Imagens Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: A crise do feudalismo e a centralização política europeia
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação das monarquias europeias
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI07. de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização desta aula, você irá precisar de:
- Projetor de slides.
- Imagens impressas.
- Textos impressos para análise.
- Caderno, lápis, caneta, borracha.
Material complementar: Links das imagens e textos para impressão
- Imagens Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NXmu5QjXhqbVyFPCQxUUqUQhQvKQMpqf7qDb2fCNEZH2tYaaYkdS5DKxzGA/his7-07und01-imagens-contexto.pdf
- Textos Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Es5FKBF64CKDu3jrTeybD63m8jEkagBz5qs3c6THC5FtUSgUn2ad4KzE3Qfg/his7-07und01-texto-problematizacao.pdf
- Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bA72hVZXzwDftyavfW3QA9nBQFRVUdwJgQUsgFZVAHwVYauSNQUEmatUW8RD/his7-07und01-glossario.pdf
- Tabela Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXznhSxbkswuvsHR3p3csBSqD4JzYYwP6u7hqfKYEW5HD9D9D9Nzxq2zS6ph/his7-07und01-tabela-sistematizacao.pdf
Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:
- FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001
- BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. Disponível em: https://asidadesmedias.files.wordpress.com/2015/02/baschet-j-a-civilizac3a7c3a3o-feudal-do-ano-mil-c3a0-colonizac3a7c3a3o-da-am.pdf.
Acesso em 4/4/2019. - DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Estampa: Lisboa, 1979.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Se possível, projete o objetivo para a sala. Se não dispor dos meios, você pode ler em voz alta ou escrevê-lo no quadro. Realize a leitura coletiva com a sala e garanta que todos os alunos tenham compreendido o objetivo da aula, retirando as eventuais dúvidas que surgirem.
Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:
- FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001
- BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. Disponível em: https://asidadesmedias.files.wordpress.com/2015/02/baschet-j-a-civilizac3a7c3a3o-feudal-do-ano-mil-c3a0-colonizac3a7c3a3o-da-am.pdf.
Acesso em: 4/4/2019. - DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Estampa: Lisboa, 1979.
title> Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa você deve introduzir o assunto a ser tratado nesta aula.
- Projete as imagens para os alunos, garantindo que todos consigam vê-las e analisá-las.
- Se não for possível projetá-las, imprima as imagens e distribua para os alunos para que possam realizar a análise. O link para impressão das imagens está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NXmu5QjXhqbVyFPCQxUUqUQhQvKQMpqf7qDb2fCNEZH2tYaaYkdS5DKxzGA/his7-07und01-imagens-contexto.pdf
- Após mostrar as imagens aos alunos, auxilie na sua interpretação. Destaque os elementos importantes, como a estratificação da sociedade feudal, dividida em: nobreza, clero, militares, artesãos, comerciantes e servos.
- Reforce com os alunos que o feudalismo não foi um fenômeno homogêneo em todo território europeu, sendo mais claramente presente na região da Península Ibérica.
- Compare as imagens do feudo e da cidade medieval explicando aos alunos que havia uma forte divisão entre campo e cidade, sendo uma das principais características do feudalismo. Relembre que havia uma relação de servidão no campo, enquanto nas cidades a maioria dos homens livres não nobres trabalhava como artesãos.
O objetivo é que os alunos reconheçam algumas das características da sociedade medieval feudal, que irá servir como base para o aprofundamento da discussão nas próximas etapas da aula. Aqui, também você deverá identificar quais conhecimentos prévios os alunos detém sobre o assunto que será tratado em aula.
Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:
- FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001
- BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. Disponível em: https://asidadesmedias.files.wordpress.com/2015/02/baschet-j-a-civilizac3a7c3a3o-feudal-do-ano-mil-c3a0-colonizac3a7c3a3o-da-am.pdf.
Acesso em: 4/4/2019. - DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Estampa: Lisboa, 1979.
