Plano de aula: Polias e suas aplicações

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Máquinas simples

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados ao tema “Matéria e Energia”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula de continuidade sobre a temática. Trata-se de uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o assunto. É aconselhado que os estudantes já tenham feito a CIE07_01ME01.

Nesta aula serão abordados assuntos relacionados às máquinas simples, neste caso, as polias móveis e fixas. Será proposta uma atividade interativa investigativa, em que os alunos realizarão uma coleta de dados seguida da análise de resultados.

Para esta aula, é necessário que o professor traga uma armação para fixação. O link para orientações de como preparar o painel de fixação está disponível no material complementar.

Também será utilizado um questionário, que servirá como um guia para orientar os alunos na investigação do problema:

< disponível no material complementar>

Para saber mais e aprofundar sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro e os links abaixo:

MENDES, M., ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE ACOPLAMENTO DE POLIAS, Brasil Escola, disponível em <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/atividade-experimental-sobre-acoplamento-polias.htm> Acesso em: 18 ago. 2018.

JÚNIOR, J. S. S. Polias, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/polias.htm> Acesso em: 18 ago. 2018.

Materiais necessários para a aula: polias pequenas (carretel de linha de pipa, ou de pesca, ou fio), ganchos em S (ou ganchos de varal), haste cilíndrica (lápis, ou canetinha, ou caneta, ou cano de pvc, ou alumínio), armação metálica para a fixação dos ganchos (uma mesa de madeira velha com furos funciona também), fio de nylon ou similares, pesos abaixo de 500 gramas.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e pergunte se eles sabem o que é uma polia, ou se já viram alguém utilizando. Talvez os alunos não acertem de primeira. Para auxiliá-los, cite exemplos de polias presentes em nosso dia a dia, como guindastes ou instrumentos para levantar coisas extremamente pesadas, como um motor de um carro.

Atenção: Para esta aula o professor precisa preparar a armação para fixação previamente, como consta no material de apoio.