Plano de aula: Máquinas simples: fábrica de bolas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Máquinas simples

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a Matéria e Energia. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula exige que os alunos tenham conhecimento das máquinas simples abordadas nas aulas CIE07_01ME01, CIE07_01ME02, CIE07_01ME03, CIE07_01ME04, a temática pode ser considerada como uma verificação (uma avaliação somativa) de todos os conceitos abordados sobre máquinas simples podendo-se avaliar as concepções dos alunos sobre o tema.

Nesta aula serão abordados assuntos relacionados às máquinas simples. Será proposta uma atividade interativa que envolve conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), na qual os alunos deverão projetar e montar sistemas de transporte ou testes de qualidade das bolas.

Para esta aula é indicado que os testes sejam feitos em um local aberto, para evitar possíveis colisões com as lâmpadas ou outros objetos e pessoas que possam vir a gerar algum problema.

Para saber mais e aprofundar sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro e os links abaixo.

Sobre as diferentes máquinas simples:

Sobre a atividade STEM:

PERES, P. O que é o STEM - e como ele pode melhorar a sua aula, Portal Revista Nova Escola, disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/11683/o-que-e-o-stem-e-como-ele-pode-melhorar-a-sua-aula>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Materiais necessários para a aula: bolas dos mais diversos tipos e tamanhos, madeira, palitos de sorvete, roldanas, aparatos para fixar as roldanas, haste, fios de pesca, espeto de churrasco, colheres de plástico, copo plástico (normal e de café), tesoura ou estilete, fita adesiva, elástico de borracha, cola quente, cola de madeira, papelão, canetinhas. Material impresso:

.

Título da aula

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula, diga que esta aula foi inspirada na logística de funcionamento de uma fábrica de bolas. Hoje eles serão empresários, engenheiros e cientistas ao mesmo tempo, pois terão que projetar, criar e montar sistemas que facilitem o transporte das bolas em uma fábrica, como por exemplo: um sistema para separar os tipos de bolas, ou outro encaixotar todas as bolas e colocá-las em um container para depois serem transportadas e vendidas.

Os alunos podem também propor mecanismos que executem testes de qualidade nas bolas e permitam certificar determinada qualidade da bola, como separar bolas maiores de bolas menores, ou bolas mais pesadas de bolas mais leves, ou qual bola gira melhor em uma rampa, ou qual altura e distância máxima a bola atinge se uma determinada força ser aplicada.

Diga que eles serão os engenheiros e cientistas responsáveis por projetar e executar um dos maiores empreendimentos jamais visto. Comunique os alunos que eles serão encarregados de criar e executar esses projetos.

Atenção: Para esta aula é indicado que os testes sejam feitos em locais abertos, entretanto, caso nenhum teste projetado apresente perigo, eles podem ser realizados dentro de um espaço fechado como a sala de aula.