Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Lado, perímetro e área de um quadrado, uma charada
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Área e Perímetro do quadrado: quem é proporcional?
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elizabeth Bento
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.
Habilidades necessárias
Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas, escrever múltiplos.
Objetivos específicos
Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.
Conceito-chave
Área, perímetro, proporcionalidade, múltiplos.
Recursos necessários
- canetão
- sulfite
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com a classe.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)
Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.
Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.
Discuta com a turma:
- Todo objeto possui área?
- Todo objeto possui perímetro?
- Qual a diferença de área e perímetro?
Material complementar:
Para orientar melhor seus alunos acesse o material completo aqui.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)
Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.
Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.
Discuta com a turma:
- Todo objeto possui área?
- Todo objeto possui perímetro?
- Qual a diferença de área e perímetro?
Material complementar:
Para orientar melhor seus alunos acesse o material completo aqui.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)
Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.
Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.
Discuta com a turma:
- Todo objeto possui área?
- Todo objeto possui perímetro?
- Qual a diferença de área e perímetro?
Material complementar:
Para orientar melhor seus alunos acesse o material completo aqui.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)
Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.
Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.
Discuta com a turma:
- Todo objeto possui área?
- Todo objeto possui perímetro?
- Qual a diferença de área e perímetro?
Material complementar:
Para orientar melhor seus alunos acesse o material completo aqui.
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)
Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.
Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.
Discuta com a turma:
- Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
- Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
- Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)
Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.
Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.
Discuta com a turma:
- Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
- Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
- Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)
Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.
Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.
Discuta com a turma:
- Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
- Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
- Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)
Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.
Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.
Discuta com a turma:
- Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
- Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
- Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)
Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.
Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.
Discuta com a turma:
- Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
- Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
- Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?
Materiais complementares:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).
Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.
Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).
Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.
Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).
Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.
Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).
Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.
Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Conclua a aula com a montagem de um painel, peça para que os alunos anotem em Post-it palavras chaves da aula fixando-as neste mural.
Propósito: Verificar o nível de compreensão do tema abordado na aula.
Raio x
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Distribua a atividade impressa para que os alunos resolvam individualmente.
Propósito: Descobrir os quadrados faltantes observando que o quádruplo é em relação a área e não ao lado do quadrado.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_22GRM04
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, régua, folha ofício, palitos de fósforo ou palito de dente
- Opcionais: Zoom, Meet, WhatsApp
Testando área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=7vyh1i2FNU8
Área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=QGLnIyop0P4
Para este plano foque na etapa Retomada.
Retomada
Você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos como Atividade central da sua aula, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente no slide 2 da aula ou envie com antecedência pelo WhatsApp. Faça o “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. O objetivo dessa atividade está em discutir se em qualquer polígono tem área e perímetro e qual a diferença entre os seus significados. Em seguida, compartilhe o slide 6, para que eles observem as figuras e identifiquem onde está a área e o perímetro de cada uma delas. É importante que fique claro a distinção entre os conceitos.
Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elizabeth Bento
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.
Habilidades necessárias
Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas, escrever múltiplos.
Objetivos específicos
Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.
Conceito-chave
Área, perímetro, proporcionalidade, múltiplos.
Recursos necessários
- canetão
- sulfite