Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Os Estados modernos e o colonialismo europeu
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação das monarquias europeias
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI07, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Caderno.
- Lápis, borracha, canetas.
- Textos e imagens impressas.
Material complementar:
- Charge Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T4M64qNU3TS5KU2WkKZgBxtuK5VtnDbskzUgw4euX9cT8E8SZHZA9CGtz9nq/his7-07und05-contexto.pdf
- Texto Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gskVvRCNzHQY9C3xB2vgFyHPYBffxyz6njkJZh5FBz3s8UVzZZZ2vRykzCez/copia-de-his7-07und05-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar este tema, seguem algumas sugestões de leitura e filmes:
- COSTA, João Paulo Oliveira e. “A formação do aparelho central da administração ultramarina no século XV” IN: Anais de História de Além-mar.
Lisboa, n. 2. - GODINHO, Vitorino Magalhães. Os descobrimentos e a economia mundial, 2 vols. Lisboa: Editora Arcádia, 1963.
- TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: A questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado absolutista. São Paulo: Editora Brasiliense, 1998.
- Filme: 1492 - A conquista do paraíso. Ridley Scott, 1992.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Se for possível, projete para os alunos o objetivo da aula. Se não, escreva-o no quadro e realize a leitura coletiva com a sala. Certifique-se de que todos os alunos compreendam o objetivo e esclareça as eventuais dúvidas que surgirem.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar este tema, seguem algumas sugestões de leitura e filmes:
- COSTA, João Paulo Oliveira e. “A formação do aparelho central da administração ultramarina no século XV” IN: Anais de História de Além-mar.
Lisboa, n. 2. - GODINHO, Vitorino Magalhães. Os descobrimentos e a economia mundial, 2 vols. Lisboa: Editora Arcádia, 1963.
- TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: A questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado absolutista. São Paulo: Editora Brasiliense, 1998.
- Filme: 1492 - A conquista do paraíso. Ridley Scott, 1992.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO