GEO8_02UND04 - Artigo Estudantes imigrantes
Plano de Aula
Plano de aula: O mundo em nossa escola
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Imigrantes no município
Por: Fabiana Machado Leal
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE02 de Geografia, que consta na BNCC.
Esta habilidade diz respeito à relação de fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
- Cópia do artigo Estudantes imigrantes aumentam 112% em oito anos nas escolas brasileiras, para cada aluno;
- Cópia dos dados levantados durante a pesquisa, para cada grupo;
- Régua, borracha, lápis preto, caneta, lápis de cor e/ou canetas hidrocor;
- Cartolinas para a elaboração dos gráficos;
- Fita adesiva ou fita crepe para fixar os gráficos;
- Equipamento multimídia para reprodução dos slides.
Material complementar:
- Trecho do artigo Estudantes imigrantes aumentam 112% em oito anos nas escolas brasileiras, disponível no arquivo GEO8_02UND04 – Artigo Estudantes imigrantes:
Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo GEO8_02UND04 - Atividades da Ação Propositiva:
Tabela com os dados da pesquisa realizada com os alunos/familiares imigrantes, disponível no arquivo GEO8_02UND04 - Modelo de Pesquisa:
Para você saber mais:
ALISSON, Elton. Imigrantes chegam a mais cidades brasileiras. Agência Fapesp. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/imigrantes-chegam-a-mais-cidades-brasileiras/27556/>. Acesso em: 26 fev 2019.
CARDOSO, Hugo Ferreira; PEREIRA, Maria do Céu Melo. A produção de gráficos na aula de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, vol.6, n.11, 2016. Disponível em: <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/307>. Acesso em: 20 mar 2019.
CALÇADE, Paula. Matrículas de alunos estrangeiros crescem 112% no Brasil. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/10142/matriculas-de-alunos-estrangeiros-crescem-112-no-brasil>. Acesso em: 20 mar 2019.
MAGALHÃES, Giovanna Modé. O direito humano à educação e as migrações internacionais contemporâneas: notas para uma agenda de pesquisa. Cadernos Cenpec, vol.2, n.2, p.47-64, dez.2012. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/viewFile/178/206> Acesso em: 20 mar 2019.
O papel da Gestão no acolhimento de alunos imigrantes. Instituto Unibanco. Disponível em: <https://www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/38/>. Acesso em: 20 mar 2019.
SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para organização das informações. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 20 mar 2019.
SOUZA, Ludmilla. Estudantes imigrantes aumentam 112% em oito anos nas escolas brasileiras. Agência Brasil, 20/02/2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-02/estudantes-imigrantes-aumentam-112-em-oito-anos-nas-escolas-brasileiras>. Acesso em: 20 mar 2019.
Território brasileiro e povoamento. IBGE. Disponível em: <https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.htm>. Acesso em: 20 mar 2019.
UEBEL, Roberto R. G.; RÜCKERT, A. A. Aspectos gerais da dinâmica imigratória no Brasil no século XXI. Confins [En ligne], 31, 2017. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/11905>. Acesso em: 20 mar 2019.
Contextos prévios:
Para desenvolvimento do plano, sugere-se que, antes dessa aula, seja realizado um levantamento prévio acerca dos alunos e famílias imigrantes que pertencem à comunidade escolar, de modo que a turma tenha a oportunidade de analisar os dados e elaborar os gráficos durante a Ação Propositiva.
Para a organização dessas informações, você pode usar o arquivo modelo indicado no material complementar, com o objetivo de realizar um pequeno levantamento censitário, ou consultar documentos da sua instituição de ensino que oferecem dados do público atendido.
Para esta aula, também é importante que os alunos já tenham trabalhado com análise de informações, construção e interpretação de gráficos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão identificar a ancestralidade imigrante dos alunos e dos familiares que integram a comunidade escolar, por meio da realização prévia de um pequeno censo da comunidade escolar e da elaboração e análise de gráficos, concebidos a partir dos dados desse censo.
Como adequar à sua realidade:
O plano sugere o levantamento das informações de todos os alunos imigrantes/familiares que pertencem à comunidade escolar; todavia, você pode adaptá-lo, por exemplo, de acordo com sua realidade e tamanho da instituição de ensino. Sendo assim, é possível recolher os dados apenas dos alunos da turma como universo de pesquisa; todas as séries do 8º ano; todos os alunos do Ensino Fundamental (anos finais) ou do período em que os alunos estudam (diurno ou vespertino).
Caso não haja alunos imigrantes ou que tenham familiares imigrantes na escola, você pode adaptar o plano considerando uma pesquisa com professores e/ou funcionários ou mesmo com moradores dos arredores da comunidade escolar. Nesse caso, sugere-se que o período de levantamento e organização dos dados seja maior e mediado por você.
Para você saber mais:
O censo é um instrumento estatístico e sua realização é a principal forma de se analisar a situação e acompanhar evolução de determinadas características de uma população. Existem diversos tipos de recenseamento, como o agropecuário, demográfico, escolar, eleitoral etc.
Por realizar uma contagem minuciosa da população, o censo disponibiliza uma fotografia precisa daquelas informações que se pretende compilar. É por isso que seus resultados servem para a definição de políticas públicas em diferentes esferas (nacional, estadual e municipal).
O censo demográfico tem a finalidade de responder questões fundamentais como: Quanto somos? Onde vivemos? Como vivemos?
Já o censo escolar, tem a finalidade de realizar um estudo minucioso, em âmbito nacional, sobre a situação das matrículas, abandono escolar, rendimento, infraestrutura das instituições e outras informações relevantes para o contexto educacional brasileiro.
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