Plano de Aula
Plano de aula: Máquinas simples: catapulta
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Máquinas simples
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Nesta aula serão abordados assuntos relacionados às máquinas simples, neste caso a catapulta, como alavanca e torque. Será proposto uma atividade interativa que envolve conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), onde os alunos deverão projetar, montar e testar a catapulta.
Para esta aula é indicado que os testes sejam feitos em um local aberto, para evitar possíveis colisões com as lâmpadas ou outros objetos e pessoas que possam vir a gerar algum problema.
Materiais necessários para a aula: palitos de sorvete, palitos de dente, espeto de churrasco, colheres de plástico, copo plástico (normal e de café), tesoura ou estilete, fita adesiva, elástico de borracha, cola branca, cola quente, papelão, canetinhas, objetos pequenos a serem disparados.
Materiais de apoio:
Sobre catapulta. Portal Escola Britânica, Catapulta, Escola Britânica, disponível em <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/catapulta/480925> Acesso em: 12 ago. 2018.
Sobre torque. Portal Khan Academy, Torque, Khan Academy, disponível em <https://pt.khanacademy.org/science/physics/torque-angular-momentum/torque-tutorial/a/torque> Acesso em: 12 ago. 2018.
ALMEIDA, F.B. Momento ou Torque de uma Força, Mundo Educação, disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/momento-ou-torque-uma-forca.htm> Acesso em: 12 ago. 2018.
Sobre a atividade STEM. PERES, P. O que é o STEM - e como ele pode melhorar a sua aula, Portal Revista Nova Escola, disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/11683/o-que-e-o-stem-e-como-ele-pode-melhorar-a-sua-aula> Acesso em: 12 ago. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula, diga que esta frase tema da aula foi inspirado por um antigo filósofo e cientista: Arquimedes que disse: “Me dê uma alavanca e eu moverei o mundo”. Arquimedes se referia às máquinas que usavam o conceito de torque, força e braço de alavanca para arremessar projéteis. Diga que eles serão os engenheiros e cientistas responsáveis por projetar e executar um dos maiores projetos da humanidade. Comunique os alunos que eles serão encarregados de fazerem e usarem uma catapulta.
Para esta aula é indicado que os testes sejam feitos em locais abertos, entretanto caso nenhuma catapulta projetada tem grandes alcances o ensaio pode ser realizado dentro de um espaço fechado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO