Carta de Caminha
Plano de Aula
Plano de aula: Refletindo sobre a modernidade
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, quadro, imagem impressa (se a escola contar com projetor, poderá apenas exibir), cartolina, papel kraft, canetas hidrográfica coloridas.
Material complementar:
Trecho da Carta de Caminha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/442bPQmqhtmZZ6hzRhHaWHpkJUMvtNrxCzg2rNakU6sh9bdwhsyHKWxeQ3T7/his7-01und05-carta-de-caminha.pdf
Trecho de Dos canibais, de Montaigne: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfhGkRnm8guPh2paNW8zSMbNTEaMpNdw6kXz9wekfk8BmH5zxVYvZT98kVTA/his7-01und05-dos-canibais-montaigne.pdf
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E5PVfnPVxSM9rfSKvEJvXntgDJU5UX2h6hFaKDyh8a9ckJ5NzPYzhDkWvVrQ/his7-01und05-imagens-contextualizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8NCQXYwcU689D3YC4wayezuUBZukNbQP99kDhDe9mraYf7p6n4NGr3WE369T/his7-01und05-sistematizacao.pdf
Dinâmica do aquário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPhBeGTTXWtUkVwsp4esVStjUmNpC86bvZPHTrDugHNrY2v6c6EaN94bdr5s/his7-01und05-dinamica-do-aquario.pdf
Frases polêmicas - Dinâmica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PUdDtXaPjHqvTkHef6uvgufSJXNkqWgGY6xxqv7ecvgBB2u9d9KxemtxxNb4/his7-01und05-frases-polemicas-dinamica.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se a escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Esta aula será baseada na discussão e na integração da sala. Deste modo, no primeiro momento, organize sua sala em cinco grupos.
Na slide temos três imagens distintas (duas que representam povos indígenas do Brasil e uma da Times Square, em Nova York) e por meio delas inicie a discussão apresentando as seguintes perguntas aos grupos (faça uma pergunta por vez e dê 1 minuto para que discutam), solicitando que reflitam e respondam:
1 - Na imagem vemos imagens de sociedades diferentes. Conseguimos observar quais são?
2 - São sociedades “civilizadas”?
3 - O que é “civilizado”? O “civilizado” é civilizado para quem?
4- O que chama a atenção?
5 - Qual o motivo de viverem como vivem?
Aqui os alunos irão trazer suas noções de civilização, alteridade e sociedade. Neste momento é interessante perceber as falas dos grupos e problematizar os conceitos. É esperado que os alunos digam que a imagem da Times Square seja civilizada. Neste momento, instigue-os a compreender o que é o conceito de civilização, que sempre será uma sociedade julgando a outra sendo, deste modo, uma visão enviesada. Apresente o conceito de “civilização” aos alunos e discuta com eles. Os alunos podem atrelar o conceito de civilizado àquilo que é tido como progresso e tecnológico.
Link da imagem de Nova York. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Times_Square#/media/File:1_times_square_night_2013.jpg. Acesso em: 16/1/2019.
Como adequar à sua realidade: Se achar que é mais interessante, você pode posicionar os alunos no chão, sem mesas e cadeiras, afastando-as para as extremidades da sala. Pode ser que os alunos levantem pontos que precisem de mais atenção, como alguma ideia formada sobre as populações indígenas que carregam preconceitos. Neste caso você pode preparar uma aula para explorar o tema, sendo que é um conteúdo bem denso e necessita de um tempo específico.
Se precisar imprimir as imagens:
Para você saber mais: Definição de civilização: https://www.dicio.com.br/civilizacao/
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: O ponto central desta aula será a discussão sobre diferentes sociedades e seus costumes. Você deve proporcionar o incômodo nos alunos para que possam problematizar as noções de sociedades e culturas. Faremos esta parte da aula por meio da Dinâmica do aquário.
A dinâmica auxilia na discussão e é propositiva, instigando os alunos a participar do debate. Você deve posicionar a turma em um semicírculo e deixar três cadeiras na frente da sala. Apenas as pessoas que estão sentadas em uma destas cadeiras podem falar; a discussão fica entre entre aqueles que estão sentados no “aquário”.
Se outro estudante quiser participar do debate, ou quiser expressar sua opinião, ele deve se levantar, ir até o “aquário” e tocar no ombro de outro colega para que este ceda seu lugar e ele se sente. Você deve deixar estas regras bem claras para a turma. O tema a ser discutido será proposto e deverá ficar atento para não deixar a discussão fugir da temática.
Se precisar imprimir as instruções da dinâmica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPhBeGTTXWtUkVwsp4esVStjUmNpC86bvZPHTrDugHNrY2v6c6EaN94bdr5s/his7-01und05-dinamica-do-aquario.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia com a turma os dois fragmentos de textos exibidos no slide. O primeiro é um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha e o segundo é um trecho da obra Dos canibais, de Michel de Montaigne. Ambos os textos tratam dos indígenas, mas cada um deles traz uma visão distinta. Caminha expõe os indígenas como povos rudes, mostra que os portugueses zombavam deles. Já Montaigne demonstra uma visão mais humana e compreensível dos indígenas
Peça para que três alunos se voluntariem a sentar-se nas cadeiras do aquário (se houver resistência, você pode indicar os alunos e se sentar em uma das cadeiras, para que eles se sintam à vontade). Após os três primeiros estarem sentados, para auxiliar, você pode sugerir temas de discussão que sejam centrais e que gerem debates, como:
1 - Qual a visão dos indígenas que é apresentada em ambos os trechos que lemos? Quais elementos justificam sua resposta?
2 - Qual o motivo de terem esta visão?
3 - Atualmente, podemos dizer que alguma sociedade reproduz a mesma visão?
Como adequar à sua realidade: Se sua turma tiver um número muito grande de estudantes, você pode posicionar quatro cadeiras. Dependendo do formato de sua sala e da quantidade de alunos você pode alterar o círculo para outro modelo, desde que todos os alunos consigam se ver. Você pode levar esta aula para algum lugar fora da sala de aula (quadra, biblioteca, refeitório etc.), basta imprimir as imagens e distribuir para a turma.
Se precisar imprimir o slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/442bPQmqhtmZZ6hzRhHaWHpkJUMvtNrxCzg2rNakU6sh9bdwhsyHKWxeQ3T7/his7-01und05-carta-de-caminha.pdf
Preparamos algumas sugestões de perguntas e temas de discussão que podem incentivar o debate durante a dinâmica. As frases são polêmicas e levam algumas mensagens que, muitas vezes, são repetidas pelo senso comum. Ao trabalhar com elas você deve se atentar para guiar a discussão e auxiliar os alunos a desconstruir, eles mesmos, as frases e seus preconceitos.
Para ter acesso às frases:
Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a este item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Problematização
Se precisar imprimir o slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfhGkRnm8guPh2paNW8zSMbNTEaMpNdw6kXz9wekfk8BmH5zxVYvZT98kVTA/his7-01und05-dos-canibais-montaigne.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Como forma de compreender como os alunos internalizaram a discussão e como aprenderam, você deve pedir para que, em grupos, montem uma apresentação criativa. Usando o formato que quiserem (meme, poesia, música, paródia etc.) os alunos deverão apresentar um texto em que critiquem um dos fragmentos trabalhados na aula (o texto de Montaigne ou de Caminha), utilizando argumentos que foram levantados na própria discussão eles devem embasar seus textos.
Como adequar à sua realidade: Se a escola você contar com cartolinas, papel kraft, folhas coloridas, você pode sugerir para que os alunos preparem suas apresentações com o auxílio destes materiais. Neste caso, você pode expor os trabalhos pela escola, como forma de levar a comunidade escolar à reflexão a respeito do tema.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é analisar a visão dos europeus sobre os indígenas.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize aos alunos a imagem que mostra povos indígenas do Brasil e uma população em Nova York. Chame a atenção para algumas perguntas, como:
- Na imagem, vemos cenas de sociedades diferentes. Quais são?
- São sociedades “civilizadas”?
- O que é “civilizado”? O “civilizado” é civilizado para quem?
Neste primeiro momento, as perguntas servem para levantar algumas percepções a serem retomadas posteriormente. Não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.
Problematização
Disponibilize os trechos dos relatos de Caminha e de Montaigne a respeito dos indígenas americanos. Oriente-os quanto às questões centrais, que devem ser observadas e registradas no caderno:
- Qual a visão dos indígenas que é apresentada em ambos os trechos que lemos? Quais elementos justificam sua resposta?
- Qual o motivo de terem esta visão?
- Atualmente, podemos dizer que alguma sociedade reproduz a mesma visão?
Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp, para interação. Também é possível realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.
Sistematização
Depois de redigir os textos críticos a respeito da visão eurocêntrica quanto aos indígenas, os alunos podem interpretar a leitura em um áudio ou vídeo curto e compartilhar com os colegas.
Outra possibilidade é a de que você crie um mural no Padlet intitulado “Visões sobre os indígenas”. Convide os alunos a editá-lo, adicionando os textos colaborativamente e, assim, formando um acervo a respeito das perspectivas a respeito destes povos (veja aqui como usar o Padlet).
Convite às famílias
Convide as famílias a conhecerem outros registros da visão europeia sobre os indígenas, tais como as pinturas produzidas pelos artistas viajantes, como François Auguste Biard no século XIX.
Para chamar atenção sobre isso, podem assistir a reportagem a respeito da exposição “O indígena e o olhar romântico” realizada no Museu Pinacoteca em São Paulo. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nóbrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre as sociedades africanas, americanas e europeias.
Objeto(s) de conhecimento: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História. A ideia de Novo Mundo ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
Palavras-chave: Alteridade, modernidade, civilização, progresso, indígenas.
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