Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_22GRM02
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, régua, tesoura, folha ofício
- Opcionais: Zoom, Meet, WhatsApp
Testando área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=7vyh1i2FNU8
Para este plano foque na etapa Atividade Principal.
Atividade Principal
Compartilhe o slide do “Atividade Principal” (arquivo do Tangram). O objetivo da aula é construir quadrados utilizando as peças do Tangram e verificar o que acontece com a área e o perímetro. Envie com antecedência para os alunos via WhatsApp, Meet ou outro meio de comunicação combinado com eles. Peça que eles imprimam ou reproduzam em uma folha ofício e, em seguida, pintem e recortem. Oriente-os para que eles façam no caderno e fotografem e enviem para você os registros e os cálculos realizados. Eles podem falar entre si em grupos formados por WhatsApp ou, se tiverem pelo Zoom, pode criar salas para que resolvam em grupos a situação. Em seguida, abra o áudio para ouvir as possíveis soluções.
Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Discussão das soluções
Avalie as respostas e dúvidas apresentadas pelos alunos para dar um feedback à turma. Se sua aula for síncrona, abra o áudio e ouça as hipóteses ou dúvidas vivenciadas por eles. Certifique os registros enviados pelos alunos, caso contrário, compartilhe as diferentes soluções de construção de quadrados com as peças do Tangram. É importante que eles percebam que algumas vão possuir as mesmas áreas. Faça com duas figuras, por exemplo, dois triângulos, e mostre o cálculo da área. Em seguida, peça que eles, com as peças feitas, procurem construir outros quadrados. Esse é um momento importante da aula: comparar as medidas dos lados e áreas, identificando as proporcionalidades existentes entre lado e perímetro de um quadrado para outro a qual não faz relação com área. Se eles não conseguirem, deixe as peças separadas para que faça a discussão. A comparação entre um quadrado que tenha a mesma área e um que não tenha e outro que não tenha nenhuma relação. Questione: O que podemos concluir em relação à área e perímetro? E a do lado e perímetro? Prepare um áudio com explicação para um fechamento da aula.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.