Plano de aula: Os dinossauros estão entre nós!

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis

Sobre esta aula

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; régua, fita adesiva, tesoura.

Flashcards (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1IW8tuvY-RJcYYSAoiyNCIK49WOCoRQlNIbW4HBdu4sw/edit)

Fichas com características evolutivas de animais (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1iZ4W25kBKLVrCnevlAlWBTfSm9QjaY-Nlh7k7Mi7ipc/edit)

Tabelas impressas para construção de um cladograma (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1DPANeX2A4TbfaDTDzydx6phokv-8tHRWO8E3TTwRDVY/edit)

Nomes dos animais impressos (disponíveis para impressão, ou passe no quadro para a turma copiar e recortar. https://docs.google.com/document/d/1guXdWvjBbVjlB30YPT1oO0yhXtFjPBJvF8DX7zKwnuU/edit)

Cladogramas para preencher (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1vvgbkklHsa3nH17cD851nuPWQ6oxX9zM8d96iZ1hn40/edit).

Materiais de apoio:

- https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/quase-todos-os-dinossauros-tinham-penas-sugere-descoberta-na-siberia

- http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/05/23/repteis-da-cizania/

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender que todos os seres vivos têm ancestrais em comum e estão sujeitos à evolução, que é um conjunto de processos guiados pelas mutações genéticas e por transformações a nível de DNA que são passadas ao longo das gerações, resultando em transformações a nível de espécies. Os registros fósseis são evidências desses processos evolutivos porque podemos comparar os seres vivos da antiguidade com os seres atuais, traçando a história evolutiva das espécies.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.

Conteúdos relacionados