Atividade para impessão - Mão na massa - Polias e suas aplicações
Plano de Aula
Plano de aula: Polias e suas aplicações
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Máquinas simples
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados ao tema “Matéria e Energia”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula de continuidade sobre a temática. Trata-se de uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o assunto. É aconselhado que os estudantes já tenham feito a CIE07_01ME01.
Nesta aula serão abordados assuntos relacionados às máquinas simples, neste caso, as polias móveis e fixas. Será proposta uma atividade interativa investigativa, em que os alunos realizarão uma coleta de dados seguida da análise de resultados.
Para esta aula, é necessário que o professor traga uma armação para fixação. O link para orientações de como preparar o painel de fixação está disponível no material complementar.
Também será utilizado um questionário, que servirá como um guia para orientar os alunos na investigação do problema:
< disponível no material complementar>
Para saber mais e aprofundar sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro e os links abaixo:
MENDES, M., ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE ACOPLAMENTO DE POLIAS, Brasil Escola, disponível em <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/atividade-experimental-sobre-acoplamento-polias.htm> Acesso em: 18 ago. 2018.
JÚNIOR, J. S. S. Polias, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/polias.htm> Acesso em: 18 ago. 2018.
Materiais necessários para a aula: polias pequenas (carretel de linha de pipa, ou de pesca, ou fio), ganchos em S (ou ganchos de varal), haste cilíndrica (lápis, ou canetinha, ou caneta, ou cano de pvc, ou alumínio), armação metálica para a fixação dos ganchos (uma mesa de madeira velha com furos funciona também), fio de nylon ou similares, pesos abaixo de 500 gramas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e pergunte se eles sabem o que é uma polia, ou se já viram alguém utilizando. Talvez os alunos não acertem de primeira. Para auxiliá-los, cite exemplos de polias presentes em nosso dia a dia, como guindastes ou instrumentos para levantar coisas extremamente pesadas, como um motor de um carro.
Atenção: Para esta aula o professor precisa preparar a armação para fixação previamente, como consta no material de apoio.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO