Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING6_07UND02
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2503/school-breakfast-in-the-usa
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- Youtube
- Navegador de internet (Chrome, Safari, Mozilla etc)
Optativas:
- FlipGrid
- Zoom, Hangout
- Google Sheets/Mentimeter
- Padlet
Context
Explique aos alunos que esta é uma continuação da aula anterior. O tema ainda é breakfast, mas agora, o objetivo é encontrar informações em um infográfico sobre cafés da manhã das escolas estadunidenses e listar as características do gênero.
Para ativar os conhecimentos dos alunos, compartilhe com antecedência a atividade de context através de alguma ferramenta de troca de mensagens. Você pode criar um mural no Padlet com os diferentes grupos alimentares e pedir aos alunos que coloquem fotos e nomes de alimentos no grupo correspondente.
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, compartilhe o infográfico, e siga as instruções dos dois slides de input. É importante demorar-se na análise dos textos, e ajudar os alunos a extrair as informações de forma eficiente. Para isso, você pode compartilhar sua tela e ler o texto junto com a turma, fazendo as perguntas nos lugares pertinentes e garantindo que todos tenham seu momento de fala.
Output
Divida a turma em pequenos grupos e compartilhe a atividade do output e peça aos alunos que completem a tarefa. Eles deverão discutir as questões e enviar de volta através de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês.
Para enriquecer ainda mais a aula, você pode continuar explorando o site Choose My Plate. Siga as instruções do slide para que os alunos realizem uma atividade de calcular calorias através dos grupos alimentares.
Para fixar o conteúdo de forma lúdica, compartilhe o jogo do site Healthy Eating, onde os alunos deverão montar uma refeição saudável e balanceada utilizando os grupos alimentares.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer diferentes perguntas que apareceram durante a lesson e receber uma resposta oral dos alunos. Em uma aula assíncrona, você pode fazer a mesma pergunta, como "Which food category does “banana” belong to?", ou dividir a turma em grupos alimentares e pedir que enviem fotos ou desenhos dos alimentos daquele grupo.
Convite às famílias
A criança pode convidar a família a contar o valor nutricional do café da manhã que eles geralmente consomem. Os alunos podem levar este conhecimento para os parentes e, juntos, eles podem criar uma nova dieta e experimentar por uma semana. Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais como o Flipgrid ou o Padlet.