Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Manipulando quadrados com palitos e recortes
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Área e Perímetro do quadrado: quem é proporcional?
Por: Elizabeth Bento
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elizabeth Bento
Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.
Habilidades necessárias
Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas, comparar figuras por meio de semelhanças diretas.
Objetivos específicos
Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais.
Conceito-chave
Área, perímetro, proporcionalidade,
Recursos necessários
- EVA ou papel cartão;
- cola;
- palitos de fósforo;
- tesoura;
- sulfite.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais.
Aula
Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhe o objetivo com a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO