Plano de aula: O gol de Richarlison na Copa e a razão áurea

Descrição

Neste plano, propomos a investigação de padrões geométricos, a começar por imagens e padrões numéricos a partir de sequências. Buscamos apresentar o conceito da espiral de Fibonacci e da razão áurea, tendo como base o movimento do jogador Richarlison na finalização de um gol no jogo de estréia na Copa do Mundo de 2022.

Objeto de conhecimento

• Sequências numéricas e padrões geométricos

Objetivos de aprendizagem

• Investigar regularidades em sequências recursivas e em formas geométricas;
  • Identificar padrões presentes em imagens com o auxílio de sequências numéricas;
  • Reconhecer a razão áurea em formas geométricas;

Competências gerais

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  2. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  3. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Sobre esta aula

Tempo previsto: 01 aula de 50 minutos.

Materiais sugeridos:

• caderno para registro dos alunos;
  • lousa ou quadro;
  • projetor (opcional);
  • calculadora (opcional);
  • malha quadriculada impressa (opcional);
  • compasso (opcional);
Contextualizando

Caso seja possível, inicie a aula em local com projetor disponível ou na sala de informática e apresente a imagem abaixo [Imagem 1], com a fotografia do atacante Richarlison batendo na bola no lance que culminou no 2º gol do Brasil contra a Sérvia na Copa do Mundo de 2022 no Catar. Se não houver a possibilidade de projeção da imagem, imprima ou apresente pelo celular ou pela tela do computador a Imagem 1.

Questione os alunos sobre a imagem:

• Vocês assistiram ao 1º jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2022?
  • Vocês se lembram do que aconteceu após este chute do atacante Richarlison?
  • Se vocês tivessem que descrever esta imagem com uma palavra, qual seria?

Organize o repertório prévio dos alunos à medida que respondem às perguntas. Possibilite-lhes fazer as suas considerações, exercitando a oralidade, a fluência oral, além da comunicação e da argumentação.

Anote no quadro as palavras que os alunos forem falando no final da 3ª pergunta, pois é ela que vai guiar os próximos passos da aula. Dê um destaque no quadro às palavras que remetem ao “belo”, como: “golaço”, “lindo”, “perfeito” etc.

Em seguida, apresente, seguindo as mesmas orientações da Imagem 1, as Imagens 2, 3, 4, e 5. Elas podem ser apresentadas lado a lado ou uma de cada vez.

Pergunte aos alunos se eles conhecem estas imagens e se já viram esta curva que está desenhada sobre elas.

A Imagem 3 é o Parthenon, o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga. As Imagens 4 e 5 são obras de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa e o Homem Vitruviano, que são famosas por sua beleza e padrões de perfeição. A curva desenhada sobre as imagens é conhecida como espiral de Fibonacci e será um elemento que estudaremos na atividade principal da aula.

Comente com os alunos que esta curva foi associada ao longo da história à “perfeição matemática” e que construções que seguem este padrão costumam trazer a ideia de algo belo ao olhar humano. Ela recebe o nome de espiral de Fibonacci em homenagem ao matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido como Fibonacci.