Um traço biográfico de Chica da Silva
Plano de Aula
Plano de aula: Chica da Silva e a exploração de diamantes no Brasil colonial do século XVIII
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Território e população brasileira
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: .
Material complementar:
Um traço biográfico de Chica da Silva
A biblioteconomista e professora Dilva Frazão publicou no site eBiografia um perfil de Chica da Silva no qual ela traça os principais acontecimentos
da trajetória da vida da escravizada alforriada que conseguiu ocupar um lugar de destaque junto da elite local de Diamantina, sinalizando que o enriquecimento do seu companheiro, um contratador, contrabandeava diamantes.
Fonte I
Alvará de 11 de agosto de 1753, no qual o El-Rei de Portugal estabelece uma série de medidas para controlar a produção de diamantes.
Ilustrações de Carlos Julião
Duas imagens do ilustrador Carlos Julião, do fim do século XVIII, referentes ao trabalho de diamantes nas minas, onde há destaque para o controle durante processo e exploração, medida determinada pelo Alvará de 11 de agosto de 1753.
Para você saber mais:
Chica da Silva. In: Cidadania e Justiça. 12 fev 2012. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/chica-da-silva.
Acesso em: 13 abr.2018.
CORTELETI, Marco Antônio. Pesquisa contesta mito de Chica da Silva. Disponível em: https://www.ufmg.br/boletim/bol1207/pag4.html.
Acesso em: 13 abr. 2019.
FRAZÃO, Dilva. Chica da Silva: Escrava brasileira alforriada. In: E-biografia. 8 abr 2019. Disponível in: https://www.ebiografia.com/chica_da_silva/.
Acesso em: 13 abr. 2019.
FURTADO, Júnia Ferreira. Chica da Silva e o contratador dos diamantes. o outro lado do mito. São Paulo: Companhia das Letras. 2003.
NETO, José Maria G. de S.; SILVA, Kalina Vanderlei Silva; Karl SCHURSTER. Rainha das Gerais: Chica da Silva. Pequeno Dicionário de Grandes Personagens Históricos. Altabooks Editora. 2009. p. 346-349. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=oiuODwAAQBAJ&pg=RA1-PT167&lpg=RA1-PT167&dq=chica+da+silva+resist%C3%AAncia&source=bl&ots=YIraqkBymL&sig=ACfU3U3bjku8SSFZ_prm5YXF28nj3uX-pg&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjy7OTgms7hAhXHILkGHYrbB4Q4FBDoATAFegQIBxAB#v=onepage&q=chica%20da%20silva%20resist%C3%AAncia&f=false. Acesso em: 13 abr. 2019.
NOGUEIRA, Danielle. “No Brasil Colônia, o diamante era explorado por contato”. In: O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/no-brasil-colonia-diamante-era-explorado-por-contrato-20948723. Acesso em: 13 abr. 2019.
WEHLING, Arno (org.). A exploração dos Diamantes. In: Documentos históricos do Brasil. Editora Nova Aguilar. Rio de Janeiro, 1999. p. 84.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia para a turma a sinopse e a pergunta.
Para que os alunos se sintam mais seguros e confiantes para expor as suas ideias, dúvidas e considerações, crie um ambiente descontraído. Leia o trecho como espontaneidade estabelecendo uma conversa com a turma.
Se os alunos relacionarem os dados apontados com o conteúdo que já foi trabalhado até o momento, é possível que eles achem que a história é falsa. Contudo, se eles já ouviram falar de Chica da Silva, é provável que diga que ela aconteceu e, até mesmo, o lugar e o período.
No caso de a turma inteira achar que a história é falsa e que nunca poderia ter acontecido, afirme que se trata da história da trajetória de vida de uma mulher negra que rompeu os limites estabelecidos por uma população branca, já tendo sido tema de filmes, novela e sambas-enredo.
Como a proposta desta Contextualização é enfatizar a opulência que o contrabando de diamante ofereceu durante o século XVIII com base na história
de Chica da Silva e de seu marido, um contratador, aproveite o momento para apresentar para os alunos quem foi Chica da Silva.
Como adequar à sua realidade:
Outro tipo de abordagem pode dar início ao conteúdo: apresente a região e a sua história com base na exibição do vídeo Caminhos da reportagem: a rota do ouro e do diamante (parte I), disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=KRF07ozUJmc. Por esta reportagem é possível que os alunos conheçam a região de Diamantina, que, como o nome sugere, rendeu muitos diamantes para a Coroa portuguesa, o modo como eram extraídos e as principais consequências do contrabando desta riqueza.
Se você atua em uma região de mineração de pedras preciosas, pense na possibilidade de convidar um garimpeiro para participar de uma roda de conversa com os alunos, integrando outras disciplinas.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Informe aos alunos que eles conhecerão a história de Chica da Silva com base em um perfil biográfico escrito pela professora Dilva Frazão. Pergunte aos alunos se eles preferem fazer uma leitura do texto em conjunto ou nos grupos e siga pelo o que optarem. Em último caso, se precisar otimizar o tempo, leia o texto em voz alta e peça para que acompanhem.
Independentemente de qual tipo de leitura fizer, garanta que os alunos tenham tido total compreensão do texto. Ande pela sala para ajudá-los e pausar a leitura e pedir para que falem o que entenderam são meios possíveis para manter a qualidade da leitura.
O texto “Um traço biográfico de Chica da Silva” está disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CSZH3emSWGYYq93nyeH5T2QYp3bXygFcMG2BYcQb3cDArYqag547S5G7TSPd/his7-12und05-um-traco-biografico-de-chica-da-silva.pdf
Feita a leitura, que não deve ter o tempo superior a cinco minutos, projete, escreva no quadro e leia as perguntas. O objetivo proposto é reconhecer que no processo de exploração de diamantes havia contrabando, que também era cometido pelos altos funcionários da Coroa portuguesa, o que justificou a vida luxuosa de Chica da Silva. Ainda mantendo o ambiente descontraído da conversa, espera-se que os alunos respondam que a função de um contratador de diamantes era de grande importância, pois era quem negociava as pedras. Caso todos os alunos tenham feito considerações semelhantes, pergunte com quem eles negociavam e aproveite para enfatizar os conhecimentos a respeito do tipo de relação que a metrópole estabelecia com a colônia. Na segunda pergunta, caberá à turma observar que a riqueza e o poder da Chica da Silva não eram apenas em função do alto posto ocupado pelo contratador João Fernandes de Oliveira, mas da atividade de contrabando que ele exercia.
Se algum aluno não responder de acordo com o objetivo proposto, volte ao texto e peça que eles identifiquem os trechos que falam do contratador e, com base neles, peça que respondam a pergunta. O mesmo caberá fazer em relação à segunda pergunta.
Para você saber mais:
Chica da Silva. In: Cidadania e Justiça. 12 fev 2012. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/chica-da-silva.
Acesso em: 13 abr. 2018.
FRAZÃO, Dilva. Chica da Silva: Escrava brasileira alforriada. In: E-biografia. 8 abr 2019. Disponível in: https://www.ebiografia.com/chica_da_silva/.
Acesso em: 13 abr. 2019.
JÚNIOR, Augusto de Lima. História dos Diamantes nas Minas Gerais. In: Contos de Diamantina. Disponível em: https://contosdediamantina.webnode.pt/news/o-contratador-de-diamantes/. Acesso em: 13 abr. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia para a turma e informe que todas as atividades terão como finalidade responder esta pergunta.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: É importante que o professor apresente, ainda que brevemente, as transformações ocorridas no Brasil após a descoberta das primeiras minas de ouro. Entre elas cabe considerar o crescimento demográfico na região das minas, que acarretou na circulação de moedas e fomentou um mercado interno na colônia, fazendo de Minas Gerais o centro político e econômico. Uma base de informação pode ser a matéria “No Brasil Colônia, o diamante era explorado por contato”, acessível pelo link https://oglobo.globo.com/economia/no-brasil-colonia-diamante-era-explorado-por-contrato-20948723, e https://extra.globo.com/noticias/economia/no-brasil-colonia-diamante-era-explorado-por-contrato-20948730.html
Projete e entregue impresso para os grupos, o Texto I. Informe aos alunos que o texto é parte de um resumo do livro de Júnia Furtado, que produziu a biografia de Chica da Silva, e que ele está diretamente relacionado com a atividade de Contextualização e sugira a leitura, individual e conjunta.
O arquivo “ Texto I” está disponível para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NZKj76p3ZnrECnhxvqdAA2eBmRJC69yzZZu8wBnErva9WcNK84hFbWEhJ5bJ/his7-12und05-texto-i.pdf
Para você saber mais:
FURTADO, Júnia Ferreira. Chica da Silva e o contratador dos diamantes. o outro lado do mito. São Paulo: Companhia das Letras. 2003.
FURTADO, J. Ferreira. Chica da Silva. p. 6. Disponível em: https://archive.org/details/CHICADASILVAJniaFerreiraFurtado/page/n6. Acesso em: 13 abr. 2019.
NOGUEIRA, Danielle. “No Brasil Colônia, o diamante era explorado por contato”. In: O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/no-brasil-colonia-diamante-era-explorado-por-contrato-20948723. Acesso em: 13 abr. 2019.
WEHLING, Arno (org.). A exploração dos diamantes. In: Documentos históricos do Brasil. Editora Nova Aguilar. Rio de Janeiro, 1999. p. 84.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete as imagens e informe aos alunos que elas foram produzidas no século XVIII por Carlos Julião. Na impossibilidade do recurso, imprima.
O arquivo para impressão das imagens está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rkur28FgVAqSR9WfwUFatKGTyFqNxTQrV2E6dz7U6pMfPAmudzQDXz2K9VR5/his7-12und05-ilustracoes-de-carlos-juliao.pdf
Para você saber mais:
FURTADO, Júnia Ferreira. Chica da Silva e o contratador dos diamantes. o outro lado do mito. São Paulo: Companhia das Letras. 2003.
FURTADO, J. Ferreira. Chica da Silva. p. 6. Disponível em: https://archive.org/details/CHICADASILVAJniaFerreiraFurtado/page/n6. Acesso em: 13 abr. 2019.
WEHLING, Arno (Org.). A exploração dos diamantes. In: Documentos históricos do Brasil. Editora Nova Aguilar. Rio de Janeiro, 1999. p. 84.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Projete e escreva a pergunta no quadro. Dê 5 minutos para que os grupos conversem a respeito, relacionando a pergunta com os dois tipos de fonte. Oriente os alunos que qualquer anotação deve ser feita no caderno.
Escolha um aluno de cada grupo para apresentar as suas considerações e peça para que os demais prestem atenção. Espera-se que os grupos identifiquem no texto que o rei começou a controlar o processo de exploração de diamantes, o que não ocorria antes da publicação do alvará, que passou a restringir o acesso à região. Com base nestas informações, pode-se entender o excesso de controle e vigilância nas duas ilustrações, no qual os homens escravizados estão em constante vigilância dos funcionários do contratador.
Caso algum grupo demonstre dificuldades, releia os trechos do alvará pausando em cada parágrafo e pedindo que o grupo diga o que entendeu. Feito isso nos três parágrafos, exiba as imagens e pergunte o que os escravizados e os homens brancos estão fazendo e como era a exploração de diamantes.
Em seguida, peça para que os alunos expliquem por qual razão a atividade era realizada desta forma.
Para você saber mais:
FURTADO, Júnia Ferreira. Chica da Silva e o contratador dos diamantes. o outro lado do mito. São Paulo: Companhia das Letras. 2003.
FURTADO, J. Ferreira. Chica da Silva. p. 6. Disponível em: https://archive.org/details/CHICADASILVAJniaFerreiraFurtado/page/n6. Acesso em: 13 abr. 2019.
WEHLING, Arno (org.). A exploração dos diamantes. In: Documentos históricos do Brasil. Editora Nova Aguilar. Rio de Janeiro, 1999. p. 84.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Mantendo os grupos, projete ou escreva no quadro a proposta de atividade. Seu principal objetivo é levar o aluno a entender a importância de se estudar uma mulher negra que promoveu acontecimentos no período e na região em que viveu. Proponha aos grupos que eles experimentem o ofício de produção de um conhecimento histórico e compreenda algumas das dificuldades do historiador. Esta atividade pode permitir que os alunos entendam que não há verdades absolutas nos textos históricos.
Para isso, retome a biografia e informe que esta será a única referência para que escrevam uma narrativa concisa, mas criativa. Espera-se que as respostas dos grupos estejam relacionadas aos acontecimentos que fizeram com que Chica da Silva rompesse os limites impostos por uma sociedade escravocrata. Os alunos poderão destacar o luxo em que viveu e os lugares que ocupo na sociedade.
Caso os grupos não alcancem o objetivo proposto, releia o texto com eles e peça para que destaquem os acontecimentos que marcaram a vida da Chica da Silva e por qual razão. Feito isso, peça para que eles imaginem que estão dois séculos à frente e com a responsabilidade de escrever sobre uma pessoa que viveu cinco séculos atrás. Sugira que eles informem, pensando como historiadores do século XXIII, o que se tornou a região de Diamantina, como está a população e o que ela produz.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Youtube, Mentimeter, Movavi, Loom.
Contexto
O objetivo desta aula é conhecer o processo de contrabando de diamantes e as consequentes marcas na sociedade de Minas Gerais do século XVIII.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize o texto biográfico de Chica da Silva para que façam a leitura e depois respondam:
- Você acredita que histórias como a de Chica da Silva eram comuns?
- Como Chica da Silva, uma escravizada, enriqueceu e exerceu o poder junto da elite branca do Arraial do Tijuco?
- O que significa ser um contratador?
Problematização
Disponibilize o texto I (Alvará de 11/08/1753). Os alunos devem realizar sua leitura e analisar:
- De acordo com o texto, quais são as preocupações do Rei?
- Escreva com suas palavras: o que o Rei ordena neste documento?
Disponibilize as imagens produzidas no século XVIII por Carlos Julião. Eles devem observá-las e responder:
- O que está acontecendo nestas imagens?
- O texto do Alvará de 1753 tem alguma informação que ajude a explicar o que acontece nas imagens? Quais?
Ao final desta etapa, devem elaborar uma conclusão sobre “como a Coroa portuguesa se comportou diante do aumento de contrabando de diamantes?”. Incentive que expressem as conclusões com os colegas por meio de troca de mensagens, participação em um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página) ou participação em videoconferência.
Sistematização
Dê aos alunos algumas opções de como podem contar sobre a importância de Chica da Silva para a História do Brasil. Devem refletir: como era a vida dela em meio a sociedade escravista? Como a história dela retrata características e valores daquela sociedade?
- Produção de texto: artigo, reportagem, música etc.
- Produção de áudios ou vídeos curtos: reportagem ou vídeo educativo Caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular (Movavi - veja como usá-lo aqui) ou sites gratuitos (Loom - veja como usá-lo aqui).
Convite às famílias
Conheçam mais sobre a exploração de diamantes no Brasil Colônia, assistindo a reportagem: “Caminhos da Reportagem - A rota do ouro e do diamante (parte I)”. TV Brasil, 11/05/2012. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Paulo Henrique Pacheco
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.
Objeto(s) de conhecimento: A estruturação dos vice-reinos nas Américas.Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI12 Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
Palavras-chave: América portuguesa, colônia, metrópole, diamante, El-Rei, Diamantina, Minas Gerais, exploração, Chica da Silva.