venezuela atinge 3,4 milhões. ONU, 22/02/2019. Disponível em: . Acesso em: 14 mar 2019.

SILVEIRA, Daniel. Brasil tem cerca de 30,8 mil imigrantes venezuelanos; somente em 2018 chegaram 10 mil, diz IBGE. G1. Disponível em: . Acesso em: 14 mar 2019.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a imigração venezuelana no Brasil e na América Latina, conheça a coletânea Migrações Venezuelanas, disponível em: <https://nacoesunidas.org/fundo-de-populacao-da-onu-divulga-livro-sobre-migracoes-venezuelanas-em-versao-online/>. Acesso em: 14 mar 2019.

Contextos prévios:

Antes do início da aula, sugere-se que você pesquise quais são os principais fluxos migratórios internacionais que ocorreram em seu município recentemente. O plano sugere o trabalho com os imigrantes venezuelanos, devido à crise recente pela qual esse país passa, no entanto, as atividades aqui propostas podem ser desenvolvidas considerando o contexto específico do Estado e município em que vocês residem, considerando por exemplo, a chegada de haitianos, sírios, senegaleses e angolanos.

Essas informações podem ser acessadas em jornais, rádios locais, dados oficiais da prefeitura ou de outros órgãos estaduais ou mesmo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para esta aula, também é importante que os alunos já tenham trabalhado com a elaboração de cartas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão compreender a imigração dos venezuelanos para o Brasil e as formas de acolhimento das famílias no município. Para tanto, irão discutir as necessidades desses imigrantes e refugiados venezuelanos que chegam ao município em que vocês residem.

Para você saber mais:

Os imigrantes que deixam seus países de origem não por vontade própria, mas devido a conflitos, guerras civis, perseguições religiosas, crises econômicas, políticas, sociais e ambientais, e procurar abrigo, geralmente, em países vizinhos são chamados de refugiados.

Enquanto o imigrante é aquele indivíduo que muda de país espontaneamente, geralmente, por motivações econômicas, os refugiados, segundo a ONU, vivem uma condição de vulnerabilidade e estão protegidos pelo direito internacional, pois partem de áreas de conflitos, crises ou mesmo porque sofrem perseguições religiosas. Para saber mais sobre esses conceitos, acesse a publicação:

“Refugiados” e “Migrantes”: perguntas frequentes. Agência da ONU para Refugiados. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/2016/03/22/refugiados-e-migrantes-perguntas-frequentes/>. Acesso em: 14 mar 2019.

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