Plano de aula: School Breakfast in the USA

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre I And My Surroundings

Sobre esta aula: Essa é uma aula de leitura que foca principalmente na habilidade de localizar informações num texto, bem como identificar as características de um infográfico. O assunto do texto escolhido é o que se serve no café da manhã escolar nos Estados Unidos. Essa aula não faz parte de uma sequência, embora na mesma unidade tenha outros planos referentes a habilidade leitura.

Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de projetor. Caso essa tecnologia não esteja disponível, a aula poderá ser ministrada utilizando-se o texto impresso. Há também algumas atividades de compreensão disponíveis para impressão. Caso não seja possível imprimi-las, você (professor) poderá copiar as atividades no quadro ou escrevê-las em papel craft ou cartolina antes da aula para economizar tempo durante a aula. Na parte do Context, sugere-se o uso de dicionários bilíngues para pesquisa de vocabulário. Caso esse material não esteja disponível, autorize o uso do celular para essa pesquisa ou coloque-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. Na parte do output, há algumas atividades complementares como sugestão de expandir ainda mais os conteúdos da aula. Verifique as atividades antecipadamente, já que será necessária a preparação de material extra ou acesso a internet.

Context

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Mostre o slide aos alunos e explique que o diagrama (web) acima representa os grupos alimentares (food groups) que podem ser incluídos no café da manhã (breakfast) Diga-lhes que eles irão formar duplas ou grupos de três para preencher um diagrama semelhante. Essa atividade está num documento no seguinte link: Context Activity. Nessa atividade, os alunos encontrarão o digrama e algumas palavras para colarem no quadro apropriado. Caso surjam dúvidas com relação às palavras apresentadas, ofereça aos alunos dicionários (inglês - português) para que eles possam procurar as palavras.