Fonte Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: A ideia de Nação nos Estados Absolutistas Modernos.
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação das monarquias europeias
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização desta aula, serão necessários:
- Textos impressos para leitura
- Cartolina
- Lápis coloridos e canetinhas
- Caderno, caneta, lápis e borracha.
Material complementar:
Links para impressão dos documentos utilizados nessa aula
- Definição de Nação pelo Dicionário Aurélio Buarque de Holanda: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bM6FBvKGRD9ufqZ7fPXFSybNfYsAHmbeKnV3FCDHqYwC2NHKn5KkcvNue8DT/his7-07und02-fonte-contexto.pdf
- Textos problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jZwPnM5JrezPHZxJs8mkzAvYKVfcyJX5V4mAmEH9s8brKQAMASsqqPdvJ9Wn/his7-07und02-texto-problematizacao.pdf
- Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsbpDZSyAr445XaFQVqrHMh2w5drGtbnFgX6RC7RkjJX2PunYwYXHmcvbhHK/his7-07und02-glossario.pdf
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.
- HOBBSBAWM, J. ERIC. Nações e Nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em 01/04/201
- ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginada: Reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1983.
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente.Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em 09/04/2019.
- ANDERSON, Perry. 1984. Linhagens do Estado absolutista. Porto: Editora Afrontamento.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia coletivamente o objetivo da aula com a sala, se for possível, projetando o slide. Se não for possível projetá-lo, escreve o objetivo no quadro e oriente os alunos à copiá-lo nos cadernos. Certifique-se de que todos compreenderam e sane as eventuais dúvidas que possam aparecer.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.
- HOBBSBAWM, J. ERIC. Nações e Nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em 01/04/201
- ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginada: Reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1983.
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente.Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em 09/04/2019.
- ANDERSON, Perry. 1984. Linhagens do Estado absolutista. Porto: Editora Afrontamento.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar o primeiro contato com o tema da aula, sendo bastante importante para que você reconheça a familiaridade da sala com o assunto e os seus conhecimentos prévios.
- Divida a sala em duplas
- Entregue para cada dupla uma impressão da definição de Nação segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio Buarque de Holanda.
Link para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bM6FBvKGRD9ufqZ7fPXFSybNfYsAHmbeKnV3FCDHqYwC2NHKn5KkcvNue8DT/his7-07und02-fonte-contexto.pdf
- Realize a leitura da definição juntamente com a sala
- Pergunte aos alunos se há alguma palavra que eles não conheçam o significado. Caso haja, esclareça as dúvidas dos alunos.
Link para o Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsbpDZSyAr445XaFQVqrHMh2w5drGtbnFgX6RC7RkjJX2PunYwYXHmcvbhHK/his7-07und02-glossario.pdf
- Faça alguns questionamentos que devem servir de orientação à reflexão dos alunos sobre o tema, como:
- O que você entendeu sobre o que significa uma “Nação”?
- Como surgiram as primeiras Nações?
- Existem diferentes tipos de Nação?
O objetivo é que os alunos iniciem a reflexão sobre o que é uma “Nação” e de onde surgiu esse termo, bem como a sua amplitude de significados. Reforce com os alunos que há mais de uma idéia e definição para o que é uma “Nação” e que esses conceitos não são estáticos, mas mutáveis ao longo da História.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.
- HOBBSBAWM, J. ERIC. Nações e Nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em 01/04/201
- ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginada: Reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1983.
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente.Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em 09/04/2019.
- ANDERSON, Perry. 1984. Linhagens do Estado absolutista. Porto: Editora Afrontamento.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa os alunos deverão aprofundar seus conhecimentos com relação ao conceito de Nação e Nacionalidades.
Para isso, ainda em duplas, os alunos deverão realizar a leitura e análise de duas fontes escritas sobre o conceito de Nação.
- Distribua os textos impressos para as duplas que elas realizem as leituras e análises das fontes.
Links para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jZwPnM5JrezPHZxJs8mkzAvYKVfcyJX5V4mAmEH9s8brKQAMASsqqPdvJ9Wn/his7-07und02-texto-problematizacao.pdf
- Oriente a leitura e análise dos alunos, se disponibilizando para sanar as eventuais dúvidas que apareçam com relação ao texto.
- Questione os alunos se há alguma dúvida em relação ao vocabulário do texto, e se houver, esclareça.
Link do Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsbpDZSyAr445XaFQVqrHMh2w5drGtbnFgX6RC7RkjJX2PunYwYXHmcvbhHK/his7-07und02-glossario.pdf
- Aponte para que as duplas prestem atenção em partes importantes dos textos, como, por exemplo: “As tentativas de se estabelecerem critérios objetivos sobre a existência de nacionalidade, ou de explicar porque certos grupos se tornaram “nações” e outros não, frequentemente foram feitas com base em critérios simples como língua ou etnia. “ Questione aos alunos se eles acreditam que todas as nações são definidas unicamente pela sua unidade de língua e/ou etnia. “proponho a seguinte definição de nação: uma comunidade política imaginada”. Aqui, faça os alunos refletirem: o que significa uma comunidade imaginada?
Essas reflexões conjuntas com os alunos sobre o texto são importantes para que, primeiro eles compreendam o conteúdo dos textos de apoio, e segundo para que eles consigam relacionar com o tema da aula, assim, construindo um entendimento sobre o assunto que está sendo estudado. O objetivo é que o aluno consiga relacionar a análise dos textos com a primeira parte da aula e compreenda que não há uma definição única e homogênea do que são “Nações”, mas sim uma série de teorias à respeito do seu surgimento e consolidação ao longo da História.
Relembre com os alunos que a centralização de poder na Europa pós crise do feudalismo é o germe do surgimento dos Estados Absolutistas modernos que iremos chamar de “Nações”, mas que ao longo do tempo, esse conceito vai se modificando da mesma forma que as formas de organização política dos Estados também se modificam. Apesar disso, durante o Estado Moderno, alguns critérios serão adotados para as centralizações de poder e essa nova organização trará também novos modelos políticos administrativos que serão característicos das nações modernas absolutistas, como por exemplo: concentração de poder na figura do rei, legitimidade divina do poder político monárquico, adoção de uma moeda única, delimitação de fronteiras, criação de símbolos nacionais, centralização administrativa, estratificação social, entre outros.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.
- HOBBSBAWM, J. ERIC. Nações e Nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em 01/04/201
- ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginada: Reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1983.
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente.Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em 09/04/2019.
- ANDERSON, Perry. 1984. Linhagens do Estado absolutista. Porto: Editora Afrontamento.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa os alunos deverão aprofundar seus conhecimentos com relação ao conceito de Nação e Nacionalidades.
Para isso, ainda em duplas, os alunos deverão realizar a leitura e análise de duas fontes escritas sobre o conceito de Nação.
- Distribua os textos impressos para as duplas que elas realizem as leituras e análises das fontes.
Links para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jZwPnM5JrezPHZxJs8mkzAvYKVfcyJX5V4mAmEH9s8brKQAMASsqqPdvJ9Wn/his7-07und02-texto-problematizacao.pdf
- Oriente a leitura e análise dos alunos, se disponibilizando para sanar as eventuais dúvidas que apareçam com relação ao texto.
- Questione os alunos se há alguma dúvida em relação ao vocabulário do texto, e se houver, esclareça.
Link do Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsbpDZSyAr445XaFQVqrHMh2w5drGtbnFgX6RC7RkjJX2PunYwYXHmcvbhHK/his7-07und02-glossario.pdf
- Aponte para que as duplas prestem atenção em partes importantes dos textos, como, por exemplo: “As tentativas de se estabelecerem critérios objetivos sobre a existência de nacionalidade, ou de explicar porque certos grupos se tornaram “nações” e outros não, frequentemente foram feitas com base em critérios simples como língua ou etnia. “ Questione aos alunos se eles acreditam que todas as nações são definidas unicamente pela sua unidade de língua e/ou etnia. “proponho a seguinte definição de nação: uma comunidade política imaginada”. Aqui, faça os alunos refletirem: o que significa uma comunidade imaginada?
Essas reflexões conjuntas com os alunos sobre o texto são importantes para que, primeiro eles compreendam o conteúdo dos textos de apoio, e segundo para que eles consigam relacionar com o tema da aula, assim, construindo um entendimento sobre o assunto que está sendo estudado. O objetivo é que o aluno consiga relacionar a análise dos textos com a primeira parte da aula e compreenda que não há uma definição única e homogênea do que são “Nações”, mas sim uma série de teorias à respeito do seu surgimento e consolidação ao longo da História.
Relembre com os alunos que a centralização de poder na Europa pós crise do feudalismo é o germe do surgimento dos Estados Absolutistas modernos que iremos chamar de “Nações”, mas que ao longo do tempo, esse conceito vai se modificando da mesma forma que as formas de organização política dos Estados também se modificam. Apesar disso, durante o Estado Moderno, alguns critérios serão adotados para as centralizações de poder e essa nova organização trará também novos modelos políticos administrativos que serão característicos das nações modernas absolutistas, como por exemplo: concentração de poder na figura do rei, legitimidade divina do poder político monárquico, adoção de uma moeda única, delimitação de fronteiras, criação de símbolos nacionais, centralização administrativa, estratificação social, entre outros.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.
- HOBBSBAWM, J. ERIC. Nações e Nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em 01/04/201
- ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginada: Reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1983.
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente.Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em 09/04/2019.
- ANDERSON, Perry. 1984. Linhagens do Estado absolutista. Porto: Editora Afrontamento.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Nesta etapa os alunos devem realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos durante a aula.
Os alunos, ainda em duplas, irão agora criar a sua própria Nação. Esta deve conter Nome, extensão territorial, hino, bandeira, capital, modelo de governo e moeda. A idéia é que os alunos possam criar a sua própria “Comunidade Política Imaginada”, refletindo sobre os elementos que caracterizam uma Nação.
As criações, com desenhos e textos, devem ser realizadas em cartolinas e após o término, expostas pelo professor para que todos possam ver os resultados.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos com relação ao assunto tratada nesta aula, seguem algumas sugestões de leitura.
- HOBBSBAWM, J. ERIC. Nações e Nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em 01/04/201
- ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginada: Reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1983.
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente.Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em 09/04/2019.
- ANDERSON, Perry. 1984. Linhagens do Estado absolutista. Porto: Editora Afrontamento.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender o conceito de nação nas sociedades modernas europeias.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize a imagem com a definição de dicionário do termo "nação".
Proponha algumas perguntas que possibilitem aos alunos refletirem sobre as concepções que já detém sobre o assunto:
- O que você entendeu sobre o que significa uma “Nação”?
- Como surgiram as primeiras Nações?
- Existem diferentes tipos de Nação?
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas, via mensagens curtas ou participação em videoconferência junto aos colegas.
Problematização
Disponibilize aos alunos os documentos com trechos de texto de historiadores a respeito do conceito de Nação. Oriente-os a fazerem a leitura atenta dos textos, procurando observar e interpretar os seguintes pontos:
- O autor concorda que todas as nações são definidas unicamente pela unidade de língua e/ou etnia?
- O que significa uma comunidade imaginada?
Em seguida, devem responder às questões no caderno. Incentive a interação com os colegas por meio de mensagens ou, se estiver em um momento de videoconferência, abrindo o microfone, para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.
Sistematização
A atividade de criação de uma nação poderá ser feita individual ou colaborativamente. Incentive os alunos a interagirem por mensagem, trocando ideias de como seria essa nação. Eles podem registrar a atividade no caderno ou, se possível, em um dos designs do Padlet, como o Map (veja aqui como usá-lo). Oriente-os a compartilharem os resultados dos trabalhos com os colegas.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirema um breve vídeo educativo a respeito do conceito de Nação e Nacionalismo, a partir da obra do historiador Eric Hobsbawm.
“Nações e Nacionalismo”. Viagens de Clio, 15/05/2018. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
Objeto (s) de conhecimento: A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
Palavras-Chave: Nação; nacionalismo; Estados modernos; absolutismo; centralização política.