Contexto
Orientações: Nesta etapa você deve introduzir o assunto a ser tratado nesta aula.
- Projete as imagens para os alunos, garantindo que todos consigam vê-las e analisá-las.
- Se não for possível projetá-las, imprima as imagens e distribua para os alunos para que possam realizar a análise. O link para impressão das imagens está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NXmu5QjXhqbVyFPCQxUUqUQhQvKQMpqf7qDb2fCNEZH2tYaaYkdS5DKxzGA/his7-07und01-imagens-contexto.pdf
- Após mostrar as imagens aos alunos, auxilie na sua interpretação. Destaque os elementos importantes, como a estratificação da sociedade feudal, dividida em: nobreza, clero, militares, artesãos, comerciantes e servos.
- Reforce com os alunos que o feudalismo não foi um fenômeno homogêneo em todo território europeu, sendo mais claramente presente na região da Península Ibérica.
- Compare as imagens do feudo e da cidade medieval explicando aos alunos que havia uma forte divisão entre campo e cidade, sendo uma das principais características do feudalismo. Relembre que havia uma relação de servidão no campo, enquanto nas cidades a maioria dos homens livres não nobres trabalhavam como artesãos.
O objetivo é que os alunos reconheçam algumas das características da sociedade medieval feudal, que irá servir como base para o aprofundamento da discussão nas próximas etapas da aula. Aqui, também você deverá identificar quais conhecimentos prévios os alunos detém sobre o assunto que será tratado em aula.
Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:
- FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001
- BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. Disponível em: https://asidadesmedias.files.wordpress.com/2015/02/baschet-j-a-civilizac3a7c3a3o-feudal-do-ano-mil-c3a0-colonizac3a7c3a3o-da-am.pdf.
Acesso em: 4/4/2019. - DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Estampa: Lisboa, 1979.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema da aula com base na análise de uma fonte histórica escrita.
- Separe a sala em grupos de até quatro membros e distribua os textos impressos para cada grupo.
Link para impressão: Textos Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Es5FKBF64CKDu3jrTeybD63m8jEkagBz5qs3c6THC5FtUSgUn2ad4KzE3Qfg/his7-07und01-texto-problematizacao.pdf
- Entregue aos alunos também um Glossário, para que eles possam ter uma melhor compreensão do texto. Se por acaso os alunos tiverem dúvidas em palavras que não estão no Glossário, você deve ajudá-los com os significados.
Link para impressão: Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bA72hVZXzwDftyavfW3QA9nBQFRVUdwJgQUsgFZVAHwVYauSNQUEmatUW8RD/his7-07und01-glossario.pdf
- Oriente os alunos a realizar a leitura e análise dos dois textos.
- Oriente a leitura dos alunos, destacando os pontos importantes de cada texto, como por exemplo: “Sociedade fortemente estratificada, fechada, agrária, fragmentada politicamente, dominada culturalmente pela Igreja. De dentro dela, e em concorrência com ela, desenvolveu-se um segmento urbano, mercantil, que buscava outros valores”. Comente como este trecho nos dá características da sociedade feudal e como algumas destas características já indicavam as mudanças que levariam ao processo de formação das sociedades modernas absolutistas.
- Outro trecho importante para destacar com os alunos é: “Logo, a recuperação a partir de meados do século XV deu-se em novos moldes, estabeleceu novas estruturas, porém ainda assentadas sobre elementos medievais: o Renascimento (baseado no Renascimento do século XII), os Descobrimentos (continuadores das viagens dos normandos e dos italianos), o Protestantismo (sucessor vitorioso das heresias*), o Absolutismo (consumação da centralização monárquica).” Professor, aqui você deve explicar aos alunos como a crise do feudalismo abre espaço para o surgimento da sociedade moderna, que trará a centralização política-administrativa dos territórios antes fragmentados do feudalismo, a unificação das moedas, a concentração de poder na figura real, a valorização da sociedade urbana e comercial com os burgos, mas que essa sociedade também vai carregar elementos de permanência da sociedade medieval, como a importância da Igreja dentro da organização social, sendo ela a principal aliada da nobreza. É importante que os alunos compreendam que o processo de transição da sociedade medieval para a sociedade moderna é um processo lento e gradual que conta com elementos de ruptura com a sociedade feudal mas também se utiliza das bases da sociedade medieval para emergir.
- Certifique-se que os alunos consigam relacionar a análise do documento escrito com a análise das imagens realizadas no início da aula.
Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:
- FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001
- BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. Disponível em: https://asidadesmedias.files.wordpress.com/2015/02/baschet-j-a-civilizac3a7c3a3o-feudal-do-ano-mil-c3a0-colonizac3a7c3a3o-da-am.pdf.
Acesso em: 4/4/2019. - DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Estampa: Lisboa, 1979.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema da aula com base na análise de uma fonte histórica escrita.
- Separe a sala em grupos de até quatro membros e distribua os textos impressos para cada grupo.
Link para impressão: Textos Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Es5FKBF64CKDu3jrTeybD63m8jEkagBz5qs3c6THC5FtUSgUn2ad4KzE3Qfg/his7-07und01-texto-problematizacao.pdf
- Entregue aos alunos também um Glossário, para que eles possam ter uma melhor compreensão do texto. Se por acaso os alunos tiverem dúvidas em palavras que não estão no Glossário, você deve ajudá-los com os significados.
Link para impressão: Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bA72hVZXzwDftyavfW3QA9nBQFRVUdwJgQUsgFZVAHwVYauSNQUEmatUW8RD/his7-07und01-glossario.pdf
- Oriente os alunos a realizar a leitura e análise dos dois textos.
- Oriente a leitura dos alunos, destacando os pontos importantes de cada texto, como por exemplo: “Sociedade fortemente estratificada, fechada, agrária, fragmentada politicamente, dominada culturalmente pela Igreja. De dentro dela, e em concorrência com ela, desenvolveu-se um segmento urbano, mercantil, que buscava outros valores”. Comente como este trecho nos dá características da sociedade feudal e como algumas destas características já indicavam as mudanças que levariam ao processo de formação das sociedades modernas absolutistas.
- Outro trecho importante para destacar com os alunos é: “Logo, a recuperação a partir de meados do século XV deu-se em novos moldes, estabeleceu novas estruturas, porém ainda assentadas sobre elementos medievais: o Renascimento (baseado no Renascimento do século XII), os Descobrimentos (continuadores das viagens dos normandos e dos italianos), o Protestantismo (sucessor vitorioso das heresias*), o Absolutismo (consumação da centralização monárquica).” Aqui você deve explicar aos alunos como a crise do feudalismo abre espaço para o surgimento da sociedade moderna, que trará a centralização político-administrativa dos territórios antes fragmentados do feudalismo, a unificação das moedas, a concentração de poder na figura real, a valorização da sociedade urbana e comercial com os burgos, mas que essa sociedade também vai carregar elementos de permanência da sociedade medieval, como a importância da Igreja dentro da organização social, sendo ela a principal aliada da nobreza. É importante que os alunos compreendam que o processo de transição da sociedade medieval para a sociedade moderna é um processo lento e gradual que conta com elementos de ruptura com a sociedade feudal mas também se utiliza das bases da sociedade medieval para emergir.
- Certifique-se que os alunos consigam relacionar a análise do documento escrito com a análise das imagens realizadas no início da aula.
Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:
- FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001
- BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. Disponível em: https://asidadesmedias.files.wordpress.com/2015/02/baschet-j-a-civilizac3a7c3a3o-feudal-do-ano-mil-c3a0-colonizac3a7c3a3o-da-am.pdf.
Acesso em: 4/4/2019. - DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Estampa: Lisboa, 1979.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos deverão sistematizar os conhecimentos adquiridos durante as análises e discussões realizadas em aula. Para isso, os grupos deverão criar uma tabela onde irão listas cinco modificações que ocorreram na transição da sociedade feudal para a sociedade moderna. Entregue para cada grupo uma cópia da tabela e oriente o preenchimento. Link para impressão: Tabela Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXznhSxbkswuvsHR3p3csBSqD4JzYYwP6u7hqfKYEW5HD9D9D9Nzxq2zS6ph/his7-07und01-tabela-sistematizacao.pdf
Eles deverão escrever como um elemento se estruturava na sociedade feudal e como ele passa a se estruturar na sociedade moderna. Por exemplo: organização política na sociedade feudal era fragmentada, já na sociedade moderna passa a ser centralizada na figura do rei.
A lista deverá ser construída em conjunto nos grupos, garantindo que todos os alunos participem dessa construção. Ela pode ser feita no próprio caderno do aluno.
Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:
- FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001
- BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. Disponível em: https://asidadesmedias.files.wordpress.com/2015/02/baschet-j-a-civilizac3a7c3a3o-feudal-do-ano-mil-c3a0-colonizac3a7c3a3o-da-am.pdf.
Acesso em: 4/4/2019. - DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Estampa: Lisboa, 1979.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Padlet, Mentimeter.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender o processo de transição do feudalismo para a Idade Moderna na Europa.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as três imagens referentes ao contexto medieval. Os alunos devem analisá-las e responder no caderno, ou em mídias que já utilizam, as perguntas:
- Como era dividida a sociedade feudal?
- É possível identificar o campo e a cidade? Em quais imagens eles estão?
- Quais atividades estão sendo realizadas nestes lugares?
Informe-os de que estas observações serão retomadas em outras etapas da aula. Incentive-os a interagirem com os colegas por mensagens, trocando ideias sobre o tema que será estudado. Um mural virtual colaborativo criado no Padlet é outra opção interessante para disponibilizar as imagens e promover esta interação (veja aqui como usá-lo).
Problematização
Disponibilize os dois trechos de textos da problematização e o documento com o glossário. Os alunos devem fazer a leitura com calma e, até mesmo, em voz alta (não podem deixar de praticá-la em casa!). Em seguida, devem analisar e responder no caderno ou em outras mídias digitais, como o Google Sala de Aula:
- Em qual trecho do texto há características da sociedade feudal?
- A partir desta sociedade feudal, o que surgiu com novos valores?
- O texto cita quatro novas estruturas que surgiram no final do século XV, ainda sob influências de elementos medievais. Quais são elas?
- Podemos identificar alguns elementos das imagens observadas nestes textos?
Estabeleça um prazo para que te deem as devolutivas. Incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções com os colegas por meio de mensagens curtas, comentários no mural criado no Padlet ou em participação em videoconferência.
Sistematização
Oriente os alunos a retomarem as informações identificadas e analisadas ao longo da aula e, com base nelas, preencherem a tabela no caderno ou em mídias que já utilizam (Google sala de aula, por exemplo), separando as características da sociedade Medieval e da sociedade Moderna.
Uma opção para promover a interação com a resolução da atividade é a criação de um quiz virtual em que os alunos apontam as respostas junto aos demais colegas (o Mentimeter é uma boa ferramenta para isso, veja como usá-lo aqui - ative a tradução). Outra possibilidade é a de que você agende um momento de videoconferência para que eles possam comentar sobre os aprendizados.
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito das mudanças que ocorreram durante a Baixa Idade Média que possibilitaram o surgimento de elementos da sociedade Moderna, indique a vídeo aula:
Mudanças no Feudalismo - Tempo de estudar - 7o ano. MultiRio, 03/04/2018. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.
Objeto(s) de conhecimento: A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI07 Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
Palavras-chave: Sociedade feudal, campo, cidade, centralização política, fragmentação territorial, monarquias, sociedade moderna.