13494
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reconhecer informações específicas sobre pessoas

POR: Michelle de Sousa Bahury 21/11/2018
Código: ING6_02UND08

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Reconhecer informações específicas sobre pessoas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o terceiro de uma sequência de três planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador e internet para que seja projetado o texto do input, que foi extraído da internet.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today, you will read a biography and identify some specific information about the person’s life.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre as imagens desse slide aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e siga as instruções:

  • Mostre as imagens desse slide para a turma. Explore-as e pergunte assim: What do you see on the board? (Os alunos provavelmente vão responder: an old computer and a book. Se nenhum aluno reconhecer a primeira imagem, explique o seu nome. It’s a typewriter) Continue perguntando: What do you think the person is doing on the first situation? (os alunos devem responder writing or working), What action is being represented on the second situation? (os alunos devem responder Writing or reading).
  • Explique para os alunos o sentido da palavra Biography. Faça assim: A book or text about a person’s life is a biography. Bio means life and graphy is related to the written action. So, a story about someone is a biography. Normally famous people have biographies. Continue dialogando com a turma: Do you like to read biographies? (os alunos podem responder Yes! ou No!). Which biographies do you know? (as respostas dos alunos podem variar. Apenas acompanhe suas participações).
  • Volte sua atenção para o slide novamente e peça para os alunos reorganizarem as palavras. Faça assim: Aponte para a primeira imagem e leia a frase “write a Y - T - O - S - R”. Peça para os alunos reescreverem essa palavra. Repita esse mesmo procedimento para a segunda imagem. As respostas devem ser respectivamente “write a story e write a book”. Feito isso, explique a relação dessas frases com biografias. Faça assim: A biography is a story about one’s life. This story can be written in a book. So, it’s possible to write a story and to write a book for biographies.
  • Agora que os alunos já reconhecem o que cada frase significa e a ideia de biografia, peça para os alunos pronunciarem as novas expressões em voz alta. Repita com a turma em forma de coral. Enfatize que as imagens apresentadas são símbolos característicos do ato de escrever.

Tempo sugerido: 19 minutos.

Propósito: Apresentar um texto biográfico sobre um cantor famoso a fim de que os alunos reconheçam informações específicas de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar informações específicas em inglês em textos biográficos sobre um cantor famoso entre os adolescentes a partir de estratégias de leitura. A página de onde foi extraído o material para esse input é: Biography about Ed Sheeran, neste link. Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o texto, tente imprimi-lo.

Orientações: O input dessa aula será um texto narrativo, disponível no link acima, em que há um texto sobre a vida do cantor teen Ed Sheeran. O gênero textual a ser explorado nesse plano é a biografia. A mesma apresenta caráter narrativo não ficcional, pois contam uma história sobre alguém. No suporte de texto disponibilizado é possível perceber que muitas palavras em inglês são de fácil dedução, por conta da popularização de muitos termos em inglês difundidos no Brasil e pelo fato de o cantor em questão ser popular entre os alunos da faixa etária desse plano de aula. Antes de mostrar o blog, contextualize o assunto a ser tratado: We are going to read a text about someone’s life. So, we are going to read a biography. Então, exemplifique essa explicação com a ajuda de um aluno voluntário. For example: If I want to write a story about Pedro´s life, It’s going to be Pedro’s biography. Or if I want to write a book about Amanda´s life, it’s Amanda’s biography. Depois, introduza a leitura da biografia sutilmente a partir dessas perguntas: Who is this text about? (Os alunos devem responder “Ed Sheeran”). Em seguida, questione: What kind of text is this? (os alunos podem responder: It’s a biography), What kind of information can we find in this text? (ajude os alunos a produzirem essa resposta. Inicie assim: Name….e peça que continuem. Eles provavelmente dirão: age, occupation, birthdate, birthplace, hometown, etc). Explore mais o gênero e pergunte: Do you like Ed Sheeran’s songs? (É provável que a maioria responda: Yes!), Which songs do you like the most? (as respostas podem variar: Perfect, Shape of you, Thinking out loud, photograph etc.) Agora introduza o assunto: Today we are going to read about the life of a famous singer (biography). The text is about Ed Sheeran’s biography.

Em seguida, peça para que os alunos reconheçam palavras em inglês que já são comuns em seus cotidianos e que sejam importantes para o entendimento desse gênero textual. Faça assim: February is a month. Do you understand? ( os alunos devem responder: Yes!). Find more words you know from the text. (algumas respostas podem ser: Playing a guitar, live shows, singles, Spotify, iTunes etc). Além dessas palavras, peça para os alunos localizarem as seguintes informações no texto: Name, age, occupation, birthdate, birthplace, hometown. As respostas devem ser respectivamente: Ed Sheeran, 27, singer, February 1991, Halifax, England. Explique para a turma que essas palavras são de fácil entendimento para eles porque já fazem parte de seu conhecimento prévio, reforçado pelo uso das mídias sociais. Após reconhecer algumas dessas palavras de conhecimento prévio apresentadas no texto, peça que os alunos elaborem uma frase simples que responda essa pergunta: What is the text about? (as respostas vão variar, mas devem manter a essência da questão. Uma possibilidade é The text is about Ed Sheeran’s life.) Feito isso, peça para os alunos pronunciarem as palavras listadas por eles em voz alta. Continue explorando o conteúdo do texto assim: Where was the text taken from? (os alunos podem responder: From a site, ou especificar, from Biography), What kind of site is Biography? ( os alunos podem dizer que é sobre a vida de pessoas famosas assim: It’s a site with biographies of famous people). Leia o texto com os alunos mais uma vez. A ideia é verificar se os alunos conseguem reconhecer as palavras em inglês em um contexto específico que narra a vida de pessoas.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Identificar informações específicas em um texto narrativos (a biografia de uma pessoa famosa) e praticar a leitura. Aqui está o link para o texto.

Expectativa: Demonstrar a compreensão da leitura da biografia de Ed Sheeran através de uma atividade de múltipla escolha. A turma deve ser dividida em duplas para que, de maneira alternada, cada componente possa praticar a leitura e verificar qual a melhor resposta para cada questão sobre o texto estudado. Os alunos devem ler o texto e buscar as respostas das perguntas específicas.

Orientações:

  • Divida a turma em duplas. Acesse o link e mostre o texto no quadro presente no slide 4. Contextualize antes de pedir que os alunos leiam o texto. Cada dupla deve ler esse texto silenciosamente e responder as questões que serão perguntadas posteriormente. Aproveite para imprimir este texto a fim de que os alunos possam lê-lo de maneira mais organizada em suas cadeiras e mesas. Se a escola permitir o uso de celulares, os alunos podem acessá-lo diretamente de seus dispositivos.
  • Peça para as duplas lerem o texto antecipadamente, em voz baixa, e tentarem entender as informações principais. Em seguida, peça para que leiam as frases no slide 6 e respondam as questões. Deixe-os trabalhar em duplas e construir os significados a partir das leituras que realizarem. Dê 10 minutos para essa dinâmica.
  • Feito isso, movimente-se pela turma e verifique a produção dos alunos. Reforce suas tentativas assim: Good! Excellent! Enfatize também que não é necessário que entendam todas as palavras. Em seguida peça para que os alunos leiam as frases do slide 6 e peça para que os alunos tenham certeza da escolha que estão fazendo, localizando a informação correta no texto. Cada aluno deve ler as frases completas, de modo alternado. Assim: Um aluno lê a frase 1 lê outro a 2. Feito isso, eles devem discutir qual a melhor resposta a ser escolhida. Essa dinâmica segue até que todas as frases sejam respondidas e discutidas pelas duplas, a fim de praticarem bastante a leitura. Verifique sua habilidade de reconhecer palavras oriundas de conhecimento prévio dos alunos que descrevem a vida de um cantor famoso, a fim de que possam reconhecer as palavras da língua inglesa de maneira mais prática. Dê 10 minutos para essa etapa.
  • Caso necessite ver as respostas da atividade, eis aqui:

WHAT’S THE CORRECT ANSWER?

  • Where was Ed Sheeran born?

( ) London, England ( ) California, The United States ( x ) Halifax, The United Kingdom

2. When was he born?

( x ) On February 1991 ( ) on January 2011 ( ) On June 2014

3. Which movie had a song by him?

( x ) The Hobbit ( ) The Lord of the Rings ( ) Harry Potter

4. When was the song ‘Don’t” hit the Grammy for the song of the year?

( ) in 2015 ( x ) in 2016 ( ) in 2017

5.. In Which Season of The Game of Thrones Ed Sheeran participated?

( ) First ( ) Second ( x ) Seventh

6. Which character did he represented?.

( x ) The Lannister soldier ( ) The Hobbit ( ) The Captain

7. What happened to him on December 7,2017?

( ) He took a hiatus to work on his third studio album

( x ) He was made a member of the Most Excellent Order of the British Empire for his services to music and charity

( ) He got busy recording and playing the local singer/songwriter circuit and quickly released two albums.

Tempo sugerido: Continuação

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que participaram pouco da atividade de leitura não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de reconhecer informações específicas em uma biografia (Ed Sheeran) assim como o uso de palavras pertencentes ao conhecimento prévio dos alunos.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 4 novamente. Peça que um dos alunos pronuncie uma das palavras / sentenças ensinadas no quadro, como: Who is Ed Sheeran? E pergunte para o restante da turma se eles sabem responder essa pergunta: (Eles devem dizer a singer.), Is it a common word? (Eles devem dizer Yes!), continue perguntando sobre as outras palavras. Utilize outras palavras do quadro e chame alunos variados para essa atividade. Administre a quantidade de palavras de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!


Contents

  1. INPUT: Biographical text of a famous singer
  2. OUTPUT: Finding specific information in the text.



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes