Plano de Aula

Plano de aula: As regiões polares e suas potencialidades

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica ambiental. Disputas pelo controle da Antártida

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Providenciar impressão da tabela indicada no slide 9 para que os alunos realizem a proposta apresentada. Caso não seja possível, reproduzi-la no quadro e solicitar aos alunos que transcrevam em seus cadernos. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Material complementar:

Atividade - Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2N8vteur3vQRnxMJeCZWdCVnk6h3tb7MVW5chbqMj3xyCHYNbPhMYfk5AEU/geo8-21und01-sistematizacao-atividade.pdf

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ESJdSxfUkfhfUc3SH7Z2zvUWkXhTFyQpRcwQWg8Kgp29cXG3PH8yEa3mH6GU/geo8-21und01-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zxyTSEf3RKr8HRHhBjfzNZZmEmfjHqPEXA2QmReQuttbfWXXwuxTWdtqTwxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EKpGw2SZj98t7P9SPp8ZqAwvukBhNs56q2EkKbbpqUzjpCMeEFCFWa7T4Qxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Antártida - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2d4yjzHbTGupnTN4R4sGAktjU2UQyHGQt5Gq7FsdvBDDqXk3YKfmTsmB5Ac5/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-6.pdf

Ártico - slide 7: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEhtV4YUeqU3SFhhrc848qCUB9KKyfJWgktGsmAdTAZzvbV2X3EwnaPHZc9n/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-7.pdf

Ártico - slide 8: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fvFrfh2VpnstDxsVt8u9YVMmn6pJC9V8kDUfAE79yknMyQdSCQNayPXtA6pT/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-8.pdf

Para você saber mais:

Fonte: MIGUENS, Altineu Pires. Navegação: A Ciência e a Arte. Vol.3 Navegação Eletrônica e em Condições Especiais. Diretoria de Hidrografia e Navegação, Rio de Janeiro, 2000. pp 1541-1547, disponível em: http://antartica.cptec.inpe.br/~rantar/mat_outros/cap41_dhn_navegacao_polar.pdf Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida termômetro do mundo, de Heitor e Silvia Reali, disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/antartida-termometro-do-mundo/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida, o colossal continente branco, de Andrea Panizza, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-2/antartida-colossal-continente-branco/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Bem-vindo ao Ártico, de Andrea Panizza, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-2/bem-vindo-ao-artico/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Massas de ar, de Thiago Azeredo, disponível em: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/massas-de-ar.html Acesso em: 17 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, comente com os alunos como as regiões polares possuem potencialidades que devem ser conhecidas e consideradas por todos. Ressalte que todo lugar tem sua relevância, em diversos contextos, e com as regiões polares não é diferente. Neste momento, comente sobre as características morfoclimáticas dessas regiões e sua relação com os demais climas existentes no planeta. Exponha, também, a necessidade de preservação dessas áreas, habitat natural de espécies que necessitam dessas áreas para sobreviverem.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados