Resolução da atividade - Mão na massa - CIE6_10TU04
Plano de Aula
Plano de aula: Os dinossauros estão entre nós!
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; régua, fita adesiva, tesoura.
Flashcards (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1IW8tuvY-RJcYYSAoiyNCIK49WOCoRQlNIbW4HBdu4sw/edit)
Fichas com características evolutivas de animais (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1iZ4W25kBKLVrCnevlAlWBTfSm9QjaY-Nlh7k7Mi7ipc/edit)
Tabelas impressas para construção de um cladograma (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1DPANeX2A4TbfaDTDzydx6phokv-8tHRWO8E3TTwRDVY/edit)
Nomes dos animais impressos (disponíveis para impressão, ou passe no quadro para a turma copiar e recortar. https://docs.google.com/document/d/1guXdWvjBbVjlB30YPT1oO0yhXtFjPBJvF8DX7zKwnuU/edit)
Cladogramas para preencher (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1vvgbkklHsa3nH17cD851nuPWQ6oxX9zM8d96iZ1hn40/edit).
Materiais de apoio:
- http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VIIB1aAdaptiveRadiation.shtml - http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIE5dQualifying.shtml - https://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/10/cientistas-descobrem-provas-concretas-da-bevolucao-dos-dinossauros-avesb.html - http://revistaepoca.globo.com/Primeiro-Plano/noticia/2012/04/tiranossauro-rex-uma-galinha-anabolizada.html - https://istoe.com.br/3617_DO+TIRANOSSAURO+A+GALINHA+/ -https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/07/31/dinossauros-diminuiram-de-tamanho-e-evoluiram-para-passaros-revela-estudo.htm#fotoNav=2 -https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/the-new-york-times/2017/10/14/como-dinossauros-trocaram-os-dentes-aterrorizantes-por-bicos-de-aves.htm - https://novaescola.org.br/conteudo/3098/uma-aula-pratica-sobre-evolucao
- http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/05/23/repteis-da-cizania/
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender que todos os seres vivos têm ancestrais em comum e estão sujeitos à evolução, que é um conjunto de processos guiados pelas mutações genéticas e por transformações a nível de DNA que são passadas ao longo das gerações, resultando em transformações a nível de espécies. Os registros fósseis são evidências desses processos evolutivos porque podemos comparar os seres vivos da antiguidade com os seres atuais, traçando a história evolutiva das espécies.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete este slide ou imprima a manchete da reportagem diretamente aqui: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,tiranossauro-e-parente-mais-proximo-da-galinha-que-do-jacare,162256
Caso não seja possível projetar ou imprimir a reportagem, escreva a manchete no quadro e leve imagens de galinhas e dinossauros terópodes recortadas de revistas/jornais ou encontradas em livros didáticos. Explore as ideias dos estudantes sobre o assunto a partir da leitura da manchete e da análise das imagens dos animais. Pergunte à turma: O que as aves e os dinossauros têm em comum? Vocês sabiam que eles são parentes?
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou reportagem impressa e imagens semelhantes de revistas, jornais ou livros.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Escreva no quadro ou pergunte oralmente à turma: Como é possível que as galinhas sejam parentes dos dinossauros? Ouça a turma e instigue-os a pensarem em respostas possíveis.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Para esta parte inicial, recomendamos usar 3 minutos. Projete este slide para a turma ou escreva no quadro. Peça que os alunos leiam a situação de estudo que introduz as próximas tarefas. Depois, organize a turma em 6 grupos para a próxima atividade desta etapa.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.
MÃO NA MASSA
Orientações: Para esta parte, recomenda-se 30 minutos. Projete este slide para a turma ou apenas explique a atividade. A atividade proposta consiste em estudar várias espécies de seres vivos e construir coletivamente um cladograma para entender as relações evolutivas entre os grupos de animais, com o intuito de responder à questão disparadora.
Acesse as orientações para essa atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UtUCqvU5fHqP2YgFkqMfPY3q5gnZ4QcG7xeuC2aMnJdF6eHPAwSTfvCpHxJ/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie6-10tu04.pdf
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; régua, fita adesiva, tesoura.
Flashcards (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1IW8tuvY-RJcYYSAoiyNCIK49WOCoRQlNIbW4HBdu4sw/edit)
Fichas com características evolutivas de animais (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1iZ4W25kBKLVrCnevlAlWBTfSm9QjaY-Nlh7k7Mi7ipc/edit)
Tabelas impressas para construção de um cladograma (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1DPANeX2A4TbfaDTDzydx6phokv-8tHRWO8E3TTwRDVY/edit)
Nomes dos animais impressos (disponíveis para impressão, ou passe no quadro para a turma copiar e recortar. https://docs.google.com/document/d/1guXdWvjBbVjlB30YPT1oO0yhXtFjPBJvF8DX7zKwnuU/edit)
Cladogramas para preencher (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1vvgbkklHsa3nH17cD851nuPWQ6oxX9zM8d96iZ1hn40/edit).
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma ou escreva no quadro - na verdade, este slide indica o gabarito do cladograma elaborado na etapa anterior. Você pode explicar esta parte com o cladograma pronto exposto no quadro. Retorne à questão disparadora: Como é possível que as galinhas sejam parentes dos dinossauros? Peça que os alunos elaborem uma explicação final para o questionamento, concluindo a aula com a análise do cladograma construído: as galinhas são descendentes vivos dos dinossauros e os tiranossauros já foram extintos.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; cladograma completo projetado ou desenhado no quadro.
Para o professor
Atividade para impressão - Animais - Mão na Massa - CIE6_10TU04
Atividade para impressão - Cladograma - Mão na Massa - CIE6_10TU04
Atividade para impressão - Fichas - Mão na Massa - CIE6_10TU04
Atividade para impressão - Flashcards - Mão na Massa - CIE6_10TU04
Atividade para impressão - Tabelas - Mão na Massa - CIE6_10TU04
CIE6_10TU04 Rascunho
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem sobre.
Apresente a questão disparadora:
- Como é possível que as galinhas sejam parentes dos dinossauros?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Peça aos estudantes que leiam o texto do primeiro slide “mão na massa”.
Leia as orientação para esta atividade, disponível na aba “materiais e atividades”, e explique aos estudantes o que será feito.
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Utilize os materiais disponíveis na aba “materiais e atividades” e monte uma apresentação utilizando o Apresentações Google, com:
- um slide para cada Flashcard,
- um slide com características evolutivas de animais embaralhadas,
- Um slide com a tabela para construção do cladograma;
- Um slide com os nomes dos animais embaralhados;
- Um slide com Cladogramas para preencher.
Faça um cópia da apresentação para cada grupo e compartilhe com os estudantes. Não esqueça de habilitar para que eles possam editar e preencher a tabela e o cladograma.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem as conclusões. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Peça para as famílias auxiliarem os estudantes na interpretação das informações recebidas e na construção do Cladograma.
Os dinossauros estão entre nós!
6º ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer o parentesco entre seres vivos atuais e outros já extintos (como as aves e dinossauros terópodes) pelo estudo de cladogramas simples.
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Professor-autor: Gracieli D. Persich
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE6_10TU01, CIE6_10TU02, CIE6_10TU03). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre os processos evolutivos que atuam nos seres vivos e são evidenciados por meio do estudo dos fósseis. Compreenderemos que as galinhas que conhecemos atualmente evoluíram de um grupo específico de dinossauros, os terópodes, na qual faziam parte os famosos Tiranossauros.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; régua, fita adesiva, tesoura.
Flashcards (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1IW8tuvY-RJcYYSAoiyNCIK49WOCoRQlNIbW4HBdu4sw/edit)
Fichas com características evolutivas de animais (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1iZ4W25kBKLVrCnevlAlWBTfSm9QjaY-Nlh7k7Mi7ipc/edit)
Tabelas impressas para construção de um cladograma (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1DPANeX2A4TbfaDTDzydx6phokv-8tHRWO8E3TTwRDVY/edit)
Nomes dos animais impressos (disponíveis para impressão, ou passe no quadro para a turma copiar e recortar. https://docs.google.com/document/d/1guXdWvjBbVjlB30YPT1oO0yhXtFjPBJvF8DX7zKwnuU/edit)
Cladogramas para preencher (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1vvgbkklHsa3nH17cD851nuPWQ6oxX9zM8d96iZ1hn40/edit).
Materiais de apoio:
- http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VIIB1aAdaptiveRadiation.shtml
- http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIE5dQualifying.shtml
- https://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/10/cientistas-descobrem-provas-concretas-da-bevolucao-dos-dinossauros-avesb.html
- http://revistaepoca.globo.com/Primeiro-Plano/noticia/2012/04/tiranossauro-rex-uma-galinha-anabolizada.html
- https://istoe.com.br/3617_DO+TIRANOSSAURO+A+GALINHA+/
-https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/07/31/dinossauros-diminuiram-de-tamanho-e-evoluiram-para-passaros-revela-estudo.htm#fotoNav=2
-https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/the-new-york-times/2017/10/14/como-dinossauros-trocaram-os-dentes-aterrorizantes-por-bicos-de-aves.htm
- https://novaescola.org.br/conteudo/3098/uma-aula-pratica-sobre-evolucao
- http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/05/23/repteis-da-cizania/