Plano de Aula

Plano de aula: O povos africanos na América portuguesa

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Território e população brasileira

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Música “Zumbi”, de Jorge Ben.

Mapa do continente africano.

Material complementar:

Textos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d5EsKgzTzjAhG2qpWEHA9rPneqJRUZSzPb4pkEb4927mRJtrmmqBaJxwvGyA/his7-12und01-textos.pdf

São dois trechos do capítulo “Presença negra: conflitos e encontros”, escrito por um dos maiores especialistas do tema escravidão africana no país,
João José Reis, publicado no livro Brasil: 500 anos de povoamento, onde o historiador trata da chegada ao Brasil das várias etnias dos povos africanos.

Mapa do continente africano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/78T3DxS5URtzewN7ZkhH92kwM8xHHTUnhDbFZJU8QnKBHPgXKPDfDTpuMK99/his7-12und01-mapa-politico-do-continente-africano.pdf

Mapa que deverá ser exibido ou distribuído para os alunos, caso o professor não disponha de um mapa do referido continente na escola.

Mapa mudo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sC6MQNeRCQg7BkFJDkXvwvzNndXXzxFcGMXsEduspbzputUQDc5m2BU2xyEP/his7-12und01-mapa-mudo.pdf

Base cartográfica para registro de informações da atividade de Sistematização.

Para você saber mais:ATLAS Histórico do Brasil. In: FGV. CPDOC. Disponível em: https://atlas.fgv.br/marcos/trabalho-e-escravidao/mapas/trafico-negreiro-1502-1866.
Acesso em: 21 mar. 2019.

HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth; SANTOS, Adriano Rodrigues dos. Dilemas e desafios na contemporaneidade sobre escravos e escravizados: percursos discursivos da conquista da liberdade. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS). Disponível em: https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/HARKOT_DE_LA_TAILLE_ELIZABETH.pdf. Acesso em: 26 mar. 2019.

REIS, João José. Presença Negra: conflitos e encontros. In: VAINFAS, Ronaldo (Org.). Brasil: 500 anos de povoamento. IBGE. 2000. pp. 79-100. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf. Acesso em: 26 mar. 2019.

SANTOS, Alexandre Reis. “Eu quero ver quando o Zumbi chegar”: negritude, política e relações raciais na obra de Jorge Ben (1963-1976). Niterói. UFF. Programa de Pós-Graduação em História (Dissertação). 2014. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1800.pdf. Acesso em: 27 mar. 2019.

Rotas da escravidão. In: Só História. Virtuous Tecnologia da Informação. Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/ef2/culturaafro/p5.php.
Acesso em: 29 mar. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações ao professor: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados