Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Equações em ação: soluções em primeiro grau
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano contempla duas aulas sequenciais com duração de 50 minutos para o 7º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que os estudantes já conheçam o que é uma equação de primeiro grau, saibam reconhecer se um número é ou não solução da equação e tenham desenvolvido no 6º ano a habilidade de reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número.
Na primeira aula, os alunos participam de uma roda de conversa sobre como determinar valores desconhecidos representados por pesos em balanças de dois pratos, fazendo uso das propriedades da igualdade. Em seguida, é proposta uma sequência de atividades usando Inteligência Artificial (IA) para que consigam, individualmente ou em grupos, elaborar problemas curiosos que possam ser resolvidos por uma equação de primeiro grau. A ideia é analisarem o passo a passo fornecido pela IA para resolver essas equações e incorporarem estratégias que permitam resolver outras similares. Os alunos irão transcrever seus problemas e as respectivas equações para serem resolvidas por outros colegas ou grupos.
Na segunda aula, ocorre a troca de problemas entre os alunos ou grupos, de forma que estes sejam resolvidos e, posteriormente, devolvidos aos criadores para serem corrigidos com suporte da IA, a qual também fornecerá propostas alternativas de solução. Nesse segundo momento, os alunos avaliam as resoluções uns dos outros usando alguns critérios sugeridos pelo professor, propondo feedback construtivo e sugestões de melhoria.
Todos os problemas e as soluções serão transcritos em folhas de papel e ilustrados pelos estudantes, formando um livro de problemas curiosos que poderá ser publicado como e-book pela turma.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.
Simulador do PhET Colorado “Explorador da igualdade”. Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/equality-explorer/latest/equality-explorer_all.html?locale=pt_BR. - Materiais diversos:
Folhas de sulfite A4 ou folhas de almaço.
Lápis ou lapiseira.
Borracha.
Lápis de cor.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Elaboração e resolução de problemas usando equações de primeiro grau com uma incógnita.
Objetivos de aprendizagem
- Resolver equações de primeiro grau com uma incógnita, compreendendo os processos algébricos envolvidos.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo.
5. Cultura Digital.
Acesse
- Acesse aqui o tutorial sobre o Copilot e o MS Designer criado pelos formadores da NOVA ESCOLA.
- Microsoft Education Center. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-br/training/educator-center/. Acesso em 14 nov. 2024.
Bibliografia
- CARVALHO, Vanderson Marinho de, ALVES, Juliana Maria Schivani. Balança de dois pratos para o ensino de equações de primeiro grau e de volume de sólidos geométricos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2023, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Realize Editora, 2023. Disponível em: https ://www .editorarealize .com .br /editora /anais /conedu /2023 /TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12186_TB1824_25112023104628.pdf. Acesso em 27 nov. 2024.
- ARAÚJO, Carlos Alberto Souza. Ensino de equação polinomial do primeiro grau por meio do uso da balança de dois pratos. Alison Marcelo Van Der Laan Melo. 2022. 75f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT), Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, 2022.
- MICROSOFT. Tutorial do Copilot: começar a usar Copilot - 2024. Disponível em: https://support.microsoft.com/pt-br/topic/tutorial-do-copilot-come%C3%A7ar-a-usar-copilot-fe837774-3f6b-4885-850d-01f0e428898c. Acesso em 27 nov. 2024.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 100 min
Este plano promove a exploração de diferentes problemas criados pelos alunos com apoio da IA e que possam ser resolvidos usando equações de primeiro grau com uma incógnita. Situações pensadas pelos alunos serão traduzidas por uma equação, que outros estudantes vão tentar resolver, também com suporte da IA, além de apresentar uma proposta detalhada da solução. O grupo que criou o problema vai analisar e fornecer um feedback aos colegas, apresentando uma sugestão de solução alternativa.
Dificuldades antecipadas:
Alguns alunos podem não ser familiarizados com a IA generativa, por isso será necessária uma apresentação breve para a turma, mostrando como fazer as perguntas adequadas de forma que o Copilot forneça a resposta esperada. Preveja uma aula anterior para essa apresentação, deixando que explorem a ferramenta livremente, com intuito de conhecer seu funcionamento. Acesse aqui o tutorial da ferramenta preparado pelos formadores da NOVA ESCOLA.
Na introdução da aula, vale a pena recordar com eles o que é uma equação de primeiro grau e como ela pode ser usada para representar um valor desconhecido em situações que envolvem a igualdade. O exemplo da balança em equilíbrio pode ser importante para recordar as propriedades da igualdade. Pense em utilizar agrupamentos produtivos que considerem diferentes habilidades em lidar com expressões algébricas.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 20 min
Projete a tela do Simulador PhET “Explorador da igualdade” (https://phet.colorado.edu/sims/html/equality-explorer/latest/equality-explorer_all.html?locale=pt_BR) ou imprima os slides com os desenhos das balanças montadas no simulador. Usando a opção “Básico”, questione a turma a partir da imagem da Tela 1:
- A balança está equilibrada? O que isso significa?
A ideia é que eles reconheçam que os quatro cubos pesam o mesmo que as seis esferas. Após ouvir as falas dos alunos, pergunte:
- O que acontecerá se eu adicionar 2 unidades em um dos lados da balança? E se eu fizer o mesmo do outro lado da balança?
Apresente a Tela 2 na simulação:
A ideia é que eles retomem que ao adicionar a mesma quantidade em ambos os membros de uma igualdade, a igualdade continuará verdadeira. Continue questionando:
- E se, agora, retirarmos uma unidade de cada lado da balança?
Então, deverão recordar que ao retirar a mesma quantidade de ambos os membros de uma igualdade, a mesma continuará verdadeira.
Retire mais uma unidade de cada lado e pergunte:
- O que acontecerá se dobrarmos a quantidade de peso em cada lado da balança? Ela vai continuar equilibrada?
Mostrando a situação da Tela 3, exemplifique a situação.
A ideia é retomar que ao multiplicar ambos os membros de uma igualdade por um mesmo número (neste caso o 2), ela continuará verdadeira.
Pergunte na sequência:
- Agora, o que vai acontecer se dividirmos a quantidade dos dois lados da balança por 4?
Aproveite para reforçar a utilização do símbolo de fração para representar a divisão por 4, escrevendo no quadro:
| 8 quadrados | 12 esferas | |
| = | ||
| 4 | 4 |
Ao realizar essas operações, apresente a Tela 4, na qual eles poderão verificar que a balança continua em equilíbrio, reforçando que ao dividir ambos os membros de uma igualdade por 4, ela continuará uma igualdade verdadeira.
Agora, prepare a Tela 5 com antecedência, usando a aba “Variáveis” do simulador, para usar x = 2 e escrever a equação 3x + 1 = 7. Esconda o valor de x clicando no símbolo
ao lado.
Ao apresentar a tela aos alunos, questione:
- Como podemos descobrir o valor do peso “x” se a balança está equilibrada?
Neste momento não é fundamental que todos consigam sugerir a utilização das propriedades da igualdade para resolver a equação. Se alguém fornecer essa proposta, deixe que verbalize para a turma e até manipule a simulação com sua ideia. Pode ser que descubram mentalmente o número que multiplicado por 3 e adicionado a 1 resulta em 7. O mais importante é reforçar com eles que essa situação pode ser representada por uma equação de primeiro grau com uma incógnita (valor desconhecido), colocando a igualdade na lousa e reforçando que ela é formada por uma igualdade que contém uma letra, números e operações e que encontrar a solução da equação é descobrir qual o valor que, quando colocado no lugar da letra “x”, torna a igualdade verdadeira.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO