Plano de aula: O gol de Richarlison na Copa e a razão áurea

Descrição

Neste plano, propomos a investigação de padrões geométricos, a começar por imagens e padrões numéricos a partir de sequências. Buscamos apresentar o conceito da espiral de Fibonacci e da razão áurea, tendo como base o movimento do jogador Richarlison na finalização de um gol no jogo de estréia na Copa do Mundo de 2022.

Objeto de conhecimento

• Sequências numéricas e padrões geométricos

Objetivos de aprendizagem

• Investigar regularidades em sequências recursivas e em formas geométricas;
  • Identificar padrões presentes em imagens com o auxílio de sequências numéricas;
  • Reconhecer a razão áurea em formas geométricas;

Competências gerais

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  2. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  3. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Competências Gerais na BNCC

Conclua o curso online em 4h e ganhe um certificado!

COMEÇAR AGORA