Plano de Aula

Plano de aula: Máquinas simples: plano inclinado

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Máquinas simples

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Esta aula abordará assuntos relacionados às máquinas simples compostas de plano inclinado. Será proposto uma atividade interativa investigativa em que os alunos realizarão uma coleta de dados seguido da análise dos resultados.

Para esta aula também será utilizado um questionário que servirá como um guia para orientar os alunos na investigação do problema, disponível aqui: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZyHcrmHxuj3XaFJGUwuZCHHURpVpnSpTYhg27Z4erpzfbad7Zg87jwqS6MRd/atividade-para-impressao-questionario-cie7-01me04.pdf>

Materiais necessários para a aula: transferidor, uma placa de madeira leve (MDF), papelão, palitos de sorvete, espuma, lixa grossa, cola de madeira, ou fita dupla face, objetos a serem lançados pelas superfícies com as mais diversas áreas de contato. Link para o questionário guia a ser impresso e entregue aos alunos: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZyHcrmHxuj3XaFJGUwuZCHHURpVpnSpTYhg27Z4erpzfbad7Zg87jwqS6MRd/atividade-para-impressao-questionario-cie7-01me04.pdf> .

Material de apoio:

Portal Só Física, Plano Inclinado, Só Física, disponível em <https://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/pi.php>. Acesso em: 9 Set. 2018.

Portal Toda a Matéria, Plano Inclinado, Toda a Matéria, disponível em <https://www.todamateria.com.br/plano-inclinado/>. Acesso em: 9 Set. 2018.

SILVA, D.C.M. Plano Inclinado, Mecânica, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/plano-inclinado.htm>. Acesso em: 9 Set. 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e pergunte se eles conhecem exemplos de planos inclinados.

Provavelmente os alunos irão relacionar com rampas, subida e descida de ruas e avenidas. Pergunte se seria possível usar isso de uma maneira prática no nosso dia a dia.