Imagens Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: A burguesia no Estado Moderno
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação das monarquias europeias
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI07, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização desta aula, você irá precisar de:
- Projetor de slides.
- imagens impressas.
- Textos impressos para análise.
- Caderno, lápis, caneta, borracha.
Material complementar:
- Imagens Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SPQ7RHeWaRgb8krDYk8684qYXncHqaDkSZxmSxyqZFErQSUXfQsPKBRkxJfe/his7-07und03-imagens-contexto.pdf
- Textos Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K8gcUhF3pedfhXCwsV8RXjjcJStV6zPGK9nvhssU8nvwzvqBcbxDNNfJ2Fwa/his7-07und03-texto-problematizacao.pdf
- Glossário.
Para você saber mais: Aqui estão sugestões de leitura caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1989. Disponível em: https://rodrigocantu.weebly.com/uploads/2/3/0/7/23070264/anderson_estado_absolutista_no_ocidente.pdf. Acesso em: 12/4/2019.
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente. Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71,
São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em: 9/4/2019. - OISTREICH, G. Oistreich. 1984. “Problemas estruturais do absolutismo europeu”. In: HESPANHA, Antonio Manuel (org.). Poder e instituições na Europa do Antigo Regime. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- PANOFSKY, Erwin. 1981. Renascimento e renascimentos na arte ocidental. Lisboa: Editorial Presença.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia coletivamente o objetivo da aula com a sala, se for possível, projetando o slide. Se não for possível projetá-lo, escreva o objetivo no quadro e oriente os alunos a copiá-lo nos cadernos. Certifique-se de que todos compreenderam e sane as eventuais dúvidas que possam aparecer.
Para você saber mais: Aqui estão sugestões de leitura caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1989. Disponível em: https://rodrigocantu.weebly.com/uploads/2/3/0/7/23070264/anderson_estado_absolutista_no_ocidente.pdf. Acesso em: 12/4/2019
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente.Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71,
São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em: 9/4/2019. - OISTREICH, G. Oistreich. 1984. "Problemas estruturais do absolutismo europeu". In: HESPANHA, Antonio Manuel (org.). Poder e instituições na
Europa do Antigo Regime. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. - PANOFSKY, Erwin. 1981. Renascimento e renascimentos na arte ocidental. Lisboa: Editorial Presença.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Nesta etapa você irá introduzir a discussão com os alunos. Para isso, os alunos deverão realizar uma análise de duas fontes de imagens, um meme que ilustra a crise do feudalismo e o surgimento da burguesia e um quadro O cambista e a sua esposa, de Quentin Matsys.
- Separe as salas em grupos de até cinco alunos e distribua as imagens impressas para cada grupo.
Link para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SPQ7RHeWaRgb8krDYk8684qYXncHqaDkSZxmSxyqZFErQSUXfQsPKBRkxJfe/his7-07und03-imagens-contexto.pdf
- Oriente os alunos a realizar a análise das imagens, reparando nas diferenças entre as duas, inclusive na linguagem utilizada. Comente que o meme faz uma sátira à crise do feudalismo e à ascensão da burguesia enquanto classe social. Aqui os alunos devem identificar que o personagem representado no meme é, provavelmente, um senhor feudal, que se preocupa com a crise no campo.
- Na segunda imagem auxilie os alunos na análise, apontando os elementos presentes no quadro que são representativos da classe burguesa durante o Estado Moderno. Os alunos devem conseguir identificar a burguesia, neste contexto, como uma classe mercantil, ou seja, ligada ao comércio e a forma como isso está representado no quadro com o homem - “o cambista” - contando as moedas junto com sua esposa.
É importante que os alunos consigam compreender a relação da crise do feudalismo com a ascensão da burguesia enquanto classe social, e também conseguir contextualizar o papel social que a burguesia cumpre neste momento da História, sendo uma classe sem poder político estabelecido e fortemente ligada ao comércio. É necessário que haja essa contextualização, pois os alunos tendem a compreender o conceito de burguesia à partir da ideia e função social contemporânea da mesma.
Para você saber mais: Aqui estão sugestões de leitura para caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1989. Disponível em: https://rodrigocantu.weebly.com/uploads/2/3/0/7/23070264/anderson_estado_absolutista_no_ocidente.pdf. Acesso em: 12/4/2019
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente.Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71,
São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em: 9/4/2019. - OISTREICH, G. Oistreich. 1984. “Problemas estruturais do absolutismo europeu”. In: HESPANHA, Antonio Manuel (org.). Poder e instituições na
Europa do Antigo Regime. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. - PANOFSKY, Erwin. 1981. Renascimento e renascimentos na arte ocidental. Lisboa: Editorial Presença.
Contexto
Orientações: Nesta etapa você irá introduzir a discussão com os alunos. Para isso, os alunos deverão realizar uma análise de duas fontes de imagens,
um meme que ilustra a crise do feudalismo e o surgimento da burguesia e um quadro O cambista e a sua esposa, de Quentin Matsys.
- Separe as salas em grupos de até cinco alunos e distribua as imagens impressas para cada grupo.
Link para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SPQ7RHeWaRgb8krDYk8684qYXncHqaDkSZxmSxyqZFErQSUXfQsPKBRkxJfe/his7-07und03-imagens-contexto.pdf
- Oriente os alunos a realizar a análise das imagens, reparando nas diferenças entre as duas, inclusive na linguagem utilizada. Comente que o meme faz uma sátira à crise do feudalismo e à ascensão da burguesia enquanto classe social. Aqui os alunos devem identificar que o personagem representado no meme é, provavelmente, um senhor feudal, que se preocupa com a crise no campo.
- Na segunda imagem auxilie os alunos na análise, apontando os elementos presentes no quadro que são representativos da classe burguesa durante o Estado Moderno. Os alunos devem conseguir identificar a burguesia, neste contexto, como uma classe mercantil, ou seja, ligada ao comércio e a forma como isso está representado no quadro com o homem - “o cambista” - contando as moedas junto com sua esposa.
É importante que os alunos consigam compreender a relação da crise do feudalismo com a ascensão da burguesia enquanto classe social, e também conseguir contextualizar o papel social que a burguesia cumpre neste momento da História, sendo uma classe sem poder político estabelecido e fortemente ligada ao comércio. É necessário que haja esta contextualização, pois os alunos tendem a compreender o conceito de burguesia à partir da ideia e função social contemporânea da mesma.
Para você saber mais: Aqui estão sugestões de leitura caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1989. Disponível em: https://rodrigocantu.weebly.com/uploads/2/3/0/7/23070264/anderson_estado_absolutista_no_ocidente.pdf. Acesso em: 12/4/2019
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente.Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71,
São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em: 9/4/2019. - OISTREICH, G. Oistreich. 1984. “Problemas estruturais do absolutismo europeu”. In: HESPANHA, Antonio Manuel (org.). Poder e instituições na
Europa do Antigo Regime. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. - PANOFSKY, Erwin. 1981. Renascimento e renascimentos na arte ocidental. Lisboa: Editorial Presença.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos devem aprofundar a discussão proposta para esta aula, para isso irão realizar a análise de fonte textual sobre as origens da burguesia dentro do Estado Moderno Absolutista.
- Ainda com a sala dividida em grupos, distribua os textos para leitura e análise impressos para cada grupo.
Link para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K8gcUhF3pedfhXCwsV8RXjjcJStV6zPGK9nvhssU8nvwzvqBcbxDNNfJ2Fwa/his7-07und03-texto-problematizacao.pdf
- Oriente os grupos a realizar a leitura coletiva, garantindo que todos do grupo participem da atividade de leitura e análise do documento histórico.
- Auxilie os alunos na leitura, esclarecendo eventuais dúvidas.
- Questione se há alguma palavra ou expressão nos textos que eles não conheçam o significado e ajude com as definições. Há um Glossário que contém possíveis palavras e expressões que possam gerar dúvidas nos alunos e que você pode usar, imprimindo e distribuindo uma cópia para
cada grupo. Caso seja possível, você também pode orientá-los a usar dicionários para pesquisar os significados das palavras desconhecidas.
Link para impressão:
- Ajude os alunos na análise das fontes, apontando trechos importantes dos textos que devem ser lidos com mais atenção, por exemplo
- Texto 1: “Simultaneamente, porém, a aristocracia tinha que se adaptar a um segundo antagonista: a burguesia mercantil que se desenvolvera nas cidades medievais”. Aqui, relembre os alunos sobre como eram organizadas as cidades medievais, surgidas dos burgos, e relacione com a imagem analisada durante o contexto, o meme que sugere a crise do feudalismo e a ascensão da burguesia. Os alunos deverão compreender que a burguesia dentro do Estado Moderno Absolutista, apesar de não possuir os poderes políticos e privilégios da nobreza, originária da aristocracia feudal, é determinante na configuração do Estado Moderno, sendo um dos alicerces para sua formação e consolidação.
- Texto 2: “Mas ela foi secundariamente sobredeterminada pela ascensão de uma burguesia urbana que, depois de uma série de avanços técnicos e comerciais, evoluía agora em direção às manufaturas pré-industriais numa escala considerável”. Aqui, novamente os alunos deverão perceber a importância da função social da burguesia dentro da formação das monarquias européias. Além disso, é importante que os grupos consigam relacionar com o quadro analisado onde retrata a classe burguesa ligada ao comércio, como narra o texto ser a função social da mesma.
É importante que você reforce como no processo de transição do feudalismo para o Estado Moderno há um fenômeno de fortalecimento das cidades medievais que tinham como base a burguesia mercantil, que se consolida no Estado Absolutista como classe determinante para a manutenção do equilíbrio das monarquias europeias.
Para você saber mais: Aqui estão sugestões de leitura para caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1989. Disponível em: https://rodrigocantu.weebly.com/uploads/2/3/0/7/23070264/anderson_estado_absolutista_no_ocidente.pdf. Acesso em: 12/4/2019
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente.Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71,
São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em: 9/4/2019. - OISTREICH, G. Oistreich. 1984. “Problemas estruturais do absolutismo europeu”. In: HESPANHA, Antonio Manuel (org.). Poder e instituições na
Europa do Antigo Regime. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. - PANOFSKY, Erwin. 1981. Renascimento e renascimentos na arte ocidental. Lisboa: Editorial Presença.
Problematização
Orientações: Nesta etapa os alunos devem aprofundar a discussão proposta para esta aula, para isso irão realizar a análise de fonte textual sobre as origens da burguesia dentro do Estado Moderno Absolutista.
- Ainda com a sala dividida em grupos, distribua os textos para leitura e análise impressos para cada grupo.
Link para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K8gcUhF3pedfhXCwsV8RXjjcJStV6zPGK9nvhssU8nvwzvqBcbxDNNfJ2Fwa/his7-07und03-texto-problematizacao.pdf
- Oriente os grupos a realizar a leitura coletiva, garantindo que todos do grupo participem da atividade de leitura e análise do documento histórico.
- Auxilie os alunos na leitura, esclarecendo eventuais dúvidas.
- Questione se há alguma palavra ou expressão nos textos que eles não conheçam o significado e ajude com as definições. Há um Glossário que contém possíveis palavras e expressões que possam gerar dúvidas nos alunos e que você pode usar, imprimindo e distribuindo uma cópia para cada grupo. Caso seja possível, você também pode orientá-los a usar dicionários para pesquisar os significados das palavras desconhecidas.
Link para impressão:
- Ajude os alunos na análise das fontes, apontando trechos importantes dos textos que devem ser lidos com mais atenção, por exemplo
- Texto 1: “Simultaneamente, porém, a aristocracia tinha que se adaptar a um segundo antagonista: a burguesia mercantil que se desenvolvera nas cidades medievais”. Aqui, relembre os alunos sobre como eram organizadas as cidades medievais, surgidas dos burgos, e relacione com a imagem analisada durante o Contexto, o meme que sugere a crise do feudalismo e a ascensão da burguesia. Os alunos deverão compreender que a burguesia dentro do Estado Moderno Absolutista, apesar de não possuir os poderes políticos e privilégios da nobreza, originária da aristocracia feudal, é determinante na configuração do Estado Moderno, sendo um dos alicerces para sua formação e consolidação.
- Texto 2: “Mas ela foi secundariamente sobredeterminada pela ascensão de uma burguesia urbana que, depois de uma série de avanços técnicos e comerciais, evoluía agora em direção às manufaturas pré-industriais numa escala considerável”. Aqui, novamente os alunos deverão perceber a importância da função social da burguesia dentro da formação das monarquias européias. Além disso, é importante que os grupos consigam relacionar com o quadro analisado onde retrata a classe burguesa ligada ao comércio, como narra o texto ser a função social da mesma.
É importante que você reforce como no processo de transição do feudalismo para o Estado Moderno há um fenômeno de fortalecimento das cidades medievais que tinham como base a burguesia mercantil, que se consolida no Estado Absolutista como classe determinante para a manutenção do
equilíbrio das monarquias europeias.
Para você saber mais: Aqui estão sugestões de leitura para caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1989. Disponível em: https://rodrigocantu.weebly.com/uploads/2/3/0/7/23070264/anderson_estado_absolutista_no_ocidente.pdf. Acesso em: 12/4/2019
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente.Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71,
São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em: 9/4/2019. - OISTREICH, G. Oistreich. 1984. “Problemas estruturais do absolutismo europeu”. In: HESPANHA, Antonio Manuel (org.). Poder e instituições na
Europa do Antigo Regime. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. - PANOFSKY, Erwin. 1981. Renascimento e renascimentos na arte ocidental. Lisboa: Editorial Presença.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos devem realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos durante as reflexões da aula. Os grupos deverão, então, criar uma história em quadrinhos que conte o papel da burguesia dentro do Estado Absolutista Moderno. Eles podem, por exemplo, criar uma narrativa sobre o cotidiano de uma família burguesa no século XVI, ligada ao comércio. Os grupos devem criar de forma livre e coletiva, garantindo que todos participem do processo de elaboração da história. É importante que o quadrinho aborde a função social da classe burguesa dentro dos Estados monárquicos, abrangendo desde o seu surgimento até sua evolução enquanto classe social. Após o término da atividade, o professor pode agrupar todos os quadrinhos formando um gibi, onde todos possam ler as histórias criadas pelos grupos.
Para você saber mais: Aqui estão sugestões de leitura para caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1989. Disponível em: https://rodrigocantu.weebly.com/uploads/2/3/0/7/23070264/anderson_estado_absolutista_no_ocidente.pdf. Acesso em: 12/4/2019
- FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado Moderno no Ocidente. Lua Nova: Revista de de Cultura e Política, nº 71,
São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452007000200002#back. Acesso em: 9/4/2019. - OISTREICH, G. Oistreich. 1984. “Problemas estruturais do absolutismo europeu”. In: HESPANHA, Antonio Manuel (org.). Poder e instituições na
Europa do Antigo Regime. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. - PANOFSKY, Erwin. 1981. Renascimento e renascimentos na arte ocidental. Lisboa: Editorial Presença.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Movavi, Loom.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar o papel social da burguesia nos Estados Modernos Absolutistas.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize aos alunos o meme e a pintura a respeito da crise do feudalismo e surgimento da burguesia. Oriente-os quanto a algumas questões, para que possam interpretá-los:
- Quais personagens são mencionados ou ilustrados nas imagens? O que eles fazem?
- Como a classe burguesa (comerciantes) é retratada em cada uma das imagens?
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas via mensagens curtas ou participação em videoconferência, junto aos colegas.
Problematização
Disponibilize aos alunos os documentos com trechos de texto de historiadores a respeito das origens da burguesia dentro do Estado Moderno Absolutista. Oriente-os a fazerem a leitura atenta dos textos, procurando observar e interpretar os seguintes pontos:
- De acordo com os autores, qual classe social aparecia como motivo de alguma preocupação para a aristocracia (nobres)?
- Onde se desenvolvia esta nova classe social?
- Quais avanços alcançados por esta nova classe social? Eles favoreciam de algum modo aos reis absolutistas?
Em seguida, os alunos devem responder as questões no caderno. Incentive a interação com os colegas por meio de mensagens ou, se estiver em um momento de videoconferência, abrindo o microfone, para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.
Sistematização
Uma opção para substitiuir a produção de quadrinhos é a elaboração de diálogos que retratem o avanço da burguesia naquele contexto. Esta proposta pode favorecer a interação entre os alunos, uma vez que podem trocar áudios interpretando tal conversa, a qual pode envolver personagens como os reis, nobres, camponeses e a própria burguesia.
Caso tenham interesse, também é possível criar vídeos (inserindo os áudios e imagens das respectivas classes), utilizando aplicativos de celular (Movavi), ou sites gratuitos (Loom - veja aqui como usá-lo).
Oriente-os a compartilharem os resultados dos trabalhos com os colegas.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um interessante vídeo educativo a respeito dos Estados Absolutistas Modernos e suas relações políticas e econômicas com nobreza, burguesia e igreja.
“Absolutismo”. Tempo de Estudar - História - 7o ano. Multirio, 14/03/2019. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.
Objeto(s) de conhecimento: A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI07 Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
Palavras-chave: Burguesia, Estados Modernos, Absolutismo, crise do feudalismo, Renascimento, Mercantilismo.