Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

5 leituras gratuitas para inspirar você a trazer mais interação para sua aula

Os livros mostram na prática como aplicar aulas gamificadas e integrar redes sociais na rotina escolar – reforçando a importância de inovar práticas

POR:
Débora Garofalo
Crédito: Getty Images

A tecnologia por si só não possui ação para transformação, principalmente quando pensamos em Educação. É necessário aliar ferramentas digitais com ações para impulsionar o processo de aprendizagem.

Para explorar estratégias que promovam um uso eficiente da Tecnologia na Educação, separei uma lista de leituras gratuitas que permitem conhecer, vivenciar, aprofundar e refletir sobre temas importantes para inserir ferramentas digitais em suas aulas a partir do segundo semestre.

LEIA MAIS   Professor, descubra novos caminhos para formação continuada em Tecnologias

A seleção inclui a importância de inovar práticas, aplicação de aulas gamificadas interativas, integração em redes sociais na vida e na rotina escolar, entre outros assuntos. O melhor é que todos os conteúdos estão disponíveis e são gratuitos.

Vamos lá?

Facebook para educadores

Escrito por Linda Fogg Phillips, Derek Baird e BJ Fogg, o guia pretende inspirar professores a aproveitar o potencial da rede social na Educação, trazendo a possiblidade dos estudantes apresentarem ideias e aprenderem de forma colaborativa. O material está estruturado em torno de sete maneiras que os educadores podem utilizar para integrar essa ferramenta na rotina escolar.

Gamificação na Educação

Publicado pela editora Pimenta Cultural, o livro aborda conceitos, questionamentos e aplicações da gamificação na Educação, que traz dez sessões escritas por diferentes especialistas na área, sob o olhar de motivar e tornar aulas mais interativas.

Por que os educadores precisam ir além do Data Show

Esse e-book foi desenvolvido pela Geekie e aborda caminhos para promover uma maior integração entre educação e tecnologia no processo de ensino aprendizagem, traçando um panorama na Educação, apontando a necessidade de inovar as práticas, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem.

Tecnologias na escola – Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem

Esta é uma iniciativa do Instituto Claro e o Fronteiras do Pensamento, que reúne possibilidades de desenvolver atividades com os alunos, incorporando a tecnologia no processo cognitivo. O material aborda diversos aspectos, como vídeo, áudio, blogs, redes sociais, jogos e simulações – permitindo ao educador se inspirar e colaborar com educadores que desejam inovar em sala de aula.

Recriando a Educação – Transformando sistemas educacionais 

O material foi elaborado pelo GELP (Global Education Leaders’ Program) e apresenta reflexões e experiências sobre os processos de inovação e transformação e foi lançado em português com a parceria da Fundação Telefônica Vivo. Entre os diversos tópicos apresentados, destaque especial para a transformação da Educação e a construção de um novo ecossistema de aprendizagem e escalabilidade.

E você, querido professor, quais leituras tem buscado para inovar na sala de aula? Conte aqui nos comentários e ajude a transformar as práticas docentes.

Um abraço,

 

Débora Garofalo é Assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE SP) e professora da rede pública de ensino de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e uma das dez finalistas do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.

Tags

Guias