Plano de Aula

Plano de aula: O comércio de escravizados na América portuguesa do século XVIII

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Território e população brasileira

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

“O navio negreiro” (trechos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bPXxsAhAKad89rEybDNKzuZUwh54ZHRrZTyysMmjxTZZ7bTJmZY6g3rM64UC/his7-12und03-navio-negreiro-trechos.pdf

Quatro trechos da quarta parte do poema escrito pelo baiano Castro Alves, publicado em 1870. Composto de seis partes, o poema relata a diáspora africana e a experiências destes escravizados na travessia do Atlântico.

Para você saber mais:

COLETIVO AMARO. Roberto Mendes: análise da música “Massemba”. Disponível em: http://coletivoamaro.tumblr.com/tagged/musica.
Acesso em: 6 abr. 2019.

CULTURA DIGITAL. Poema “O navio negreiro”, de Castro Alves. Disponível em: https://www.culturagenial.com/poema-o-navio-negreiro-de-castro-alves/. Acesso em: 6 abr. 2019.

JÚNIOR, Alfeu Garcia; LEAL, Alexandre Magno Devecchi. Discursivização da categoria tempo e construção identitária em Yayá Massemba. In: Revista África e Africanidades. Ano 8. Nº 20. Jul. 2015. Disponível em: http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/005020072015.pdf. Acesso em: 6 abr. 2019.

SCHWARCZ, Lilia & STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SILVA, Ana Lúcia da. A Afro-América na sala de aula: O ensino de História a partir da literatura: “O Rei Zumbi, um herói da liberdade”. In: Anais Eletrônicos do VII Encontro Internacional da ANPHLAC. Campinas. 2006. Disponível em: http://anphlac.fflch.usp.br/sites/anphlac.fflch.usp.br/files/ana_lucia_da_silva.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados