Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Manipulando quadrados com palitos e recortes
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Área e Perímetro do quadrado: quem é proporcional?
Por: Elizabeth Bento
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elizabeth Bento
Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.
Habilidades necessárias
Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas, comparar figuras por meio de semelhanças diretas.
Objetivos específicos
Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais.
Conceito-chave
Área, perímetro, proporcionalidade,
Recursos necessários
- EVA ou papel cartão;
- cola;
- palitos de fósforo;
- tesoura;
- sulfite.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhe o objetivo com a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO