Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Quais medidas de um quadrado são proporcionais?
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Área e Perímetro do quadrado: quem é proporcional?
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elizabeth Bento
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.
Habilidades necessárias
Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas.
Objetivos específicos
Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.
Conceito-chave
Área, perímetro, proporcionalidade,semi-perímetro.
Recursos necessários
- sulfite;
- lápis de cor;
- tesoura;
- canetinha
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhe o objetivo com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.
Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.
Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.
Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.
Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)
Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.
Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.
Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)
Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.
Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.
Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)
Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.
Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.
Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)
Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.
Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.
Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia o slide com os alunos e peça para que reflitam sobre a aula, anotando quando possível em um painel palavras chaves que se destacaram durante o processo de ensino-aprendizagem.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que a dupla resolva o problema em conjunto e torne a analisar a questão da proporcionalidade.
Propósito: Resolver situações problema que envolvam área e perímetro de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Analise outros polígonos e verifique se há proporcionalidade entre o lado e perímetro.
- Analise a área de outros polígonos e verifique se o aumento ou redução acontece igual ao do quadrado.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_22GRM05
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, régua, folha ofício, lápis de cor
- Opcionais: Zoom, Meet, WhatsApp
Testando área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=7vyh1i2FNU8
Área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=QGLnIyop0P4
Para este plano foque na etapa Retomada.
Retomada
Você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos como Atividade central da sua aula, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente no slide 1 da aula ou envie com antecedência pelo WhatsApp. Faça o “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. O objetivo dessa atividade é para que através da análise da área os alunos descubram os lados dos quadrados e em seguida descubram o perímetro e o semiperímetro dos quadrados. Faça parte por parte da retomada com os alunos, fazendo paradas para possíveis dúvidas e/ou questionamentos. Compartilhe cada slide a medida que os alunos forem avançando em suas descobertas.
Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Sugira que os alunos que possuem acesso à internet assistam aos vídeos:
- Área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=QGLnIyop0P4
- Testando área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=7vyh1i2FNU8
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elizabeth Bento
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.
Habilidades necessárias
Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas.
Objetivos específicos
Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.
Conceito-chave
Área, perímetro, proporcionalidade,semi-perímetro.
Recursos necessários
- sulfite;
- lápis de cor;
- tesoura;
- canetinha