Plano de Aula

Plano de aula: Repensando o pacto colonial: as colônias eram dependentes das metrópoles europeias?

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Do mercantilismo ao capitalismo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

Notícia I

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjYZC6mQBMaE5mcNscJrrEjWN7YjWJHb4d8hAgQJpHH2Zu4rymXEhySU9fMB/his7-17und04-noticia-i.pdf

Notícia que trata da possibilidade de o homem povoar a Lua no futuro. Pode ser relacionada com o processo de colonização nas Américas, uma terra “descoberta” por uma sociedade com necessidades políticas e econômicas.

Notícia II

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sBGFeppacHatxnFYUYsCW6j986dcCQd7HwJCjYRMZWY2dreJGA7uBx8Xk5C7/his7-17und04-noticia-ii.pdf

Manchete que mostra o interesse exploratório em um território acessível, neste caso, a Lua, o que pode se relacionar às colônias espanholas e portuguesas.

Diagrama

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yn5NTtxNepk6w6cmYkjTSFNqxnkz8dAKG5DbfYYVk4F4WfAaQqCVtZR8cuSU/his7-17und04-diagrama-i.pdf

Representação do Pacto Colonial, na qual é possível identificar o lugar da colônia no sistema econômico imposto pela metrópole.

Para você saber mais:

VILLELA, André Arruda. Exclusivo metropolitano, “superlucros” e acumulação primitiva na Europa pré-industrial. In: Topoi. v. 12, n. 23, jul.-dez. 2011, p. 4-29. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v12n23/1518-3319-topoi-12-23-00004.pdf. Acesso em: 21 abr. 2019.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. Editora EDUSP. 1995, São Paulo.

MONASTERIO, Leonardo; EHRL, Philipp. Colônias de povoamento versus colônia de exploração: de Heeren a Acemoglu. In: Texto para discussão/ Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.- Brasília : Rio de Janeiro: Ipea , 1990.

NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1979.

PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1963.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO