Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Leia o texto com os alunos. Em seguida, observe como eles pensando e registrando para resolver a situação. Explore a ideia de dividir em partes proporcionais, conceitos apresentados anteriormente no 5º e 6º ano.
Propósito: Apresentar um problema que leve os alunos a refletir sobre o conceito de dividir em partes proporcionais.
Discuta com a turma:
- Elas deverão repartir as balas em partes iguais? Justifique.
- Como podemos ajudar Amanda e Carla a resolver esse problema?
- Que relações existem entre a quantidade de balas e o preço a pagar?
Resolução: Amanda pagou R$ 3,00 e Carla R$ 6,00. Carla pagou o dobro de Amanda, portanto deverá ficar com o dobro de balas. Basta então, dividir o total 120 por 3 = 40. O dobro de 40 é 80. Logo, Amanda ficará com 40 balas e Carla 80 balas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis sobre a competição de natação. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.
Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade direta em situações reais.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar os valores que faltam?
- O que acontece com o tempo da prova de 100 m para a prova de 200 m?
- E se a piscina fosse de 100 m, quantas vezes Carlos percorreria a raia na prova de 400 m?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis sobre a competição de natação. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.
Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade direta em situações reais.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar os valores que faltam?
- O que acontece com o tempo da prova de 100 m para a prova de 200 m?
- E se a piscina fosse de 100 m, quantas vezes Carlos percorreria a raia na prova de 400 m?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade direta. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade direta.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12)
Orientação: Leia o texto do slide com os alunos e apresente os exemplos para mostrar o conceito de proporcionalidade direta.
Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade direta.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12)
Orientação: Leia o texto do slide com os alunos e apresente os exemplos para mostrar o conceito de proporcionalidade direta.
Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade direta.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e reforce de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula.
Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre proporcionalidade.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre proporção direta. Reserve se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.
Propósito: Verificar se os alunos conseguiram consolidar o conceito de proporcionalidade direta.
Discuta com a turma:
- Podemos afirmar que nessa situação o tempo e a quantidade são diretamente proporcionais?
- Continuando essa produção, qual a quantidade de calças seriam produzidas em 20 horas?
Materiais complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar