Plano de Aula

Plano de aula: Refletindo sobre a modernidade

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, quadro, imagem impressa (se a escola contar com projetor, poderá apenas exibir), cartolina, papel kraft, canetas hidrográfica coloridas.

Material complementar:

Trecho da Carta de Caminha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/442bPQmqhtmZZ6hzRhHaWHpkJUMvtNrxCzg2rNakU6sh9bdwhsyHKWxeQ3T7/his7-01und05-carta-de-caminha.pdf

Trecho de Dos canibais, de Montaigne: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfhGkRnm8guPh2paNW8zSMbNTEaMpNdw6kXz9wekfk8BmH5zxVYvZT98kVTA/his7-01und05-dos-canibais-montaigne.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E5PVfnPVxSM9rfSKvEJvXntgDJU5UX2h6hFaKDyh8a9ckJ5NzPYzhDkWvVrQ/his7-01und05-imagens-contextualizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8NCQXYwcU689D3YC4wayezuUBZukNbQP99kDhDe9mraYf7p6n4NGr3WE369T/his7-01und05-sistematizacao.pdf

Dinâmica do aquário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPhBeGTTXWtUkVwsp4esVStjUmNpC86bvZPHTrDugHNrY2v6c6EaN94bdr5s/his7-01und05-dinamica-do-aquario.pdf

Frases polêmicas - Dinâmica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PUdDtXaPjHqvTkHef6uvgufSJXNkqWgGY6xxqv7ecvgBB2u9d9KxemtxxNb4/his7-01und05-frases-polemicas-dinamica.pdf

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se a escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA