Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_27ALG04
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, régua, WhatsApp
- Opcionais: Meet, Hangout, Zoom, Mobizen, Loon
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Aquecimento
Solicitar que os alunos criem uma sequência de 4 quadrados com o auxílio de uma malha quadriculada, indicando a regra que define tal sequência.
Atividade principal
Fotografe o triângulo de números pares da atividade principal e encaminhe para os alunos pelo WhatsApp. Indique que eles construam o fluxograma que calculem a soma dos elementos de cada linha do triângulo e postem uma foto de suas soluções. Para que os alunos escrevam a representação algébrica do próximo termo da sequência você pode propor as seguintes questões:
1. Como cada novo termo da linha seguinte é formado?
2. Este novo termo depende do termo anterior?
3. Represente algebricamente o termo seguinte.
Você pode utilizar o arquivo de Apresentações dessa aula com os aplicativos Mobizen ou Loon para gravar as suas explicações e encaminhar via WhatsApp para os alunos. Caso seus alunos não tenham acesso à Internet, disponibilize esta adaptação impressa, a partir dos documentos de impressão deste plano de aula, e oriente-os a fazer um Diário com suas resoluções das atividades propostas e registros de como escolheu a estratégia de resolução.
Discussão das soluções
A partir dos registros compartilhados pelos alunos via WhatsApp, identifique mais de um tipo de solução demonstrando as duas possibilidades de resposta apresentadas na resolução desta atividade.
Sistematização
xxxxx
Encerramento
xxxxx
Raio X
O Raio X pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, assim como também as atividades complementares. Ele pode ser utilizado também como monitoramento da aprendizagem dos alunos no decorrer desta unidade.
Convite às famílias
Nesta atividade indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.