Plano de Aula

Plano de aula: Quais medidas de um quadrado são proporcionais?

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Área e Perímetro do quadrado: quem é proporcional?

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elizabeth Bento

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.

Habilidades necessárias

Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas.

Objetivos específicos

Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.

Conceito-chave

Área, perímetro, proporcionalidade,semi-perímetro.

Recursos necessários

  • sulfite;
  • lápis de cor;
  • tesoura;
  • canetinha

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.